Você sempre se sentiu fascinado pelas pedras preciosas? Já passou um bom tempo admirando as qualidades e características de várias gemas? Caso a sua resposta seja um “sim” para ambas as perguntas, talvez você devesse considerar seguir a carreira de gemólogo!

Na prática, um gemólogo é alguém que identifica, classifica e avalia pedras preciosas. Ele é o profissional da gemologia, que é o ramo da ciência que lida com o estudo de pedras preciosas. Os profissionais dessa área podem reconhecer facilmente a variedade de pedras preciosas e podem identificar e avaliar detalhes que não são perceptíveis ou visíveis ao olhos de leigos no assunto.

Devido à riqueza de conhecimentos dos gemólogos, muitos clientes confiam neles para analisar e avaliar cuidadosamente pedras preciosas que muitas vezes são heranças de família. Eles usam ferramentas especiais para avaliar cor, tamanho e forma. Os gemólogos também ficam de olho nos mercados de investimento e assinam jornais e boletins do setor para oferecer ao cliente o melhor valor estimado para suas joias.

Ao longo desse artigo, nós vamos analisar a rotina de trabalho de um gemólogo e o que é necessário para se tornar um.

O que um gemólogo faz na prática?

Gemólogo trabalhando

Um gemólogo é responsável por certificar, analisar e descrever as características e qualidades das pedras preciosas. Diamantes, safiras e rubis são alguns exemplos de pedras preciosas com as quais um gemólogo pode trabalhar constantemente. Os profissionais da área geralmente usam microscópios, ferramentas computadorizadas e vários instrumentos de classificação para examinar pedras preciosas ou peças de joalheria acabadas, a fim de certificar sua qualidade.

Um gemólogo pode estabelecer as origens de uma pedra preciosa durante uma avaliação, bem como categorizá-la com base na sua rigidez, índice de refração e estrutura da gema. Vale destacar que o gemólogo pode se especializar na classificação de um tipo específico de pedra preciosa e pode identificar se ela é natural ou sintética, tratada ou danificada etc.

Um relatório completo de classificação no ramo da gemologia pode atestar a qualidade dos recursos de uma pedra preciosa, como cor, clareza e corte. Desse modo, o gemólogo pode focar em determinar se uma pedra é natural ou sintética e até mesmo quanto ela pode valer.

Quais são as ferramentas usadas por um profissional da gemologia?

Microscópio

Um gemólogo treinado poderá discernir diferenças visíveis e mensuráveis em minerais, podendo determinar vários detalhes das pedras. No entanto, esse trabalho só pode ser realizado adequadamente com o uso de certas ferramentas. As principais são:

  • Microscópio: usado para a identificação de gemas e análise das características internas e de sua superfície. A classificação de pedras preciosas costuma ser feita com ampliações de 10x, mas um gemólogo pode analisar certas gemas com uma ampliação muito maior para determinar características e detalhes específicos.
  • Lupa: usada para identificação e classificação da mesma maneira que no microscópio, porém de uma forma muito mais “prática”.
  • Micrômetro: usado em medições precisas para determinar dimensões como o diâmetro médio da gema, sua profundidade total, comprimento e largura.
  • Refratômetro: usado para medir o índice de refração, ou RI, que é um indicador importante da identificação de uma pedra preciosa.
  • Espectroscópio: usado para medir a quantidade e o tipo de absorção de luz em uma pedra preciosa.
  • Polariscópio: usado para fazer determinações com relação às propriedades ópticas das pedras preciosas. Ele é muito utilizado para distinguir pedras naturais e sintéticas.
  • Substâncias líquidas: usadas para determinar a densidade específica das pedras preciosas.

Como se tornar um gemólogo?

Gemas preciosas

O primeiro passo para escolher uma carreira é garantir que você esteja realmente disposto a se comprometer com a profissão escolhida. Obviamente, gostar de pedras preciosas é essencial, mas ainda não é o bastante para ser um bom gemólogo.

No geral, os gemólogos têm personalidades distintas, mas costumam compartilhar características em comum. Eles tendem a ser indivíduos investigativos, o que significa que são intelectuais, introspectivos e inquisitivos. Gemólogos também costumam ser curiosos, metódicos, racionais, analíticos e lógicos. Alguns deles também são artísticos, o que significa que criatividade e articulação podem fazer uma pessoa se destacar na área.

Os gemólogos mais bem-sucedidos geralmente carregam consigo um diploma recebido ao completar um currículo gemológico estabelecido por uma instituição reconhecida. Um programa abrangente em gemologia costuma ser oferecido em escolas e universidades que contam com o curso específico na área.

Atualmente, a Universidade do Espírito Santo (UFES) é a única que oferece um curso a nível superior desse campo de estudo no Brasil. Ao longo do curso, os alunos aprendem sobre análises, classificações, compras, vendas e preços de gemas preciosas como diamantes e outras pedras de grande valor.

O Instituto Gemológico da América (GIA), criado em 1931, é reconhecido como a principal autoridade mundial de informações, padrões e educação para os profissionais da área. Para se ter uma ideia, o diploma de gemólogo graduado na GIA é uma das credenciais mais reconhecidas na indústria de joias.

Como é a rotina de trabalho desse profissional?

Vários tipos de pedras preciosas

Depois de formado, um gemólogo pode trabalhar de várias formas. Caso queira ser mais independente, ele pode trabalhar como comprador e comerciante individual de diamantes e pedras preciosas. No entanto, um gemólogo também pode trabalhar em grandes empresas como pesquisador de laboratório, avaliador, designer de joias, fotógrafo de joias, artista lapidário ou educador. Além disso, museus e casas de leilões também costumam empregar profissionais desse tipo.

Um gemólogo que trabalha atrás de um balcão de joias pode usar suas habilidades para vender mercadorias. Por outro lado, alguém que trabalha em um museu pode usar seus conhecimentos para avaliar doações ou possíveis compras. De fato, em uma casa de leilões, os gemólogos podem propor valores para joias e até estabelecer uma estimativa orçamentária para fins de seguro.

Para a maioria dos gemólogos, sua paixão por joias e pedras preciosas leva a uma vida de curiosidade e aprendizado contínuos. De fato, cada pedra preciosa é única, tornando a gemologia uma fonte inesgotável de inspiração.

Leia também: Você sabe como se formam diamantes e outras pedras preciosas?
Leia também: Qual é a pedra preciosa mais valiosa do mundo?

A gemologia é um campo de estudo muito interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!