Conforme o tempo vai passando, o cinema vai cativando mais e mais pessoas com produções cada vez mais bem elaboradas que desfrutam de efeitos muitas vezes incríveis. O cinema continua surpreendendo ainda nos dias atuais, isso porque várias técnicas continuam sendo criadas.

Hoje o The Hollywood Reporter divulgou que o ator James Dean integrará o elenco de um novo filme no próximo ano, seria algo até normal se não fosse pelo fato de que o ator morreu em 1955  aos 24 anos de idade. Iremos agora relembrar um pouco da carreira de Dean e entender mais sobre essa notícia.

James Dean voltará ao cinema 65 anos após a sua morte

Quem Foi?

James Byron Dean nasceu em um apartamento do condomínio Seven Gables localizado em Marion, Indiana no dia 8 de fevereiro de 1931, ele era filho único do casal Winton Dean e Mildred Marie Wilson. Ainda pequeno, Dean se mudou com sua família para Santa Mônica onde foi matriculado em uma escola pública, mas depois foi transferido para a Escola Primária McKinley.

Dean era muito próximo à sua mãe, porém quando ele tinha apenas 9 anos, ela morreu de câncer uterino. Sentindo-se incapaz de criar o garoto, o pai de Dean o enviou para morar com seus tios em uma fazenda localizada em Fairmount.

James Dean voltará ao cinema 65 anos após a sua morte

Em 1949, Dean voltou a morar com o seu pai que agora já era casado com outra mulher, no mesmo ano ele se matriculo na Faculdade de Santa Mônica, onde se formou no curso preparatório para a faculdade de Direito, logo depois ele se transferiu para a Universidade da Califórnia, lá ele estudou por um semestre e depois mudou o seu curso para Drama e por conta disso o seu pai acabou se afastando dele.

Início de Carreira

Em 1951, o jovem Dean abandonou os seus estudos para ir atrás da sua carreira de ator. Sua primeira aparição na TV foi no comercial da Pepsi, ainda em 1951, Dean conseguiu o seu primeiro papel com fala em um especial televisivo de páscoa chamado “Colina Número Um”, onde ele interpretava o discípulo de Jesus, João.

James Dean voltará ao cinema 65 anos após a sua morte

Dean conseguiu três papéis pequenos no cinema, sendo eles: um soldado, em “Baionetas Caladas” (1951), um treinador de boxe, em “Sailor Beware(1952) e um jovem, em “Has Anybody Seen My Gal?” (1952). O grande sonho de Dean era poder estar em uma produção de Hollywood, enquanto lutava para conseguir realizar o seu sonho, ele trabalhou como guarda de estacionamento na CBS Studios.

Em 1953, Dean conseguiu um papel no longa “East of Eden” que foi lançado em 1955, no longa boa parte da sua atuação foi improvisada. O desempenho do ator no filme foi tão bom que ele se tornou uma verdadeira estrela do cinema. Ainda em 1955, Dean esteve no filme “Rebel Without a Cause” e no ano seguinte ele esteve presente em “Giant“.

James Dean voltará ao cinema 65 anos após a sua morte

Morte

Em 1954, o ator começou a se interessar pelo universo automobilístico, após os términos das gravações de “East of Eden”, ele comprou diversos carros, entre eles estavam  uma Triumph Tiger T110 e um Porsche 356. Em 1955, Dean começou a participar de corridas automobilísticas que acabaram se tornando sua grande paixão.

No dia 30 de setembro de 1955, Dean estava na estrada juntamente com o coordenador de dublês Bill Hickman, o fotógrafo da revista Collier’s, Sanford Roth, e Rolf Wütherich, o mecânico alemão da fábrica da Porsche que cuidava do Porsche 550 do ator. O grupo acabou sento surpreendido quando um Ford Tudor 1950 estava fazendo retorno num cruzamento, à frente do Porsche e Dean não conseguiu parar à tempo e bateu no lado do passageiro do Ford.

James Dean voltará ao cinema 65 anos após a sua morte

Dean ficou preso no carro e teve vários ferimentos fatais, inclusive quebrou o pescoço no acidente, o ator foi declarado morto no local. Devido aos graves ferimentos, o caixão do ator teve que ficar fechado durante toda a cerimônia fúnebre que aconteceu no dia 8 de outubro.

Novo Filme

65 anos após a sua morte, James Dean estará presente em um novo filme que está programado para o próximo ano. “Finding Jack” é o nome do longa e ele se passará durante a guerra do Vietnã. A produção do longa conseguiu autorização com a família de Dean para usar a imagem dele.

James Dean voltará ao cinema 65 anos após a sua morte

O ator será recriado por meio de CGI, dois estúdios ficaram responsáveis pela versão digital, um fica localizado no Canadá e outro na África do Sul. A voz de Dean será dublada por um outro ator que ainda não foi revelado. Segundo Anton Ernst, um dos diretores do projeto:

Nós procuramos pelo personagem perfeito para o papel de Rogan (personagem do filme), que tem algumas características complexas. Após meses de pesquisa, decidimos por James Dean. Nos sentimos muito honrados por sua família nos apoiar e tomaremos todas as precauções para garantir que seu legado como uma das mais épicas estrelas do cinema siga firmemente intacto. A família enxerga esse como o seu quarto filme, o filme que ele nunca pôde fazer.

James Dean voltará ao cinema 65 anos após a sua morte

Curiosidades

  • James Dean se tornou o primeiro ator a receber uma indicação póstuma ao Oscar de Melhor Ator, ainda hoje ele continua sendo o único ator a ter duas indicações póstumas por atuação;
  • 13 dias antes da sua morte, Dean tinha gravado um comercial sobre cuidados no trânsito;
  • Em 1999, o American Film Institute classificou Dean como o 18º maior astro masculino do cinema da Era de Ouro de Hollywood;

Gostou dessa matéria? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!