Curiosidades

5 festivais inusitados realizados pelo mundo no mês de outubro

Todos nós já vimos muitos festivais sendo realizados por aí, cada um deles com seus costumes e rituais seguidos por pessoas de vários países e culturas diferentes. De fato, uma mistura de fatores que inclui milhares de anos de existência humana, vida em sociedade, crenças variadas e muitas superstições, acabou dando origem a festivais incrivelmente inusitados.

Pensando nisso, nós resolvemos reunir neste artigo alguns dos festivais mais curiosos que são comemorados no mês de outubro. Você vai ver que o décimo mês do calendário gregoriano agrega eventos bem mais inusitados do que o Halloween. Confira!

5. Dussehra

Dussehra, também conhecido como Vijayadashami, é um dos festivais mais importantes celebrados de várias formas em países como Índia, Nepal e Bangladesh. A palavra “Dussehra” é derivada do sânscrito “Dasha-hara”, que significa “removedor do mau destino”, que por sua vez tem raízes com a história do assassinato do demônio Ravana pelo Supremo Senhor Rama.

Durante os dias de festividades, muitas peças e encenações baseadas nas histórias da tradição hindu são realizadas. Também há feiras ao ar livre e grandes desfiles com efígies de Ravana. Atores vestidos como Rama, Sita e o irmão de Rama, Lakshmana, recriam os momentos finais da batalha para libertar Sita de Ravana. Durante as apresentações, a multidão presente costuma aplaudir quando grandes bonecos explodem com fogos de artifício e chamas.

4. Diwali

O Diwali, conhecido popularmente como “festival das luzes”, é o mais conhecido dos festivais hindus. O nome “Diwali” é uma contração de “Deepavali”, que se traduz como “fileira de lâmpadas”. Basicamente, o Diwali envolve a iluminação de pequenas lâmpadas de barro cheias de óleo para representar o triunfo do bem sobre o mal.

Essas lâmpadas são mantidas acesas durante a noite para fazer com que a deusa Lakshmi, a deusa da riqueza, se sinta bem-vinda. O festival é comemorado através de fogos de artifício festivos, luzes, flores, compartilhamento de doces e adoração. O festival de Diwali se estende por cinco dias e, devido às luzes, fogos de artifício e doces envolvidos, tornou-se um dos festivais mais aguardados entre as crianças.

Diwali significa muitas coisas diferentes para as pessoas em todo o país. No norte da Índia, Diwali comemora o regresso a casa de Rama, que é seu retorno a Ayodhya após a derrota de Ravana e sua coroação como rei. Já em Gujarat, o festival homenageia Lakshmi, a deusa da riqueza. Mas independente dos homenageados, o fato é que, em todos os lugares, esse festival significa a renovação da vida e, portanto, é comum ver pessoas usando roupas novas nos dias de festividades.

3. Tübingen Duck Race

Desde 1999, mais de 7 mil patos de borracha na cor amarela são soltos anualmente no mês de outubro no rio Neckar, que percorre um roteiro histórico perto da cidade de Stuttgart, na Alemanha. A competição começa ao meio-dia e qualquer pessoa com pelo menos um pato de borracha pode participar. O mais curioso é que, caso você acabe esquecendo o pato na banheira da sua casa, ainda é possível comprar ou alugar alguns desses patinhos borrachudos antes da corrida.

Os espectadores do evento costumam colocar seus nomes e números de inscrição nos patos, soltá-los na água e correr ao longo da margem do rio enquanto a massa de borrachas amarelas sobe e desce no trecho designado ao longo do Neckar. Um pequeno peso de metal costuma ser anexado à parte de baixo de cada pato para que eles não tombem no caminho. Vale destacar que a corrida de patos de Alleenbrücke a Neckarbrücke é levada muito a sério pela população local, até porque há prêmios de € 10.000 a serem ganhos.

2. Feira de camelos de Pushkar

Essa feira de camelos é realizada todos os anos na cidade de Pushkar, no estado de Rajasthan, na Índia. A feira atrai centenas de pecuaristas que compram e vendem milhares de camelos nesse local a cada ano. Curiosamente, os camelos costumam ser decorados com peças coloridas de roupas para uma melhor negociação, sem falar que também existem disputas de corridas e até desfiles de beleza entre esses animais.

De fato, essa é uma das maiores feiras de camelos do mundo, de modo que além da compra e venda de animais, tornou-se uma importante atração turística com suas competições bizarras. Nos últimos anos, a feira também incluiu uma partida de críquete de exibição entre o clube local de Pushkar e uma equipe de turistas estrangeiros aleatórios. Ou seja, até mesmo aqueles que não têm interesse alguém em adquirir um camelo podem se divertir.

1. Festival Vegetariano de Phuket

O Festival Vegetariano de Phuket é um evento colorido e repleto de características bastante bizarras, sendo realizado durante um período de nove dias no mês de outubro. Basicamente, ele serve para celebrar a crença da comunidade asiática de que a abstinência de carne e de vários estimulantes durante o nono mês lunar do calendário chinês pode ajudá-los a obter boa saúde e paz de espírito.

Embora as origens do festival não sejam claras, acredita-se que o festival passou a ser realizado em Phuket, na Tailândia, por um grupo de ópera chinesa que adoeceu enquanto se apresentava na ilha. Na ocasião, eles decidiram seguir uma dieta vegetariana rigorosa para garantir a purificação da mente e do corpo. Para surpresa de todos, o grupo de ópera se recuperou completamente e desde então o povo local passou a celebrar um festival destinado a honrar os deuses e a expressar a felicidade do povo.

Um dos aspectos mais bizarros do festival são as várias cerimônias que são realizadas para invocar os deuses. As práticas incluem caminhadas sobre o fogo, colocação de piercings no corpo e outros atos de mortificação pessoal realizados por participantes que atuam como médiuns. Alguns também perfuram suas bochechas com vários itens, incluindo espadas, facas, espetos e outros itens domésticos.

Muitos nativos acreditam que os deuses chineses são capazes de proteger essas pessoas de danos, mas isso nem sempre é o caso. Na edição de 2011, cerca de 74 pessoas ficaram feridas e houve o relato de uma morte. As lesões geralmente ocorrem pelo uso indiscriminado de fogos de artifício, portanto, tome cuidado com essa armadilha e fique longe desse objeto ensurdecedor caso deseje visitar algum festival similar por aí.

Qual dos festivais listados aqui você achou o mais curioso? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leave a Comment

Matérias Recentes

As 7 tradições de casamento mais estranhas da história

Ao longo da história, várias culturas ao redor do mundo têm praticado tradições de casamento…

17 horas atrás

Malcolm X: a vida do homem que moldou os movimentos pelo poder Negro

Malcolm X foi um dos mais influentes líderes do movimento pelos direitos civis nos Estados…

2 dias atrás

Quais são as cores da Páscoa e o que elas significam?

As cores tradicionais da Páscoa são o branco, o roxo, o verde e o dourado,…

3 dias atrás

A origem surpreendente de 6 formatos famosos de macarrão

Os formatos de macarrão têm uma história fascinante e diversificada, com muitos deles tendo origens…

4 dias atrás

8 itens icônicos que comemoram 50 anos em 2024

Em 2024, haverá vários itens icônicos completando 50 anos desde sua criação. Aqui estão oito…

6 dias atrás

Lovelock: a caverna que teria sido lar de seres gigantes ruivos e canibais

Parece que você está se referindo à teoria proposta pelo cientista James Lovelock, o criador…

7 dias atrás