Curiosidades

Balas Fini: Saiba como são fabricadas essas deliciosas guloseimas

Balas Fini: Saiba como são fabricadas essas deliciosas guloseimas

Os doces fazem um enorme sucesso, principalmente entre as crianças, mas engana-se quem pensa que os mais crescidinho não curtem elas. São milhares de formas que existem, desde goma de mascar até as cobiçadas tortas recheadas.

Caneca para Presente

Não dá para falar em doces e não mencionar as deliciosas balas Fini, não é mesmo? Bom, essas guloseimas já conquistaram inúmeras pessoas do mundo inteiro e hoje chegou a hora de descobrirmos como elas são fabricadas. Então prepare-se, pois saberemos tudo sobre a fabricação delas agora mesmo.

Balas Fini: Saiba como são fabricadas essas deliciosas guloseimas

Açúcar

Sabemos que praticamente para todo doce é necessário é necessário o uso do açúcar. Um fato bastante curioso é que a quantidade exata do açúcar usado na receita é um segredo. A receita vem da matriz, na Espanha, mas poucas pessoas da fábrica brasileira sabem ela completa.

Gelatina

Não é novidade para ninguém que as balas Fini possuem gelatina nas suas receitas, afinal de contas, elas são balas de gelatina. A gelatina industrial que é usada na receita é bastante parecida com a que compramos no mercado, ela também é feita com a cartilagem animal e é usada na sua forma em pó. Mas existe uma diferença entre a gelatina industrial e a que compramos no mercado, é que a usada na fabricação das balas Fini não possui sabor e nem cor.

Caldeira + Glucose

Depois de misturar o açúcar com a gelatina, os dois ingredientes são levados até grandes caldeiras onde são misturados com a glucose. Como alguns já sabem, a glucose é um polissacarídeo líquido que dá textura à gelatina. Com a mistura dos 3 ingredientes, eles são fervidos a 110ºC.

Massa

Depois de os ingredientes serem fervidos, parte da água contida lá evapora, dando à mistura um aspecto mais consistente. No fim, o resultado é 0% de água e 30 gramas de gelatina para cada 100ml de massa.

Cor e Sabor

Quando a massa está pronta, ela é dividida em partes que são levadas até tanques onde recebe cor e sabor. Como já estamos acostumados, cada cor resulta em um sabor diferente. Aqui no Brasil, a fábrica das balas Fini fica localizada em Jundiaí, em São Paulo e por lá são fabricados cerca de seis sabores por vez.

Formato

Passados todos esses processos, chegou a hora das balas ganharem formas. A massa é então colocada em fôrmas que podem dar à elas formato de minhocas, ursinhos, dentaduras, dentre tantos outros. Cada fôrma comporta cerca de 1,5 quilo de massa

Caneca para Presente

Balas Fini: Saiba como são fabricadas essas deliciosas guloseimas

Repouso

As fôrmas com a massa são levadas para câmaras refrigeradas, lá elas ficam descansando durante 24 horas em temperatura controlada. Na fábrica de Jundiaí existem oito câmaras, cada uma delas comporta cerca de 84 pallets, cada um deles com 145 bandejas.

Acabamento

Depois de saírem das câmaras refrigeradas, as balas Fini não soltas da fôrma e passam por  diferentes tipos de acabamentos até chegarem ao resultado de conhecemos. Para as balas que não possuem cobertura,  é aplicada apenas uma cera de carnaúba, que serve para impedir que uma grude na outra. Já nas balas como as “Amorinhas”, por exemplo, a massa permanece incolor e só no acabamento é adicionada uma camada de açúcar com corante.

Processos Finais

Depois que passam todos esses processos, as balas são levadas até a seção de embalagem. Mas antes de chegarem à embalagem de fato, as balas passam por um controle de qualidade, para evitar que peças deformadas cheguem aos saquinhos.

As balas também passam pelo teste de qualidade, onde é verificado se tudo está certo quanto ao formato, cor e sabor e é lá onde elas recebem uma camada de açúcar com ácido cítrico. Depois disso, as balas são levadas para a pesagem, onde serão separadas para atingirem a quantidade exata de cada saquinho

Quando a quantidade especificada pelas balanças é atingida, um compartimento se abre e as balas caem dentro das suas embalagens. Por fim as embalagens são separadas e colocadas em caixas para serem entregues aos distribuidores.

Leia Também: Como são feitos os extintores de incêndio?
Leia Também: Como são feitas as garrafas PET?

Interessante, não acha? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!

Você também pode gostar de