Com tanto tempo que o mundo existe é fácil de se imaginar que diversas história surpreendentes já aconteceram. Bom, algumas delas até chegamos a ouvir ou ver algum lugar, mas outras podem nem ao menos ter chegado ao nosso conhecimento.

Algumas das mais incríveis histórias envolvem aventura e não dá para negar que é ótimo se aventurar de vez em quando, não é mesmo? Hoje nós iremos conhecer a incrível história de um jovem que fez uma viagem de Salvador até Nova York somente com uma bicicleta na década de 20. Prepare o fôlego, pois contaremos tudo agora mesmo.

Conheça a incrível história do jovem que foi de Salvador até Nova York de bicicleta

Rubens Pinheiro

Rubens Pinheiro é o personagem principal dessa história extremamente surpreendente, desde muito cedo o garoto mostrava ser um tanto diferente e tinha as suas particularidades. Quando tinha 16 anos, Rubens decidiu ir andando de Salvador até o Rio de Janeiro, essa foi a primeira vez que o garoto fez uma aventura nesse estilo.

O feito pode até não parecer tão grandioso, mas o menino fez esse trajeto em 1925 e na época foi algo inédito e surpreendente. Bom, ainda hoje podemos considerar o trajeto sendo surpreendente, porém maior ainda seria o que o Rubens ainda faria.

Conheça a incrível história do jovem que foi de Salvador até Nova York de bicicleta

A Grande Viagem

O trajeto feito pelo Rubens de Salvador até o Rio de Janeiro acabou abrindo a mente do garoto para um novo desafio, mais precisamente uma viagem internacional a bordo de uma (acredite) bicicleta. Faltando apenas 5 meses para completar 18 anos, o jovem embarcou na maior aventura da sua vida.

Montado em uma bicicleta da marca Opel, com uma roupa de escoteiro, 10 mil réis, uma arma e um diário, Rubens começou a sua incrível viagem de Salvador até Nova York no dia 15 de março de 1927. Um grupo com mais de 100 ciclistas acompanharam Rubens no início do trajeto que também teve a cobertura da mídia e saiu nos principais jornais.

Conheça a incrível história do jovem que foi de Salvador até Nova York de bicicleta

No dia da partida, Rubens declarou ao Diário de Notícias: “Estou disposto a tudo, inclusive a passar sede e fome, sofrer aborrecimentos, raspar sustos (e que Deus me livre das suçuaranas e das jararacas!), carregar a bicicleta nas costas. Quero conhecer Nova York sem ser em fotografia”.

O jovem começou a sua viagem pelo interior da Bahia, porém com pouco tempo ele acabou colidindo com a bicicleta de um ciclista com quem apostava corrida, danificando sua Opel, que teve de ser levada de trem para ser consertada em Salvador. Ele desistiu de esperar por ela e pegou outro trem de volta para a capital. Como estava na semana santa, Rubens decidiu ficar mais uns dias com a sua família até de fato partir novamente.

Conheça a incrível história do jovem que foi de Salvador até Nova York de bicicleta

Depois que começou mais uma vez a jornada, o jovem não parou mais, no caminho ele sempre fazia de tudo para conseguir doações e assim ter dinheiro suficiente para continuar a viagem, geralmente Rubens ficava nas praças das cidades fazendo malabarismos com a bicicleta e pedindo ajuda a políticos.

Sempre que o jovem chegava em uma nova cidade, ele logo procurava a imprensa para contar a sua história, isso também foi uma forma de provar que ele passou por aquele lugar e realmente fez de fato a longuíssima viagem.

conheca a incrive historia do jovem que foi de salvador ate nova york de bicicleta tricurioso 6

Almoço de Onça?

Dá para imaginar que o Rubens passou por diversas situações durante a viagem, não é mesmo? Bom, só para se ter ideia, quando estava no Alto do Rio Negro, o jovem teve que passar um dia inteiro em cima de uma árvore, em plena Floresta Amazônica, esperando que uma onça desistir de querer almoçá-lo.

Ao todo, Rubens  percorreu mais de 18 mil quilômetros e passou por 11 países, quando passou pela Venezuela, ele conseguiu uma contribuição de 5 mil bolívares do ditador Juan Vicente Gómez, já no México, o jovem teve uma audiência com o presidente Emilio Portes Gil, que também contribuiu financeiramente para a viagem, além de facilitar a emissão do visto de entrada para os Estados Unidos. Vale deixar claro que o jovem registrava tudo o que acontecia no diário que ele havia levado.

conheca a incrive historia do jovem que foi de salvador ate nova york de bicicleta tricurioso 7

A Chegada

No dia 1º de abril de 1929, dois anos após sair de Salvador, Rubens chegou ao tão sonhado destino. Na cidade, o ciclista foi recepcionado pelo cônsul-geral do Brasil, Sebastião Sampaio, e recebeu um banquete de brasileiros residentes no Brooklyn.

O visto de Rubens iria expirar em junho daquele ano, então ele ficou aproveitando a cidade, no período ele trabalhou lavando pratos em um restaurante e também trabalhou na General Motors.

Enquanto esteve nos Estados Unidos, Rubens morou na casa de número 13 da Union Street, no Brooklyn e quando o visto expirou, o jovem iniciou a sua jornada de volata ao Brasil.

A Volta ao Brasil

Para voltar até o Brasil, Rubens veio no navio Southern Cross e a Miss Brasil Olga Bergamini de Sá estava na mesma embarcação, retornando  do concurso de Miss Universo. O desembarque de Rubens no Rio de Janeiro foi ofuscado pela presença da Olga, porém ele ainda conseguiu ter um breve encontro com o então presidente do Brasil, Washington Luís.

Quando chegou a Salvador, Rubens foi recepcionado por uma multidão e também teve uma missa em homenagem a ele. O jovem ainda impressionou as pessoas quando pedalou de costas na escadaria e na ladeira do Bonfim.

conheca a incrive historia do jovem que foi de salvador ate nova york de bicicleta tricurioso 8

Leia Também: Você sabia que o James Bond foi inspirado em uma pessoa real?
Leia Também: A incrível história do homem que sobreviveu 133 dias à deriva no mar

Em 1979, quando a viagem do Rubens completou 50 anos, ele foi homenageado com uma nova missa e uma comemoração na Praça Municipal. No mesmo ano, o jovem publicou um livro contando suas façanhas ciclísticas. Rubens Pinheiro morreu em 1981, aos 71 anos, porém a sua história permaneceu eternizada, principalmente em Salvador.

Teria coragem de fazer esse percurso de Salvador até Nova York? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!