A natureza possui uma beleza única e aqui no Brasil temos o privilégio de podermos desfrutar de algumas das mais fantásticas paisagens naturais, tanto que viram pontos turísticos. Embora essa beleza de fato exista, sabemos que nem tudo são flores e que desastres acabam acontecendo.

Nas últimas semanas temos acompanhado em diversos veículos de comunicação uma situação bastante lamentável que está acontecendo nas praias do nordeste. Manchas de óleo estão aparecendo nas praias e a situação tem revoltado não só a população local, como também vários outros brasileiros. Afinal de contas, o que está acontecendo? De onde vem esse óleo? Bom, demos uma pesquisada e vamos explicar tudo agora mesmo.

O que está acontecendo nas praias do Nordeste?

O Começo de Tudo

Os primeiros registros das manchas de óleo surgiram no mês de agosto, mais precisamente no dia 30, elas apareceram na Paraíba , nas praias de Tambaba e Gramame, no município de Conde, e na praia Bela, em Pitimbu. O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) ainda não tinha conhecimento dessas manchas, tanto que inicialmente eles divulgaram que essas manchas apareceram em 2 de setembro nas cidades de Ipojuca e Olinda, em Pernambuco.

Na verdade essas manchas são de petróleo e desde que a situação chegou até o Ibama, já foram recolhidas mais de 600 toneladas desses resíduos das praias do litoral nordestino, o número parece ser grande, mas ele pode ser maior ainda, visto que essas manchas continuam a aparecer praticamente todos os dias.

O que está acontecendo nas praias do Nordeste?

Quem Investiga?

As investigações acontecem sob o comando da Marinha juntamente com o Ibama, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a Polícia Federal, a ANP (Agência Nacional de Petróle) e a Força Aérea Brasileira. Além desses que foram mencionados, alguns governos de estados brasileiros também participam das investigações.

A UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) e a UFBA (Universidade Federal da Bahia) estão colaborando fazendo pesquisas e análises sobre o material coletado nas praias. O Ibama, a Capitania dos Portos, a Marinha e a Petrobras estão juntos preparando um laudo sobre as substâncias.

O que está acontecendo nas praias do Nordeste?

Qual a Origem?

Até o momento em que essa matéria estava sendo escrita, nenhum órgão chegou à conclusão sobre a origem dessas manchas de óleo. A Marinha está fazendo o monitoramento de navios para identificar a origem. No dia 9 desse mês, a Marinha informou que iria notificar 30 navios suspeitos que estavam incluídos na investigação.

Castello Branco, Presidente da Petrobras aponta três hipóteses para a origem desses resíduos, sendo elas: um navio naufragado, um acidente durante a passagem de óleo de um navio para outro e um despejo criminoso. Alguns especialistas acreditam que a contaminação seja de navios petroleiros, que poderiam ter efetuado uma limpeza em tanques e descartado os rejeitos no mar.

O que está acontecendo nas praias do Nordeste?

Segundo um relatório divulgado pela Petrobras no início deste mês, as manchas que estão poluindo as praias são uma mistura de óleos da Venezuela, por outro lado, Barris da empresa Shell foram encontrados com óleo que, segundo análise da Universidade Federal de Sergipe, eram a mesma substância identificada nas praias. A Shell afirmou que seus barris podem ter sido reaproveitados por terceiros, pois os barris são de lubrificantes e ela não faz esse tipo de reaproveitamento de embalagens, nem mesmo transporta barris em rotas transatlânticas.

Por volta das 08:30 de hoje (21/10) o Exército e a Marinha encontraram sacos plásticos na areia da praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. Os sacos que tinham a marca da empresa “Mapa” estavam cheios de óleo bastante parecido com os que estão aparecendo nas praias. Em uma pesquisa descobrimos que essa empresa é uma fabricante de luvas na Malásia, o que não explica muito o motivo de ter sacos de óleo com a marca dela.

O que está acontecendo nas praias do Nordeste?

Como já falamos mais acima, não se sabe ainda a real origem do óleo, porém existem inúmeras possibilidades, o que boa parte das pessoas acreditam é que seja de fato algo criminoso, inclusive alguns moradores das regiões afetadas dizem que acreditam na possibilidade de alguém estar querendo prejudicar o turismo, já que as praias do nordeste são bastante visitadas.

O Que Está Sendo Feito?

Com a enorme quantidade de óleo que está sendo encontrado nas praias, uma verdadeira força tarefa acabou sendo “montada”, moradores locais preocupados com a situação se uniram para limparem as praias, o Exército e a Marinha estão nos locais em que as manchas apareceram para também fazer a remoção delas.

O que está acontecendo nas praias do Nordeste?

Neste domingo (20/10), a Justiça Federal de Pernambuco concedeu uma liminar determinando que o governo federal dê início, em 24 horas, à implementação de uma série de medidas para recolher o óleo. O descumprimento pode acarretar em multa diária de R$ 50 mil e o prazo começa a contar a partir do momento em que o governo federal for notificado.

Já são mais de 187 pontos atingidos  em 77 municípios dos nove estados nordestinos, a situação é bastante preocupante, principalmente pelo fato de estar atingindo a vida marinha da região.

Triste, não acha? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar o post!