Como bem sabemos, o dia 13 de maio é marcado como a data em que foi assinada a Lei Áurea. Essa data é considerada histórica no Brasil e possui uma certa significância, afinal de contas, foi a partir dela em que começou o processo gradativo da abolição da escravidão no nosso País.

Mas não foi somente no Brasil que o trabalho escravo foi uma realidade, ele aconteceu em diversos outros países. Hoje nós separamos 5 filmes que falam sobre escravidão e você pode conferir a lista agora mesmo.

Filmes sobre escravidão: Confira essa lista com 5 deles

12 Anos de Escravidão

Solomon Northup é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Mas certo dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos ele passa por dois senhores, Ford e Edwin Epps, que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.

Harriet

A história de Harriet Tubman, ativista política que, durante a Guerra Civil americana, ajudou centenas de escravos a fugirem do sul dos Estados Unidos, logo depois que ela mesma tivesse conseguido escapar da escravidão, no ano de 1849. Suas ações contribuíram fortemente para que a história tomasse um novo direcionamento;

O Nó do Diabo

Há dois séculos, no período da escravidão, uma fazenda canavieira era palco de horrores, mas mesmo anos depois, o passado cruel permanece marcado nas paredes do local, ainda que ninguém perceba. Eventos estranhos começam a se desenvolver e a morte torna-se evidente. Cinco contos de horror ilustram a narrativa.

Besouro

No interior da Bahia, os negros continuavam sendo tratados como escravos, apesar da abolição da escravatura ter ocorrido décadas antes. Entre eles está Manoel / Besouro, que quando criança foi apresentado à capoeira pelo Mestre Alípio. O tutor tentou ensiná-lo não apenas os golpes da capoeira, mas também as virtudes da concentração e da justiça. Ao crescer Besouro recebe a função de defender seu povo, combatendo a opressão e o preconceito existentes.

Eu Sou Escrava

Malia vem de uma orgulhosa família do Sudão e seu pai Bah é o líder da tribo, um homem de poder. Mas nada disso significa alguma coisa quando ela é capturada junto com outras meninas. Vendida para uma família na Arábia, Malia é tratada com violência e humilhação, até que é enviada para Londres, onde busca novamente alcançar sua liberdade roubada.

Leia Também: Fatos curiosos sobre a escravidão no Brasil


Esses foram apenas alguns dos filmes que falam sobre escravidão, mas existem muitos outros e poderemos voltar a falar sobre eles muito em breve, então continue nos acompanhando para não perder.

Já assistiu algum desses filmes? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!