Curiosidades

O que são Países Baixos?

O que são Países Baixos?

Desde a época da escola estamos acostumados a ouvir bastante sobre os mais variados países que existem pelo mundo. Sabemos que cada um dos países possuem uma característica única e a maior parte deles acabaram ganhando destaque por vários motivos.

Caneca para Presente

Bom, nas aulas de história e geografia e até mesmo nos telejornais acabamos escutando alguns termos específicos que acabam chamando a nossa atenção, mas nem sempre reconhecemos todos eles. Um desses termos é “Países Baixos”, algumas pessoas até sabem algo sobre o assunto, mas nem todas sabem o motivo pela qual eles são chamados assim. Bom, hoje iremos entender mais sobre esse assunto, então continue conosco, pois começaremos agora mesmo.

O que são Países Baixos?

O Que São?

Os Países Baixos caracterizam uma região costeira da Europa ocidental, onde a maior parte dos territórios pertencem à Holanda e Bélgica. Antes da da formação dos países durante Idade Moderna, os Países Baixos se referiam a uma ampla área estendendo-se aproximadamente de Dunquerque e Gravelines, na França, como pontos mais a sudoeste, até a região de Schleswig-Holstein, na Alemanha.

Os Países Baixos receberam esse nome por volta do século XV. Naquela época, os Duques da Borgonha que governavam a região usaram o termo les pays de par deçà (as terras daqui) para denominar o território. O termo foi uma forma de oposição à Borgonha que era chamada de les pays de par delà (as terras de lá). Quando o território ficou sob o domínio dos Habsburgos, ele foi denominado de pays d’embas (terras aqui em baixo).

O que são Países Baixos?

O território recebeu esse nome principalmente devido a sua localização geográfica, que se encontram parcialmente abaixo do nível médio do mar. 

As Províncias

Quando pesquisamos sobre os países baixos, é bem comum encontrarmos resultados que são relacionados somente à Holanda, isso porque o país é a principal província do território. Mas engana-se quem acha que os Países Baixos se resumem somente à Holanda.

A Holanda do Norte e a Holanda do Sul são duas das províncias que fazem parte dos Países Baixos, mas além delas também encontramos:

Caneca para Presente

  • Norte: Groninga, Frísia Drente;
  • Leste: Overissel, Guéldria, Flevolândia;
  • Oeste: Utreque, Holanda do Norte e Holanda do Sul, Zelândia;
  • Sul: Brabante do Norte, Limburgo.
O que são Países Baixos?

Em 2019, o governo dos Países Baixos lançou uma campanha para que a nação seja mundialmente conhecida pelo seu nome correto e que o topônimo “Holanda” seja evitado para fazer menção a todo país.

No mês de janeiro deste ano, a Holanda anunciou que não queria mais ser chamada de Holanda, mas sim de Países Baixos. Bom, geograficamente nada muda, apenas que, a partir de agora, órgãos do governo, como embaixadas, consulados, universidades e empresas privadas, devem passar a usar somente o nome Países Baixos

O assunto é bem mais complexo e chega até ser complicado de se entender, mas basicamente, os Países Baixos não se resumem somente à Holanda, embora o país faça o uso do nome.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!

Você também pode gostar de