O Monstro do Lago Ness é uma das lendas mais populares do mundo. Proveniente do folclore escocês, o “Nessie”, como os nativos da Escócia apelidaram a criatura, é supostamente um grande monstro aquático com um pescoço longo que geralmente aparece sobre as águas. Por outro lado, os cientistas acreditam que o Monstro do Lago Ness é simplesmente uma construção da cultura popular.

Por se tratar de uma história bastante difundida, existem várias versões do Monstro do Lago Ness, sendo que em algumas culturas ele pode ser conhecido como Champ ou Ogopogo. Consequentemente, isso abre espaço para o surgimento de alguns fatos que muita gente desconhece sobre o Nessie. Pensando nisso, listamos aqui sete fatos curiosos que você provavelmente não sabia sobre essa suposta criatura.

7. Os rumores sobre a existência do Monstro do Lago Ness são milenares

coisas que voce nao sabia sobre o monstro do lago ness 7

Rumores, mitos, conspirações e lendas em torno do popular Monstro do Lago Ness existem há mais de mil anos. Embora a famosa fotografia que supostamente mostra essa criatura tenha surgido em 1934 e seja amplamente considerada como um dos “primeiros” avistamentos do Nessie, esse não foi exatamente o início da lenda.

Na biografia do missionário São Columba, havia o relato de uma certa conexão entre grandes animais e monstros aquáticos, como cavalos-marinhos e kelpies. Além disso, alguns povos antigos acreditavam que essas criaturas atrairiam as crianças para a água e as afogariam. Em 565 d.C., foi relatado que Columba parou na costa do Lago Ness e viu um homem prestes a ser atacado por uma fera que saía das águas, o que pode ter contribuído para a popularização do monstro.

6. A cada mês, mais de 200 mil pessoas pesquisam pelo monstro no Google

coisas que voce nao sabia sobre o monstro do lago ness 6

Se você ainda tem alguma dúvida sobre a popularidade da lenda do Monstro do Lago Ness, saiba que mais de 200 mil pessoas pesquisam no Google alguma informação sobre essa criatura todos os meses.

Vale destacar que esse número ainda não representa toda a popularidade do monstro, pois não leva em conta todas as pessoas que simplesmente visitam certos locais em busca da criatura ou aquelas que visitam bibliotecas para conduzir suas próprias pesquisas sobre Nessie. O que podemos concluir é que as pessoas realmente parecem adorar a ideia de sua existência, algo que também acontece com o Pé Grande, por exemplo.

5. O King Kong pode ter sido um dos grandes responsáveis pela popularização do mito

coisas que voce nao sabia sobre o monstro do lago ness 5

Apesar dos rumores do Monstro do Lago Ness remontarem a mais de mil anos, eles ganharam uma maior popularidade e notoriedade nos anos 1900. Curiosamente, um dos principais motivos para isso pode ter sido o King Kong. Isso ficou mais evidente quando o site americano Vox fez um artigo intrigante sobre o Monstro do Lago Ness ao se aprofundar em algumas das razões pelas quais as pessoas são tão fascinadas por esse ser.

Em resumo, o primeiro filme do King Kong, que foi lançado em 1933, apresentava várias criaturas pré-históricas. Além disso, logo após a estreia do filme, surgiu a infame “foto de Lago Ness”, em 1934. Ou seja, ao que parece, a disseminação da lenda pode estar altamente ligada ao fato de que as pessoas foram bastante influenciadas pelo que viam na cultura popular.

4. Alguns acreditam que o monstro pode ter sido, na verdade, um plesiossauro

coisas que voce nao sabia sobre o monstro do lago ness 4

Quando as pessoas falam sobre o Monstro do Lago Ness, elas costumam se referir a ele como uma grande criatura com pescoço serpentino que percorre a superfície das águas com suas quatro nadadeiras. O mais intrigante é que essa descrição soa estranhamente parecida com as características físicas de uma criatura que existia eras atrás e que era conhecida como plesiossauro.

Se formos analisar as lendas folclóricas mais famosas, veremos que a maioria dos monstros sempre apresenta alguma semelhança com algo que já existe. Geralmente, mesmo na ficção, os monstros assumem características semelhantes aos animais reais. Portanto, não é de surpreender que Monstro do Lago Ness também possa fazer parte desse grupo.

3. O Lago Ness gera uma renda milionária ao governo escocês através do turismo

coisas que voce nao sabia sobre o monstro do lago ness 3

Independentemente de como as pessoas se sentem sobre se o monstro do Lago Ness é real ou não, uma coisa é certa: a natureza da existência dessa lenda é uma verdadeira benção para o turismo e economia da Escócia.

Estima-se que essa lenda renda milhões de dólares ao governo escocês todos os anos pelo fato de que muitos turistas visitam o Lago Ness apenas para ver se conseguem avistar a tal criatura mística. Devido à popularidade dessa tradição, a Escócia orgulha-se de sua lenda, tanto é que existem pontos turísticos divertidos na região que homenageiam Nessie.

2. Algumas pessoas dizem ter visto o monstro no Google Earth

coisas que voce nao sabia sobre o monstro do lago ness 2

Você sabe como a maioria das pessoas faz para ver Nessie atualmente? Eles passam horas examinando o Google Earth em busca de possíveis imagens de satélite da criatura! De fato, você pode encontrar inúmeras imagens estáticas e capturas de tela em toda a Internet que servem como supostos avistamentos do Monstro do Lago Ness.

Curiosamente, essa é uma boa maneira de ficar atento ao monstro mítico sem precisar sair do conforto da sua própria casa. Obviamente, nem todo mundo pode partir para a Escócia a qualquer momento, então se você quiser continuar fazendo parte da diversão, considere visitar o Google Earth em algum momento. Você nunca sabe o que pode encontrar por lá!

1. Uma grande operação já foi realizada para tentar localizar o monstro

coisas que voce nao sabia sobre o monstro do lago ness 1

Se você acha que o Monstro do Lago Ness é algo que intriga apenas as pessoas mais fantasiosas da Internet, saiba que você está redondamente enganado. Por incrível que pareça, houve uma busca incrivelmente profunda e intensa pela criatura que ficou conhecida como Operation Deepscan. As pessoas envolvidas no projeto usaram uma tecnologia de sonar para explorar a área do Lago Ness em busca de análises mais técnicas da área.

Estima-se que a operação tenha custado cerca de um milhão de dólares no total. Embora nenhuma evidência definitiva tenha sido encontrada, foi documentado que eles encontraram vários sinais sonoros que identificaram algo maior que um tubarão, mas menor que uma baleia. No entanto, qual criatura estaria por trás disso ainda permanece sendo um mistério.

O Monstro do Lago Ness é uma lenda aparentemente imortal, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!