Sempre que saímos e passamos muito tempo na rua, é completamente inevitável sentirmos fome e uma das melhores opções nessa hora é sem dúvida alguma o fast-food. Na maioria das vezes, estes estabelecimentos oferecem uma refeição rápida, deliciosa e com um preço muito bom que cabe no nosso bolso.

Atualmente o China in Box é uma das maiores redes de fast-food da América Latina e desde o século passado vem conquistando vários clientes pela barriga. A empresa é certamente um verdadeiro sucesso, mas assim como tudo, ela teve um início. Continue conosco, pois agora iremos te contar a história do China in Box.

china in box tricurioso3

Ideia

O jovem descendente de japoneses Robinson Shiba nunca foi um apaixonado pela gastronomia. Na verdade ele era um estudante de odontologia e em 1986 fez uma viagem para os Estados Unidos juntamente com seus colegas de turma. Na Costa Oeste do País, ele percebeu uma alta demanda dos consumidores por comidas chinesas.

No geral esses consumidores eram aquelas pessoas que estavam cada vez mais apressadas e acabavam comendo  em pequenas caixas na rua. Naquela época a pizza era o único produto delivery do Brasil, então Shiba teve a ideia de trazer a caixinha junto com a comida chinesa pra cá como uma oportunidade de negócio.

Conheça a história da China in Box

Inauguração

Ao chegar no Brasil, a família de Shiba logo o apoiou. O rapaz resolveu adaptar os sabores da China ao paladar brasileiro e também resolveu abrir uma loja para comercializar a comida. Shiba procurou a ajuda de alguns amigos, entre eles um designer, um arquiteto, um chef de cozinha e um que imprimiu os folhetos para divulgação.

Em 8 de outubro de 1992, Shiba, sua irmã Helen e seu irmão Hideaki inauguraram a primeira loja do China in Box que ficava localizada no bairro de Moema, em São Paulo. Naquela época o serviço era exclusivamente de entrega, não funcionava ainda como restaurante.

china in box tricurioso5

Diferencial

Apesar de não ser muito popular naquela época, existiam sim restaurantes chineses. Então Shiba tinha um grande desafio pela frente, mostrar que o China in Box era completamente diferente e ele conseguiu. O China in Box teve um grande destaque em São Paulo, pois ele se especializou no serviço de entrega à domicílio, além disso ele trouxe dos EUA a embalagem de box de papel ao invés de usar as velhas marmitas.

Além disso, o restaurante também se tornou o primeiro a colocar vidros na cozinha para que os clientes pudessem observar a preparação dos alimentos e também a limpeza do ambiente. Assim, a empresa conseguiu trazer mais segurança de certa forma para os clientes. Além disso, o Shiba também foi o responsável por desenvolver junto com seu motoqueiro uma capa com a logomarca para colocar na caixa de isopor que transportava a comida.

Conheça a história da China in Box

Expansão

Com tantos diferenciais, a empresa começou a crescer, a ponto de em 1993 já inaugurar sua segunda loja, agora no bairro do Ibirapuera. Em 1994 mais quatro lojas foram abertas, isso somente com parcerias entre parentes e amigos. Entre 1995 e 1996, a empresa já possuía 60 lojas no total, o que já mostrava o sucesso dela.

A primeira loja internacional veio ser aberta no ano de 1998, na Argentina, porém não foi muito bem sucedida, isso por conta da situação econômica do país naquela época. O México recebeu sua primeira loja do China in Box no ano de 2002.

Conheça a história da China in Box

Leia Também: Descubra quais são as franquias de fast-food mais valiosas do mundo
Leia Também: Comer fast-food faz mal a saúde?

Cada loja do China in Box possui sua própria cozinha, logo os produtos que se vende por lá não é industrializado. Sempre que um cozinheiro é contratado, ele recebe um treinamento de como cozinhar  para que todas as lojas possam produzir alimentos semelhantes.

Bem interessante, não acha? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!