Curiosidades

Qual origem do dia da consciência negra?

Qual origem do dia da consciência negra?

A luta pela igualdade é algo que existe há bastante tempo, temos ótimos exemplos de pessoas que lutaram pelos direitos iguais seja ele de gênero ou até mesmo racial. Inúmeros nomes foram eternizados por essa luta que atravessa a barreira do tempo, como é o exemplo de Martin Luther King Jr. e a brasileira Maria da Penha.

Hoje é celebrado aqui no Brasil o dia da consciência negra, um dia separado para lembrar que somos todos iguais, independente da cor da nossa pele, mas você sabe como essa data surgiu? Bom, nós estávamos bem curiosos e fomos atrás da resposta, você saberá agora mesmo.

Qual origem do dia da consciência negra?

Zumbi dos Palmares

Zumbi dos Palmares nasceu na Serra da Barriga, no estado do Alagoas, no ano de 1655, ele foi um importante líder quilombola brasileiro. Zumbi ficou conhecido por ser um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial.

Zumbi nasceu como uma criança livre, porém quando tinha 7 anos de idade ele foi capturado e entregue a um padre católico que o batizou com o nome de Francisco, o ensinou a língua portuguesa e também a religião católica. Quando tinha 15 anos, Zumbi voltou para o Quilombo para viver lá.

Qual origem do dia da consciência negra?

Em 1675, quando o Quilombo foi atacado por soldados portugueses, Zumbi ajudou na defesa e se destacou como um grande guerreiro e cinco anos depois, em 1680, quando ele tinha 25 anos, ele se tornou líder do Quilombo dos Palmares.

O Quilombo dos Palmares era uma comunidade livre, formada por escravos que fugiam das fazendas, ela teve alguns líderes, porém na época em que Zumbi estava na liderança, a comunidade alcançou uma marca de aproximadamente trinta mil habitantes.

Qual origem do dia da consciência negra?

Zumbi sempre lutou pelo seu povo e comandou até mesmo a resistência contra as tropas do governo.  Em 1694, o bandeirante Domingos Jorge Velho organizou um ataque ao Quilombo dos Palmares e depois de uma longa batalha, a sede do Quilombo acabou sendo destruída, porém Zumbi conseguiu fugir.

No ano seguinte, em 20 de novembro de 1695, Zumbi foi traído por um antigo companheiro e foi localizado pelo capitão Furtado de Mendonça que o prendeu, cortou sua cabeça e entregou ao governador Melo e Castro.

Qual origem do dia da consciência negra?

Reconhecimento da Data

Na década de 1970, um grupo de quilombolas do Rio Grande do Sul adotou o dia 20 de novembro como o dia da consciência negra, uma data que servia para lembrar e homenagear o Zumbi dos Palmares por toda a sua luta e garra.

Em 1995 a data ganhou nível nacional e várias outras pessoas também passaram a considerar o dia 20 de novembro como o dia da consciência negra, em 2003, durante o governo Lula, a data foi incluída no calendário nacional escolar.

Qual origem do dia da consciência negra?

No ano de 2011, a Lei nº 12.519 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a data é comemorada em 832 dos 5.570 municípios brasileiros. Na semana do dia 20 de novembro, muitos desses municípios organizam eventos para celebrar e conscientizar as pessoas sobre a igualdade e principalmente que a luta ainda não acabou.

Gostou da matéria? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!

Leia Também: