O McDonald’s certamente mudou bastante desde o início humilde de suas operações na Califórnia na década de 1950. No entanto, grande parte dessa mudança ocorreu somente na última década. Neste período, a franquia de fast-food gastou bilhões para tornar seus restaurantes mais sofisticados e fez de tudo para criar um menu agradável aos jovens da geração casual. Porém, um dos aspectos mais nostálgicos do McDonald’s que desapareceu foi o palhaço que servia como mascote da rede: o Ronald McDonald.

O sumiço de Ronald McDonald costuma dividir as pessoas em dois grupos. Uns veem o fim do Ronald McDonald como mais um pedaço de sua infância que se foi para sempre. Já no lado oposto da moeda, estão aqueles que simplesmente ficaram felizes ao ver o palhaço de comportamento controverso dar adeus para sempre.

Mas, por que será que, mesmo depois de tantos anos promovendo “refeições felizes”, o Ronald McDonald acabou sendo aposentado pela rede dos arcos dourados? É essa a questão que vamos abordar ao longo desse post!

Ronald McDonald passou a receber críticas relacionadas ao seu marketing para crianças

Boneco do Ronald McDonald

De certo modo, Ronald McDonald pode ter sido a figura principal do marketing do McDonald’s até o fim dos anos 90, mas sua influência no mundo infantil passou a ser vista com maus olhos. Vários grupos que buscam promover alimentações mais saudáveis para crianças passaram a criticar o marketing de Ronald, citando que o personagem contribuía para o consumo de fast-food não saudável. De fato, representantes de algumas dessas organizações chegaram ao ponto de associá-lo até às antigas propagandas de cigarros.

Ao tentar defender o McDonald’s em 2014, ex-CEO da rede Don Thompson tentou explicar o uso do personagem ao dizer que “ninguém via o Ronald McDonald comendo”. Basicamente, a mensagem parecia ser que Ronald não comia, mas apenas vendia o produto. Curiosamente, uma nova versão de um Ronald McDonald “mais legal” até chegou a ser introduzida nos planos promocionais da empresa naquele ano. Porém, a estratégia foi um fracasso.

Ele simplesmente não se encaixou na remodelação da marca

Restaurante moderno do McDonald's

O McDonald’s vem passando por uma remodelação para tornar seus restaurantes mais atraentes para adultos e menos parecidos com lanchonetes infantis há anos. De acordo com o The Motley Fool, a empresa iniciou essa reforma em 2012, e eles ainda estão no processo de atualizar seus restaurantes espalhados por todo o globo.

Na prática, isso resultou em quiosques mais modernos, exteriores renovados e salas de jantar que mais parecem com o ambiente típico de cafeterias. Consequentemente, essa reformulação fez surgir a pergunta: será que algo desse tipo ainda poderia abrigar recortes de papelão de um palhaço ruivo em um macacão amarelo?

O McDonald’s atual quer fazer parte da vida do povo mais “maduro”, de modo que a aparência pateta do Ronald McDonald simplesmente não combina com os tons mais formais e modernos que os seus restaurantes têm adotado. Para encurtar a história, podemos dizer que toda a aparência de Ronald está presa ao passado, enquanto que a franquia mais popular de fast-food quer experimentar novos ares.

Avistamentos de palhaços assustadores também foram ruins para Ronald

por que o mcdonalds decidiu aposentar o ronald mcdonald 3

Apesar da natureza amigável e divertida de Ronald McDonald, o ano de 2016 trouxe má fama para palhaços em tantos lugares que nem mesmo a poderosa máquina comercial do McDonald’s conseguiu consertar. Talvez você se lembre que, naquele ano, houve uma série de avistamentos de palhaços realmente assustadores nos Estados Unidos. De fato, em alguns casos, os palhaços até perseguiam os motoristas com facas.

Para piorar a situação, isso não era simplesmente algo que estava causando tumulto apenas no mundo das redes sociais. Grandes meios de comunicação dos EUA, como a revista TIME e o jornal The New York Times, passaram a divulgar relatos constantes de pessoas que se viam aterrorizadas por esses palhaços. Consequentemente, isso fez com que todos os palhaços (até mesmo os “bonzinhos”) passassem a ser vistos como maníacos em potencial.

A partir daí, ficou bem claro que os palhaços assustadores envolviam um problema muito mais complexo do que o McDonald’s poderia lidar. Assim, a empresa reconheceu que estava na hora de Ronald McDonald se aposentar de vez.

Ronald McDonald ainda continua sendo uma estrela pelo menos uma vez por ano

Embora ninguém veja o Ronald McDonald com a mesma frequência que antes, isso não significa que o palhaço tenha sido 100% excluído da marca. Pelo menos, ainda não. Nos Estados Unidos, ainda é possível ver Ronald representando a rede dos arcos dourados através da sua aparição tradicional na Parada do dia de Ação de Graças da Macy’s. Esse desfile anual começou em 1924 e é realizado todos os anos no dia Ação de Graças nos EUA.

O McDonald’s costuma levar um balão gigante do Ronald McDonald para o desfile há anos e continua a fazer isso até os dias de hoje. No entanto, as aparições de Ronald no desfile não tem sido necessariamente tranquilas. No desfile de 2019, o pobre palhaço sofreu um corte na perna depois de ter esbarrado em um galho de árvore.

A deflação do palhaço foi tão triste que a NBC, rede de TV que transmitia o evento, decidiu substituir a transmissão ao vivo por imagens pré-gravadas de um desfile antigo para salvar o pobre Ronald da vergonha. Há quem diga que ele foi consertado e que voará de novo. Porém, ninguém sabe até quando.

Leia Também: Os 6 restaurantes mais inusitados do McDonald’s
Leia Também: Descubra quais são as franquias de fast-food mais valiosas do mundo

E você, ainda se lembra das campanhas promocionais estrelando o Ronald McDonald? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!