O que é mais forte, um elefante-africano ou um besouro? À primeira vista, muita gente acredita que o elefante seja a resposta correta, afinal de contas, os elefantes-africanos são os maiores animais da Terra. No entanto, se considerarmos a razão força/peso, veremos que alguns animais pequenos são muito mais fortes que certos animais grandes.

Obviamente, diferentes animais contam com diferentes tipos de força. Alguns têm uma força bruta pura e são capazes de levantar, arrastar, carregar ou puxar pesos enormes. Por outro lado, existem outras criaturas que até podem podem ser muito menores, mas contam com uma força imensa em comparação com o seu tamanho.

Pensando nisso, listamos aqui os cinco animais mais fortes do mundo. Prepare-se para se surpreender, pois você verá que nem sempre o tamanho é documento!

5. Gorila

animais mais fortes do mundo 5

Muita gente já sabe que os gorilas são o maiores primatas do planeta, mas o que muitas pessoas ainda desconhecem é que eles são conhecidos por sua força notável. Comparados aos seres humanos, os braços dos gorilas são muito maiores e mais fortes. De fato, eles podem carregar um peso de até 2 toneladas, ou seja, cerca de dez vezes mais que o seu peso corporal! Para se ter uma ideia, um gorila macho adulto é cerca de 15 a 20 vezes mais forte que um humano médio.

Vale destacar que a extensão da área de alcance dos braços de um gorila macho adulto gira entre 2,2 a 2,6 metros. Eles também podem andar bipedalmente, mas não por muito tempo. Os gorilas também podem se balançar de um galho para outro usando um braço ou dois, o que promove uma maior agilidade em situações de perigo. Vale destacar que os longos períodos de caminhada também ajudam a fortalecer os braços desses animais, aumentando ainda mais a sua força com o passar do tempo.

4. Elefante-africano

animais mais fortes do mundo 4

Não é surpresa para ninguém o fato de que os elefantes-africanos são os maiores animais terrestres do mundo. Os elefantes-africanos e os elefantes-da-savana compõem as duas espécies da família. Os elefantes-africanos são maiores e mais fortes que os elefantes-asiáticos, podendo contar com 3,3 metros de altura e pesar até 6 toneladas.

No entanto, o que realmente chama a atenção nesses animais é a sua força física. Os elefantes-africanos podem levantar até 9 toneladas de peso. Além disso, a tromba deles também é muito forte, pois conta com mais de 40 mil músculos e tendões e pode suportar até 200 kg de peso. Os elefantes africanos também têm orelhas maiores que os asiáticos, o que lhes conferem um visual ainda mais imponente.

Os elefantes-africanos também são conhecidos por suas longas presas. Geralmente, elas costumam crescer até 2,5 metros e podem pesar até 45 kg. Na maioria dos casos, esses animais usam as suas imensas presas para cavar, se defender dos predadores e lutar com outros elefantes-africanos.

3. Formiga-cortadeira

animais mais fortes do mundo 3

As formigas-cortadeiras de 2,1 cm de comprimento são algumas das criaturas mais incrivelmente fortes do mundo. Esta espécie de formigas, embora pequena, pode transportar objetos 50 vezes mais pesados ​​que seu peso corporal. As formigas-cortadeiras também podem percorrer distâncias notáveis ​​enquanto carregam o peso, o que torna o seu feito ainda mais surpreendente. Além disso, elas contam com mandíbulas muito poderosas que são geralmente usadas para cortar e transportar grandes pedaços de folhas para seus ninhos.

Embora as formigas-cortadeiras sejam muito pequenas, elas possuem uma grande área de seção transversal dos músculos se comparadas com os animais maiores. Além disso, essas formigas também podem vibrar suas mandíbulas a uma incrível taxa de 1000 vezes por segundo. Em outras palavras, isso quer dizer que elas podem produzir uma força imensa para mover objetos grandes. As formigas-cortadeiras também são chamadas de “formigas de guarda-sol” devido à maneira inusitada que elas transportam os pedaços de folhas.

É importante deixar claro que as formigas-cortadeiras não se alimentam das folhas que coletam. Em vez disso, elas usam os pedaços de folhas como fertilizantes para cultivar fungos. Uma colônia de formigas cortadeiras inclui milhões de indivíduos, mas elas também podem ser uma ameaça grave para o ecossistema agrícola. Isso porque uma colônia de formigas-cortadeiras pode desfolhar muitas plantações valiosas em um curto espaço de tempo.

2. Besouro-rinoceronte

animais mais fortes do mundo 2

Se formos considerar a quantidade de peso que um animal pode suportar em relação a sua massa corporal, os besouros-rinocerontes conseguem figurar facilmente na segunda posição entre os animais mais fortes de todo o reino animal. Para se ter uma ideia da sua força, eles podem transportar objetos 850 vezes mais pesados que o seu peso corporal. Em termos comparativos, é como se um ser humano de tamanho médio conseguisse levantar um peso de 65 toneladas!

Vale destacar que os besouros-rinocerontes são os maiores besouros do mundo. Alguns deles podem atingir um comprimento de até 15 centímetros. Os besouros-rinocerontes masculinos têm dois chifres notáveis, um na cabeça e outro no tórax. Os chifres dessa espécie de besouro se assemelham com os dos rinocerontes, daí a origem do seu nome.

Outra curiosidade que merece destaque é que os chifres fortes dessas criaturas também permitem que os besouros-rinocerontes avancem facilmente quando percorrem o chão das florestas, pois eles acabam levantando facilmente qualquer obstáculo que surgir. No entanto, os besouros-rinocerontes também usam seus chifres para outras finalidades, como em brigas contra outros besouros machos para atrair fêmeas.

1. Escaravelho

animais mais fortes do mundo 1

Os escaravelhos são as criaturas vivas mais fortes do planeta Terra. Para se ter uma ideia, os insetos machos desta pequena espécie podem levantar objetos 1141 vezes mais pesados que o seu peso corporal. Em termos comparativos, seria como se um ser humano de tamanho médio pudesse carregar o equivalente a 80 toneladas! Incrível não?

O escaravelho desenvolve uma força tão extraordinária através da competição incomum pelas companheiras. De fato, esses besouros costumam usar seus chifres para lutar contra rivais em potencial. Tais brigas ajudam os besouros a aprimorar ainda mais a sua força.

Outro detalhe que chama a atenção é que essas criaturas se alimentam de excrementos provenientes de outros animais. Na prática, os escaravelhos moldam o esterco em bolas e rolam essas estruturas de volta para os buracos em que vivem. Dentro do seu habitat, esses escavadores incrivelmente habilidosos escavam um grupo de túneis para armazenar os estercos que encontram.

Quem diria que, embora pequenos, alguns animais pudessem ser tão fortes, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!