Os animais selvagens possuem muitos traços físicos interessantes quando se trata da batalha pela sobrevivência, incluindo a capacidade de usar seus dentes e mandíbulas para predação e autodefesa. De fato, não é lá uma grande surpresa o fato de que as mandíbulas mais fortes da natureza geralmente pertencem a predadores que se sentam confortavelmente no topo da cadeia alimentar.

Por razões óbvias, coletar dados concretos sobre a força de suas mordidas pode ser uma tarefa muito arriscada, mas os pesquisadores usam vários métodos engenhosos, desde a medição direta até a modelagens em softwares específicos para estimar as forças das mordidas dessas criaturas.

Você sabe qual é a força máxima que uma mordida humana pode exercer? Certamente não mais do que 160 libras por polegada quadrada (psi). Embora esse número pareça um valor considerável, já parou para pensar em qual seria o efeito dessa mordida em um animal que tem uma força de mordida 10 ou 20 vezes mais poderosa que um ser humano? Olhando assim, 160 não é um grande número, não é mesmo?

Com isso mente, listamos aqui as mordidas de animais mais poderosas do reino animal. Você vai quer que algumas criaturas ostentam forças incríveis em suas mandíbulas. Confira!

6. Gorila (1300 psi)

quais criaturas possuem as mordidas mais poderosas do reino animal 6

Medindo cerca de 1,73 m de altura e pesando até 160 kg, os gorilas são os maiores de todos os primatas. Apesar do grande tamanho, os gorilas geralmente são gentis e tímidos. Mas além do tamanho grande, os gorilas também têm mandíbulas fortes e caninos longos e afiados. De fato, sua força de mordida é medida em impressionantes 1300 libras por polegada quadrada (psi).

Curiosamente, muita gente se pergunta por que esses animais relativamente gentis precisam de dentes tão fortes e afiados. A resposta está no fato de que os gorilas se alimentam principalmente de materiais vegetais, de modo que, para moer alguns alimentos difíceis, como cascas ou raízes, eles precisam de dentes fortes o suficiente para romper as estruturas fibrosas. Os gorilas também usam seus dentes caninos absurdamente compridos para assustar ameaças externas.

5. Onça-pintada (1350 psi)

quais criaturas possuem as mordidas mais poderosas do reino animal 5

A onça-pintada tem a mordida mais forte que qualquer outro felino, como os leões. Sua força de mordida é calculada em 1350 por polegada quadrada (psi). Para efeito comparativo, isso é quase duas vezes mais poderoso do que a mordida de um tigre. Isso acontece principalmente porque as onças-pintadas têm músculos fortes na região da mandíbula.

Curiosamente, a onça-pintada é um animal geralmente solitário, vivendo e caçando sozinho. Esses animais também são caçadores poderosos e sua lista de dieta inclui muitos outros animais, incluindo jacarés e tartarugas. As onças-pintadas geralmente aproveitam o fato de que a sua mordida é forte o suficiente para perfurar o crânio de sua presa. De fato, elas podem até quebrar o forte casco de uma tartaruga com relativa facilidade.

4. Hipopótamo (1825 psi)

quais criaturas possuem as mordidas mais poderosas do reino animal 4

Com um poder de mastigação de 1825 libras por polegada quadrada (psi), o hipopótamo tem a força de mordida mais forte do que qualquer outro mamífero vivo. A enorme boca dos hipopótamos contém grandes dentes incisivos e caninos, que tornam a mordida desse animal extremamente poderosa. Os hipopótamos costumam usar seus dentes grandes para combater ameaças externas.

Pesando até 1.800 kg, os hipopótamos têm uma aparência atarracada, sem falar no fato de que suas pernas também são curtas, deixando-os com um visual um tanto engraçado. Só que, apesar dessas características físicas hilárias, os hipopótamos podem correr a uma velocidade de 30 km/h, sendo bastante agressivos e totalmente imprevisíveis. De fato, os hipopótamos podem atacar até mesmo quando não são provocados. É exatamente por isso que os hipopótamos são considerados um dos animais mais perigosos da África.

3. Jacaré-americano (2125 psi)

quais criaturas possuem as mordidas mais poderosas do reino animal 3

Medindo 4,6 m de comprimento e pesando até 230 kg, o jacaré-americano é o maior réptil da América do Norte. No entanto, não é o seu tamanho que torna esse animal tão especial, mas a força da sua mordida. Apesentando uma mordida equivalente a 2125 libras por polegada quadrada (psi), os jacarés-americanos podem rasgar as suas presas em pedaços em questão de segundos.

Um jacaré americano totalmente adulto tem entre 75 a 84 dentes, contando com a vantagem de que, se um dente se desgastar, ele será substituído por um novo. Desse modo, um jacaré-americano pode possuir de 2000 a 3000 dentes diferentes durante toda a sua vida! No entanto, embora os jacarés americanos possuam mandíbulas poderosas, os músculos para abri-las são relativamente fracos, o que pode atrapalhar suas caçadas em certas ocasiões.

2. Crocodilo-de-água-salgada (3690 psi)

quais criaturas possuem as mordidas mais poderosas do reino animal 2

Em um experimento realizado pela equipe da National Geographic, a força de mordida do crocodilo-de-água-salgada apresentou a incrível marca de 3960 libras por polegada quadrada (psi), o que o coloca facilmente na segunda posição da nossa lista. Sua boca contém entre 40 a 60 dentes grandes, mas não são eles os principais responsáveis por sua mordida poderosa. Na verdade, são os grandes músculos de fechamento da mandíbula que dão aos crocodilos-de-água-salgada um poder de mordida tão surpreendente.

Vale destacar que o crocodilo-de-água-salgada é o maior réptil do mundo. Um animal adulto dessa espécie pode medir cerca de 5,2 m de comprimento e contar com um peso de mais de 900 kg. Sua dieta geralmente inclui peixes, pássaros, caranguejos, tartarugas, macacos, mas a sua mordida poderosa também auxilia na captura de presas ainda maiores, como búfalos.

1. Crocodilo-do-nilo (5000 psi)

quais criaturas possuem as mordidas mais poderosas do reino animal 1

Acredita-se que a mordida de um crocodilo do Nilo seja equivalente ao incrível número de 5000 libras por polegada quadrada (psi). Nesse caso, o crocodilo do Nilo tem a mordida mais poderosa do que qualquer outra criatura viva do mundo. As suas mandíbulas longas e poderosas são adequadas para agarrar presas. Além disso, os dentes cônicos afiados, juntamente com uma mordida poderosa, faz com que seja praticamente impossível escapar do bote desse animal. Dessa forma, um crocodilo-do-nilo pode abocanhar qualquer coisa que estiver ao seu alcance.

Como se a sua mordida poderosa não fosse suficiente, o crocodilo-do-nilo é também o segundo maior réptil do mundo e não têm predadores naturais. Esses animais geralmente habitam os rios e pântanos da África Subsaariana. Um crocodilo-do-nilo adulto mede cerca de 4,2 m de comprimento e pode pesar até 550 kg, se alimentando principalmente de peixes, zebras, antílopes e pássaros.

Quem diria que certos animais poderiam ter mordidas tão poderosas, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!