Todos nós já vimos muitos festivais sendo realizados por aí, cada um deles com seus costumes e rituais seguidos por pessoas de vários países e culturas diferentes. De fato, uma mistura de fatores que inclui milhares de anos de existência humana, vida em sociedade, crenças variadas e muitas superstições, acabou dando origem a festivais incrivelmente inusitados.

Pensando nisso, nós resolvemos reunir neste artigo alguns dos festivais mais curiosos que são comemorados no mês de outubro. Você vai ver que o décimo mês do calendário gregoriano agrega eventos bem mais inusitados do que o Halloween. Confira!

5. Dussehra

festivais inusitados realizados pelo mundo no mes de outubro 5

Dussehra, também conhecido como Vijayadashami, é um dos festivais mais importantes celebrados de várias formas em países como Índia, Nepal e Bangladesh. A palavra “Dussehra” é derivada do sânscrito “Dasha-hara”, que significa “removedor do mau destino”, que por sua vez tem raízes com a história do assassinato do demônio Ravana pelo Supremo Senhor Rama.

Durante os dias de festividades, muitas peças e encenações baseadas nas histórias da tradição hindu são realizadas. Também há feiras ao ar livre e grandes desfiles com efígies de Ravana. Atores vestidos como Rama, Sita e o irmão de Rama, Lakshmana, recriam os momentos finais da batalha para libertar Sita de Ravana. Durante as apresentações, a multidão presente costuma aplaudir quando grandes bonecos explodem com fogos de artifício e chamas.

4. Diwali

festivais inusitados realizados pelo mundo no mes de outubro 4

O Diwali, conhecido popularmente como “festival das luzes”, é o mais conhecido dos festivais hindus. O nome “Diwali” é uma contração de “Deepavali”, que se traduz como “fileira de lâmpadas”. Basicamente, o Diwali envolve a iluminação de pequenas lâmpadas de barro cheias de óleo para representar o triunfo do bem sobre o mal.

Essas lâmpadas são mantidas acesas durante a noite para fazer com que a deusa Lakshmi, a deusa da riqueza, se sinta bem-vinda. O festival é comemorado através de fogos de artifício festivos, luzes, flores, compartilhamento de doces e adoração. O festival de Diwali se estende por cinco dias e, devido às luzes, fogos de artifício e doces envolvidos, tornou-se um dos festivais mais aguardados entre as crianças.

Diwali significa muitas coisas diferentes para as pessoas em todo o país. No norte da Índia, Diwali comemora o regresso a casa de Rama, que é seu retorno a Ayodhya após a derrota de Ravana e sua coroação como rei. Já em Gujarat, o festival homenageia Lakshmi, a deusa da riqueza. Mas independente dos homenageados, o fato é que, em todos os lugares, esse festival significa a renovação da vida e, portanto, é comum ver pessoas usando roupas novas nos dias de festividades.

3. Tübingen Duck Race

festivais inusitados realizados pelo mundo no mes de outubro 3

Desde 1999, mais de 7 mil patos de borracha na cor amarela são soltos anualmente no mês de outubro no rio Neckar, que percorre um roteiro histórico perto da cidade de Stuttgart, na Alemanha. A competição começa ao meio-dia e qualquer pessoa com pelo menos um pato de borracha pode participar. O mais curioso é que, caso você acabe esquecendo o pato na banheira da sua casa, ainda é possível comprar ou alugar alguns desses patinhos borrachudos antes da corrida.

Os espectadores do evento costumam colocar seus nomes e números de inscrição nos patos, soltá-los na água e correr ao longo da margem do rio enquanto a massa de borrachas amarelas sobe e desce no trecho designado ao longo do Neckar. Um pequeno peso de metal costuma ser anexado à parte de baixo de cada pato para que eles não tombem no caminho. Vale destacar que a corrida de patos de Alleenbrücke a Neckarbrücke é levada muito a sério pela população local, até porque há prêmios de € 10.000 a serem ganhos.

2. Feira de camelos de Pushkar

festivais inusitados realizados pelo mundo no mes de outubro 2

Essa feira de camelos é realizada todos os anos na cidade de Pushkar, no estado de Rajasthan, na Índia. A feira atrai centenas de pecuaristas que compram e vendem milhares de camelos nesse local a cada ano. Curiosamente, os camelos costumam ser decorados com peças coloridas de roupas para uma melhor negociação, sem falar que também existem disputas de corridas e até desfiles de beleza entre esses animais.

De fato, essa é uma das maiores feiras de camelos do mundo, de modo que além da compra e venda de animais, tornou-se uma importante atração turística com suas competições bizarras. Nos últimos anos, a feira também incluiu uma partida de críquete de exibição entre o clube local de Pushkar e uma equipe de turistas estrangeiros aleatórios. Ou seja, até mesmo aqueles que não têm interesse alguém em adquirir um camelo podem se divertir.

1. Festival Vegetariano de Phuket

festivais inusitados realizados pelo mundo no mes de outubro 1

O Festival Vegetariano de Phuket é um evento colorido e repleto de características bastante bizarras, sendo realizado durante um período de nove dias no mês de outubro. Basicamente, ele serve para celebrar a crença da comunidade asiática de que a abstinência de carne e de vários estimulantes durante o nono mês lunar do calendário chinês pode ajudá-los a obter boa saúde e paz de espírito.

Embora as origens do festival não sejam claras, acredita-se que o festival passou a ser realizado em Phuket, na Tailândia, por um grupo de ópera chinesa que adoeceu enquanto se apresentava na ilha. Na ocasião, eles decidiram seguir uma dieta vegetariana rigorosa para garantir a purificação da mente e do corpo. Para surpresa de todos, o grupo de ópera se recuperou completamente e desde então o povo local passou a celebrar um festival destinado a honrar os deuses e a expressar a felicidade do povo.

Um dos aspectos mais bizarros do festival são as várias cerimônias que são realizadas para invocar os deuses. As práticas incluem caminhadas sobre o fogo, colocação de piercings no corpo e outros atos de mortificação pessoal realizados por participantes que atuam como médiuns. Alguns também perfuram suas bochechas com vários itens, incluindo espadas, facas, espetos e outros itens domésticos.

Muitos nativos acreditam que os deuses chineses são capazes de proteger essas pessoas de danos, mas isso nem sempre é o caso. Na edição de 2011, cerca de 74 pessoas ficaram feridas e houve o relato de uma morte. As lesões geralmente ocorrem pelo uso indiscriminado de fogos de artifício, portanto, tome cuidado com essa armadilha e fique longe desse objeto ensurdecedor caso deseje visitar algum festival similar por aí.

Qual dos festivais listados aqui você achou o mais curioso? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!