Os filmes de terror testemunharam um recente ressurgimento em termos de popularidade, especialmente na última década. Enquanto algumas das franquias mais antigas estão sendo totalmente refeitas e atualizadas, outros filmes de terror originais estão ajudando a redefinir o gênero. No entanto, o que pouca gente sabe é que as tramas do gênero devem boa parte de sua popularidade a algumas das ideias de grandes escritores.

Embora os filmes baseados nas obras de Stephen King sejam bastante populares, nem todo mundo sabe que a cultura pop está repleta de muitos outros filmes de terror que foram baseados em livros. Para homenagear algumas dessas ótimas histórias de terror, listamos aqui sete filmes de terror que você provavelmente ainda não havia percebido que foram baseados em livros. Confira!

7. Deixa Ela Entrar (2008)

filmes de terror que voce nao sabia que foram baseados em livros 7

Esta história de vampiros do autor John Ajvide Lindqvist foi um best-seller na Suécia. No entanto, muitos fãs de terror só se interessaram pela trama quando ela foi adaptada para um filme igualmente assustador. O enredo de “Deixa Ela Entrar” segue Oskar, um garoto sueco que faz amizade com Eli, uma criança vampira e seu zelador, enquanto se estabelecem em uma tranquila cidade sueca.

Embora o filme tenha mudado alguns dos pontos mais controversos da trama, incluindo questões como pedofilia, a adaptação é, de certa forma, ainda mais sinistra. Ele cria uma atmosfera arrepiante através das florestas cobertas de folhas secas e dos rostos pálidos dos personagens, que contrastam fortemente com a morte sangrenta que a jovem Eli causa quando a fome toma conta.

6. Psicose (1960)

filmes de terror que voce nao sabia que foram baseados em livros 6

Apesar de ser um dos filmes mais famosos do mestre do suspense Alfred Hitchcock, muitos ainda não estão familiarizados com o fato de “Psicose” ter sido lançado originalmente como um romance. Além disso, outro detalhe que chama a atenção é o fato de que o livro de Robert Bloch realmente foi baseado em uma história verdadeira.

Consequentemente, saber que o filme foi inspirado em eventos reais adiciona uma camada extra de terror a ele. Além disso, saber que foi baseado em um livro faz com que as pessoas se perguntem sobre o quão horripilante pode ser o material extra. Embora o filme e o livro não atendam aos mesmos padrões dos filmes de terror modernos, eles ainda conseguem manter facilmente o suspense e o clima de estranheza que sempre os tornaram tão bons.

5. Tubarão (1975)

filmes de terror que voce nao sabia que foram baseados em livros 5

Um verdadeiro clássico de Steven Spielberg, o filme “Tubarão” abriu novos caminhos para o gênero do terror após o seu lançamento nos cinemas. De fato, até os dias de hoje, ele continua sendo um dos filmes mais elogiados de Spielberg. No entanto, poucas pessoas sabem que “Tubarão” foi, na verdade, baseado em um livro.

Sob o mesmo título original do filme, “Jaws”, o autor Peter Benchley publicou a sua obra no ano de 1974. Consequentemente, isso significa que, em menos de um ano, a adaptação do livro de Benchley para as telonas já havia sido iniciada.

4. Ecos do Além (1999)

filmes de terror que voce nao sabia que foram baseados em livros 4

Em 1958, o popular escritor de contos de suspense e terror Richard Matheson lançou “A Stir of Echoes”, uma história aterrorizante sobre um homem que repentinamente desenvolve poderes psíquicos e acaba sendo  posteriormente assombrado, tanto pelos segredos que os pensamentos de seus amigos revelam quanto por mensagens do além.

Mais de 40 anos depois, o livro foi adaptado como um filme estrelado por Kevin Bacon. A versão cinematográfica da história se desvia de muitas questões abordadas no conto original, tanto as sequências surreais de sonhos até os momentos inquietantes em que o protagonista se depara com uma dimensão sobrenatural conseguem promover grandes sustos.

3. O Mistério de Candyman (1992)

filmes de terror que voce nao sabia que foram baseados em livros 3

Até o momento, “O Mistério de Candyman” (1992) é um dos filmes mais recentes a receber o tratamento de remake, com a nova produção prevista para ser lançada no próximo ano. O filme original, estrelado por Virginia Madsen, Vanessa Williams e Tony Todd, continua sendo um dos clássicos de terror mais amados até hoje. No entanto, o que pouca gente sabe sobre o filme é que ele foi baseado em um conto do escritor inglês Clive Barker.

Através da coleção de contos de ficção e horror “Livros de Sangue”, o personagem Candyman foi introduzido pela primeira vez, posteriormente inspirando uma versão live action. Embora as histórias sejam diferentes nas diferentes ramificações da franquia, o apelo ao Candyman permanece consistente, deixando os fãs animados com o que está por vir.

2. Psicopata Americano (2000)

filmes de terror que voce nao sabia que foram baseados em livros 2

Christian Bale foi o responsável por dar vida ao personagem Patrick Bateman no filme “Psicopata Americano”, lançado em 2000 com a direção de Mary Harron. “Psicopata Americano” não só é elogiado ate hoje por suas contribuições ao gênero do terror, mas também por sua ótima abordagem sobre as características psicológicas do personagem principal. No entanto, o que pouca gente sabe é que muitos desses elementos foram retirados diretamente de um livro do escritor Bret Easton Ellis.

A narrativa de Ellis não é apenas incrivelmente sombria, mas ele também faz um trabalho fenomenal ao criar um personagem singular e interessante que age de uma forma que faz sentido, apesar de se tratar de um psicopata de mentalidade obscura  . Por isso, também faz sentido o fato de que tanto filme quanto o livro recebam grandes elogios até os dias de hoje.

1. O Chamado (2002)

filmes de terror que voce nao sabia que foram baseados em livros 1

Muitos dos fãs do filme “O Chamado” já sabem que ele foi baseado no filme japonês “Ringu”, lançado no ano de 1998. No entanto, o que muita gente ainda desconhece é que a própria versão japonesa do filme foi baseada em uma série de histórias da trilogia “Ring”, do escritor japonês Koji Suzuki.

Desse modo, os fãs da versão americana podem se alegrar, pois há várias outras interpretações da mesma história oferecendo algumas pequenas variações ao enredo do que é considerado um dos melhores filmes de terror dos tempos modernos. Além disso, a história original foi traduzida para o inglês, tornando-a mais acessível a qualquer fã do filme, assim como qualquer fã de terror em geral.

E você, já conferiu algum dos filmes listados? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!