Curiosidades, Saúde

Creatina: Saiba tudo sobre o composto

Creatina: Saiba tudo sobre o composto

Existem aquelas pessoas que treinam pesado, praticam algum tipo de esporte e até mesmo malham de forma regrada. Se você costuma cuidar da sua saúde e dá uma atenção maior para o seu corpo, muito provavelmente já fez o uso de algum composto.

Caneca para Presente

Bom, por falar em composto, é muito provável que você já deve tenha visto ou ouvido sobre a creatina, ela geralmente é usada para desenvolver os músculos e melhorar o desempenho durante a prática de esportes, mas você sabe o que exatamente é ela? Hoje vamos descobrir isso e também os benefícios e os efeitos.

Creatina: Saiba tudo sobre o composto

O que é?

O ácido metil-guanidinoacético, ou simplesmente creatina é um composto de aminoácidos muito usado como suplemento. Estudos mostram que essa suplementação pode ser útil em diversas outras áreas, como por exemplo: preservar a massa muscular de idosos, prevenir doenças como Parkinson, Huntington e Alzheimer.

Ela é formada por dois aminoácidos: glicina e arginina, mas ela não essencial, ou seja, não é necessário que façamos a ingestão dela, porque o nosso organismo já produz uma quantidade significativa através do fígado.

Quais os benefícios?

Os principais benefícios da creatina são:

  • Aceleração da produção de energia para as células musculares;

  • Maior resistência dos músculos aos esforços;

  • Recuperação mais rápida dos músculos depois de exercícios pesados;

  • Crescimento muscular;

  • Aumento da síntese proteica;

  • Surte efeito no cérebro também, melhorando a memória e inteligência, já que aumenta a energia das células cerebrais.

Quais os efeitos?

Com todos esses benefícios é de se esperar que possua efeitos colaterais, certo? Entre 2005 e 2010 ela foi proibida no Brasil justamente porque os efeitos colaterais dela eram muito discutidos, a ponto de virar uma polêmica. Estudos mais recentes comprovam que ela possui sim alguns efeitos e eles são:

Caneca para Presente

  • Redução da produção natural da creatina pelo fígado;

  • Acúmulo de líquido;

  • Náuseas;

  • Elevação da pressão arterial;

  • Diarreia.

Você deve estar na dúvida se além desses efeitos, a creatina pode fazer algum mal, não é? Bom, assim como tudo ingerido em excesso, ela pode fazer mal sim. Pessoas que já possuem cirrose, esteatose e insuficiência renal, devem tomar muito cuidado, apesar de não causar novos danos aos rins e fígado, a creatina usada exageradamente pode piorar danos já presentes.

A creatina pode ser encontrada em pó e em cápsulas, seu preço pode variar entre R$ 20,00 e R$ 150,00. Mas para quem prefere ingerir em alimentos naturais, ela pode ser encontrada em peixes, fígado e carne vermelha, por exemplo.

Creatina: Saiba tudo sobre o composto

Leia Também: Os alimentos orgânicos são realmente mais saudáveis?
Leia Também: Conheça 7 alimentos que fazem bem para a visão

Estudos comprovam que quando a cafeína é ingerida juntamente com o suplemento, o efeito da creatina é cortado. Mas vale lembrar que se você for ingerir, é essencial que peça a ajuda de um especialista.

Você já ingeriu creatina? Não esquece de comentar e compartilhar o post!

Você também pode gostar de