Você provavelmente já ouviu a famosa música La Bamba? Pois bem, ela foi um verdadeiro hit mundial no final dos anos 50 e isso se deve ao cantor Ritchie Valens. Isso porque a música era popular no México por ser uma canção folclórica do país. Mas, Ritchie percebeu que poderia dar um ar novo à canção trazendo ela para o ritmo que começava a crescer no mundo, especialmente nos Estados Unidos: o rock! E fez tudo isso no auge de seus 16 para 17 anos. O cantor virou um verdadeiro estouro na América. Porém, sua carreira, assim como sua vida, foi interrompida devido a um trágico acidente aéreo. Então se você não conhecia a história, agora você terá uma breve apresentação sobre quem foi Ritchie Valens.

Quem foi Ritchie Valens?

Ritchie Valens

Ritchie Valens era o nome artístico do cantor Richard Steven Valenzuela. Nascido no dia 13 de maio de 1941 em Pacoima na Califórnia. Richard fazia parte de uma família bastante humilde, sem figura paterna, apenas com o apoio e o amor de sua mãe, Concepcion. Enquanto seu irmão, Bob Morales  era uma pessoa bastante problemática envolvendo quase sempre o Ritchie em problemas.

Apaixonado por música desde muito novo, Ritchie passou a fazer pequenas apresentações em casas de show perto de sua casa. Foi quando um agente de uma gravadora o encontrou e resolveu investir no garoto. Sucessos como Donna acabaram surgindo e dando destaque e início a uma carreira que parecia muito promissora. O auge de Ritchie Valens no mundo da música se deu em 1958 quando ele resolveu adaptar a canção folclórica do México, La Bamba, para seu ritmo favorito: o rock. A versão de Ritchie foi um estouro e o levou a ser convidado para diversas apresentações pelo país.

E foi em uma das viagens para se apresentar, que houve a terrível tragédia.

A Tragédia Área

Ritchie Valens | Buddy Holly | The Big Popper

No dia 3 de fevereiro de 1959, Valens, Buddy Holly e The Big Popper estavam saindo de uma apresentação no Surf Ballroom em Clear Lake, no estado de Iowa. Os três embarcaram em um avião Beechcraft Bonanza com destino a outra apresentação. Porém, o pequeno avião acabou enfrentando uma tempestade de neve cega e findou batendo no milharal de Albet Juhl às 01:05 da manhã. Futuramente, na música American Pie de Don McLean, este dia foi marcado como “o dia em que a música morreu”.

A morte dos três artistas repercutiu muito na mídia e um dos maiores personagens do rock de nosso país, Raul Seixas, batizou aquele dia como “o dia em que o rock bateu as botas”. Três dos nomes mais promissores do ainda novo rock n roll faleceram tragicamente em um acidente de avião. Ritchie aos 17 anos; Buddy Holly aos 22; e The Big Popper aos 28 anos de idade.

A Cinebiografia

Em 1987 foi lançado o longa La Bamba onde podemos assistir a história da breve carreira de Ritchie Valens. O filme não acompanha a vida inteira do cantor, mas sim do momento em que seu irmão Bob volta da prisão e Ritchie dá início a sua carreira musical. E assim acompanhamos o cantor até o trágico acidente aéreo que ceifou sua vida e do cantor Buddy Holly.

Diversos momentos importantes da carreira de Ritchie Valens são abordadas no filme. Desde a mudança de seu nome artístico, reduzindo o sobrenome Valenzuela para Valens até momentos de gravação em estúdio em que o artista não entendia porque precisaria regravar 60 vezes a mesma música, por exemplo.

O filme La Bamba está disponível na Netflix! Clique aqui e assista!

Confira também: Curiosidades sobre Elvis Presley!

Mas e você? Já conhecia Ritchie Valens? Conhecia a história do cantor? Já assistiu o filme La Bamba? Então comente! 😀