Curiosidades

Como funciona o TFM?

Desde que eu entrei para o quartel umas das coisas que eu menos gostei de fazer foi sem dúvidas alguma o TFM (Treinamento Físico Militar), isso porquê eu nunca fui uma pessoa de praticar exercícios, até ano passado eu era apenas um sedentário e estava completamente feliz com isso (risos), porém as coisas podem mudar de um dia pro outro e hoje em dia estou aí, correndo mais que o Usain Bolt todo santo dia (Tá… não é pra tanto haha).

Tendo isso em vista, achei interessante trazer para vocês um post explicando como funciona o TFM, afinal muitos de vocês sonham em servir o exercito ou passar longe dele e possuem dúvidas como essa. Então vamos parar de enrolação e seguir para o post.

Bom, o clima de TFM começara quando você receber o uniforme, que inclusive é lindo, já quando estiver servindo, mais ou menos na primeira semana de instrução. O uniforme é composto por uma regata branca, um shorts verde, um tênis apropriado na cor preta e meias brancas. Podem ficar tranquilos que tudo isso é cedido pelo próprio Exército, você não terá que desembolsar nada para isso. Lembrando que a regata vai por dentro do shorts, nunca se esqueçam disso hehe.

Após se vestir com o uniforme TFM, você e seus companheiros irão se dirigir para o pátio, onde começaram o aquecimento. Geralmente quem dará o aquecimento será um dos sargentos e você terá que seguir as instruções dele como se fosse um reflexo. Até a velocidade na qual ele está praticando o exercício você terá que repetir.

O aquecimento basicamente começa com alguns exercícios simples para exercitar os braços e os ombros, coisa leve. Depois passamos para as flexões que é a parte mais dolorida de todas, porque pra quem não sabe o pátio é feito de asfalto, então sua mão vai doer bastante quando for “empurrar o chão”, mas com o tempo acostuma. Após fazer algumas flexões, chegou a hora fazer abdominais e pode ir se preparando, porque são várias. Para finaliza o aquecimento o meu sargento gosta de fazer polichinelos, então a gente faz mais ou menos uns 150 à 200 seguidos (coisa leve também, jovem).

Finalizado o aquecimento do TFM, chegou a hora de sofrer de verdade meus amigos. Enfileirados o sargento dará a ordem para vocês correrem, essa corrida será de mais ou menos uns 5 à 10 quilômetros sem descanso, ali pelo quartel mesmo. Durante esse percurso ele pode manda parar para fazermos algumas flexões (mais ou menos umas 50) e depois volta a correr. Finalizado o percurso, você irão ser direcionados para a barra, lá terão que fazer mais ou menos umas 10 e após isso já serão liberados para o chuveiro.

Lembrando que esse post foi com base no Treinamento TFM dado no meu quartel, podendo sofrer modificações em outros de diferentes regiões. Mas e aí, está preparado pra treinar, soldado? Comente logo abaixo!

Leave a Comment
Compartilhar
Escrito por
Milton Junior

Matérias Recentes

10 comidas de rua japonesas que vão te deixar com água na boca

A culinária de rua japonesa é rica em sabores e variedades. Aqui estão 10 deliciosas…

21 minutos atrás

Por que os humanos quase não comem mais cérebros de animais?

Existem várias razões pelas quais o consumo de cérebros de animais diminuiu significativamente em muitas…

1 dia atrás

As 7 tradições de casamento mais estranhas da história

Ao longo da história, várias culturas ao redor do mundo têm praticado tradições de casamento…

2 dias atrás

Malcolm X: a vida do homem que moldou os movimentos pelo poder Negro

Malcolm X foi um dos mais influentes líderes do movimento pelos direitos civis nos Estados…

3 dias atrás

Quais são as cores da Páscoa e o que elas significam?

As cores tradicionais da Páscoa são o branco, o roxo, o verde e o dourado,…

4 dias atrás

A origem surpreendente de 6 formatos famosos de macarrão

Os formatos de macarrão têm uma história fascinante e diversificada, com muitos deles tendo origens…

5 dias atrás