Daqui a alguns dias será comemorado o dia dos namorados, uma data que acontece no mundo todo, mas em dias e meses diferentes, dependendo da tradição. Além disso, os costumes acabam mudando de acordo com a região em que a data é comemorada, mas no geral, em todas se celebra o amor.

Bom, faltando em torno de 2 semanas para a chegada do dia dos namorados brasileiro, nós separamos algumas das melhores curiosidades sobre a data e você pode conferi-las agora mesmo. É melhor se preparar, pois o amor vai começar a entrar no ar.

as melhores curiosidades sobre o dia dos namorados tricurioso 2

Dia de São Valentim

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre o dia de São Valentim, mas às vezes pode parecer um pouco complicado quando tentamos entender o motivo de nos Estados Unidos o dia dos namorados ser chamado de Valentine’s Day. Bom, isso acontece pelo fato de que originalmente nessa data era realizada uma celebração litúrgica em homenagem ao São Valentim, um sacerdote que desafiou as ordens do Imperador Claudio II.

A ordem do Imperador era proibir os casamentos no período da Guerra, pois acreditava-se que combatentes solteiros eram melhores. Mas por descumprir essa ordem e continuar casando os casais apaixonados, Valentim foi condenado à morte. Nos Estados Unidos, a data é comemorada no dia 14 de fevereiro.

As melhores curiosidades sobre o dia dos namorados

Cartões

Muito provavelmente você já deve ter visto em alguma produção americana crianças e até mesmo adolescentes trocando cartas no dia dos namorados, sem ao menos estarem namorando. Bom, essa tradição é bem comum nos Estados Unidos, isso pelo fato de que o dia de São Valentim por lá celebra o amor de forma geral.

Só para se ter ideia, estima-se que mais de 650 milhões de cartões sejam trocados entre crianças de 6 a 10 anos. Além disso, até mesmo professores ganham cartas e recebem presentes, afinal de contas, eles também merecem demonstrações de carinho, não é mesmo?

as melhores curiosidades sobre o dia dos namorados tricurioso 4

Rosas

Você já parou para se perguntar o porque é tão comum entregar rosas no dia dos namorados? Bom, essa tradição acontece pois conta-se que a rosa vermelha era a preferida de Vênus, a Deusa do Amor romana. Sendo assim, essa rosa é considerada a rosa do amor. Além disso, está provado que vermelho é a cor do amor e relaciona-se com sentimentos forte e emoções amorosas.

As melhores curiosidades sobre o dia dos namorados

Dia dos Namorados no Brasil

Já sabemos como se originou a data lá nos Estados Unidos, mas e no Brasil? Bom, em 1949, o publicitário João Dória foi escolhido por uma loja de departamentos paulistas para ajudar a aumentar as vendas no mês de junho, que até então era um dos menos lucrativos do ano.

Dória sugeriu criar o Dia dos Namorados, inspirado na data que já era comemorada nos Estados Unidos e na Europa. A data escolhida foi 12 de junho, para anteceder o Dia de Santo Antônio, o famoso santo casamenteiro. 

as melhores curiosidades sobre o dia dos namorados tricurioso 6

Cartas Para Julieta

Certamente você já deve ter assistido ou ouvido falar do filme Cartas Para Julieta, mas o que nem todos sabem é que na vida real, Julieta “recebe” cartas todos os anos no dia dos namorados. Estima-se que a cidade de Verona, na Itália (lar de Julieta) recebe mais de mil cartas e cartões endereços a criação de William Shakespeare. Todos esses cartões são pedindo conselhos amorosos.

as melhores curiosidades sobre o dia dos namorados tricurioso 7


Leia Também: 5 filmes para se assistir no Dia dos Namorados!

Gostou das curiosidades? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!