No mundo corporativo, é difícil para algumas empresas resistir ao desgaste do tempo. Embora até existam alguns empreendimentos globais muito bem equipados e capazes de enfrentar uma variedade de problemas, o fato é que para outros, basta uma crise econômica para que eles subitamente optem por fechar as portas.

De fato, isso é algo que vemos o tempo todo com os varejistas, mas não é algo que geralmente associamos às montadoras de carros. Independentemente de todos os fabricantes ainda disponíveis no mercado, o fato é que podemos perceber que algumas montadoras de automóveis notáveis acabaram encerrando suas atividades ao longo dos anos.

Infelizmente, o desaparecimento de certas montadoras de carros é algo que ocorre em todo o mundo e que pode ser rastreado ao longo de toda a história. Para compreender melhor esse assunto, junte-se a nós enquanto analisamos algumas das montadoras de carros que você provavelmente não sabia que não existem mais. Algumas delas eram relativamente pequenas, enquanto outras eram conhecidas mundialmente, mas a verdade é que todas elas deixaram algum legado na história do mundo automotivo.

5. Mercury

montadoras de carros que voce nao sabia que ja encerraram suas atividades 5

Fundada em 1938 pela Ford Motor Company para preencher a lacuna entre os carros produzidos pela Ford e pela Lincoln, a Mercury era uma fabricante de veículos que nasceu com o objetivo de fornecer carros premium a um preço acessível no mercado americano. A empresa era uma concorrente ferrenha de marcas como Buick e Oldsmobile. No entanto, a marca foi descontinuada em 2011 depois que a Ford Motor Company anunciou que queria reorientar seus esforços de engenharia e marketing para as marcas Ford e Lincoln.

O modelo mais bem sucedido da Mercury foi o Cougar. Produzido entre 1967 a 1973, o carro foi concebido como um carro focado no “luxo pessoal”, embora tenha inspirado uma versão com detalhes que lembravam um compacto esportivo entre 1999 a 2002. As oito gerações produzidas durante esses períodos eram todas equipadas com uma variedade de motores V8, o que promovia um excelente desempenho nas estradas.

4. Oldsmobile

montadoras de carros que voce nao sabia que ja encerraram suas atividades 4

Aqui está o exemplo perfeito de uma marca super popular que se manteve firme nos anos 90 em várias partes do mundo, mas que não conseguiu ganhar força depois da virada do século. A Oldsmobile começou a funcionar em 1897 e fechou as portas em 2004, o que chega a ser algo um tanto comovente o ato de ver uma fabricante de automóveis de 121 anos abandonar as suas operações. Em meados de 2003, a General Motors, que detinha os direitos da Oldsmobile, já dava a entender que não sabia o que fazer para tentar reerguer a popularidade da montadora.

Muita gente acredita que o declínio da empresa estava ligado ao fato de que muitos dos veículos da empresa pareciam bem velhos. Na prática, não havia muita inovação ocorrendo na companhia e parecia que a marca simplesmente não conseguiu acompanhar as demandas modernas do design de veículos. No entanto, seja qual for o motivo que levou a empresa a um fim melancólico, o que podemos ter certeza é que os proprietários dos antigos carro da Oldsmobile sempre lembrarão da empresa com muito carinho.

3. Plymouth

montadoras de carros que voce nao sabia que ja encerraram suas atividades 3

Aqui está um fato curioso que também serve como um lembrete de que todos estamos envelhecendo: embora seja bastante comentada no mundo automotivo até hoje, a Plymouth está extinta desde 2001. Isso significa que haverá certos adultos no futuro que não terão a menor ideia do que a Plymouth representou na indústria automobilística, o que é chocante se considerarmos que a empresa existia há 90 anos. Para quem não sabe, essa marca em particular era de propriedade da Chrysler e era focada principalmente na fabricação de sedãs, cupês e vans.

Inicialmente, ela entrou no mercado como uma marca de carros de baixo custo, tentando bater de frente com os carros da Chevrolet e da Ford. Embora a Plymouth tenha tido bastante sucesso em vários países em meados dos anos 70, a empresa acabou perdendo muito da sua identidade com o passar dos anos, o que juntamente com as constantes crises da montadora acabou selando o seu fim no início deste século.

2. Hummer

montadoras de carros que voce nao sabia que ja encerraram suas atividades 2

Quando entraram em cena pela primeira vez em janeiro de 1992, os carros da Hummer eram incrivelmente procurados por uma variedade de fanáticos por automóveis. De certo modo, havia algo tão impressionante e atraente nas carrocerias robustas e no design militar da linha de produção da Hummer que conseguiam deixar muitos adultos babando nas concessionárias mundo afora. No entanto, quando a crise de 2008 estourou, a Hummer (que já apresentava problemas financeiros) sentiu um forte golpe nos números de suas vendas.

Em 1 de junho de 2009, como parte do anúncio do processo de reestruturação da General Motors, a empresa revelou que a marca Hummer seria descontinuada. Alguns analistas também apontam que os custos excessivamente altos dos carros no varejo, a falta de interesse do mercado e a própria mudança na percepção do público em relação à Hummer, também foram fatores cruciais que culminaram no encerramento das atividades da marca.

1. Pontiac

montadoras de carros que voce nao sabia que ja encerraram suas atividades 1

A Pontiac era uma montadora que parecia abraçar as mudanças conceituais dos veículos no início dos anos 2000. A empresa produzia uma variedade de automóveis de primeira linha desde 1926, incluindo o Pontiac GTO, um carro tão popular que marcou gerações entre o final da década de 1960 e o início da década de 1970. Muitos fãs de carros lembravam o nome Pontiac justamente por esse motivo, mas o fato é que a empresa acabaria entrando em uma bancarrota da qual nunca foi capaz de sair.

Já em meados dos anos 80 e 90, os modelos da Pontiac acabaram perdendo sua identidade aos poucos, passando a serem substituídos por modelos poucos atraentes, muitos deles já usados pela General Motors. A crise de 2008, que afetou diretamente o conglomerado de montadoras da General Motors, serviu apenas como uma justificativa para o seu fim, que foi anunciado oficialmente no dia 27 de abril de 2009, durante o anúncio do plano de reestruturação do grupo General Motors.

E você, já conhecia todas as montadoras de carros listadas aqui? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!