Curiosidades, Saúde

Por que trocamos de dentes?

Por que trocamos de dentes?

Já falamos diversas vezes por aqui sobre o corpo humano e o quanto ele é fantástico, afinal de contas, se trata de uma verdadeira maquina onde tudo precisa estar em bom funcionamento para que possamos nos manter saudáveis e vivos.

Ao todo um ser humano adulto possui 32 dentes, porém como bem sabemos, quado somos crianças, eles vão nascendo aos poucos e depois caem para que outros possam nascer, mas por que exatamente isso acontece? Bom, se você já teve essa dúvida, responderemos agora mesmo.

Por que trocamos de dentes?

O que são os dentes?

Os dente são órgãos do corpo, como bem sabemos eles ficam localizados na boca e fixado no maxilar e na mandíbula. No geral a consistência de um dente é dura, ele possui uma natureza calcária e cor branca. Muitos animais utilizam os dentes como instrumentos de autodefesa ou até mesmo de ataque.

Os mamíferos possuem uma dentição diferenciada que é adaptada para ajudar no consumo de diferentes tipos de alimentos. Os dentes são formados por polpa, dentina e esmalte e cada uma dessas camadas são fundamentais, por isso uma boa escovação é sempre indispensável.

Por que trocamos de dentes?

Função dos Dentes

Como já falamos, um adulto possui um total de 32 dentes que são divididos em 4 categorias e cada uma delas possui funções, sendo elas:

  1. Incisivos – São oito dentes localizados na parte da frente, sendo dois do lado direito, dois do lado esquerdo inferior e dois do lado direito, dois do lado esquerdo superior, eles possuem a função de cortar os alimentos;
  2. Caninos – Esses dentes servem para perfurar os alimentos e nós temos quatro deles, dois superiores e dois inferiores;

    Por que trocamos de dentes?

  3. Pré-Molares – Temos oito dentes pré-molares, dois de cada lado superior e dois de cada lado inferior, a função deles é triturar os alimentos;
  4. Molares – Para finalizar temos doze dentes molares, sendo três de cada lado superior e três de cada lado inferior, eles possuem a função também de triturar os alimentos. O último dente molar que é chamado de siso pode nunca nascer dependendo da pessoa.

    Por que trocamos de dentes?

Por que trocamos de dentes?

Bom, todos nós nascemos sem dentes, eles começam a aparecer conforme o tempo vai passando, porém os primeiros que nascem são chamados de dentes de leite, eles começam a cair por volta dos 6 anos de idade para assim dar lugar aos dentes permanentes.

Nossos dentes de leite caem simplesmente porque crescemos. Quando somos pequenos nossa boca é minúscula e esse fato faz com que os nossos dentes também sejam pequenos, à medida em que vamos crescendo, é necessário que a dentição acompanhe o crescimento, para assim conseguirmos nos alimentar.

Por que trocamos de dentes?

Leia Também: Dentista brasileiro viaja para tratar dente de pessoas de graça

Algumas vezes pode ocorrer que o dente de leite não caia na hora certa ou acabam nem caindo, assim sendo necessário que um ortodontista faça a extração do mesmo para que o dente permanente possa nascer corretamente. Vale lembrar que devemos sempre ir ao dentista e cuidarmos bem da nossa saúde bucal, afinal de contas, o sorriso é o cartão postal de qualquer pessoa.

Gostou da matéria? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!

Leia Também: