É bastante comum os pais começarem a escolher o nome de um bebê quando ele ainda está na barriga. Além disso, como bem sabemos, é muito comum também que um sobrenome seja colocado na criança, afinal de contas, todos nós temos um sobrenome e existe uma grande variedade deles espalhados pelo mundo.

Por falar nisso, você sabe qual é o sobrenome mais comum do mundo? Nós temos a resposta e vamos te contar neste post. Além disso, também falaremos sobre o porque todas as pessoas do mundo possuem um sobrenome. Sem mais enrolações, vamos nessa.

qual e o sobrenome mais comum do mundo tricurioso 2

Por Que Temos Sobrenome?

Todos nós temos um sobrenome graças ao Império Romano. Como alguns já sabem, há mais de dois mil anos, os romanos ergueram um império com a conquista de boa parte das terras banhadas pelo mar Mediterrâneo. Com essas conquistas, o império ia crescendo muito rápido e até então as pessoas possuíam um único nome comum. Foi aí que surgiu a necessidade de colocar logo após o nome das pessoas um outro nome que serviria como identificação do clã onde essa pessoa pertencia ou o lugar onde tinha nascido.

Um tempo depois, com a decadência do Império Romano, essa prática foi aos poucos perdendo força e atenção. Na Idade Média, os sobrenomes caíram em desuso e as pessoas passaram a ser chamadas apenas pelo seu nome comum. Mas não demorou muito para que os sobrenomes voltassem a ser usados, uma vez que conforme o tempo ia passando, iam surgindo diversas pessoas com o mesmo nome e era preciso que cada uma delas fossem identificadas de alguma forma.

Qual É O Sobrenome Mais Comum Do Mundo?

A partir de determinado momento do século XI, os sobrenomes se tornaram obrigatórios. Sendo assim, não tinha mais como confundir parte das pessoas que possuíam um mesmo nome igual. Isso era extremamente importante, principalmente na hora de cobrar impostos das pessoas. O costume das pessoas usarem sobrenomes se mostrou bastante útil e foi se espalhando rapidamente pela Europa, pelas colônias europeias e não demorou muito para alcançar todos os países do mundo.

Atualmente, com um mundo que possui mais de 7 bilhões de pessoas, o sobrenome se mostra bastante útil, uma vez que diminui bastante as chances de várias pessoas serem “confundidas” de certa forma.

qual e o sobrenome mais comum do mundo tricurioso 4

Qual o Sobrenome Mais Comum do Mundo?

De acordo com o site Forebears, ‘Wang’ é o sobrenome mais comum do mundo. Ao todo existem mais de 107 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo com ‘Wang’ como sobrenome, sendo de cerca de 106 milhões estão na China. Taiwan ocupa o segundo lugar de pessoas com sobrenome ‘Wang’, sendo ao todo cerca de 950 mil pessoas.

O segundo sobrenome mais comum do mundo é ‘Li’ e pouco mais de 104 milhões de pessoas possuem ele, sendo que 102 milhões estão na China. ‘Zhang’ ocupa o terceiro lugar de sobrenome mais comum do mundo, com 98 milhões de pessoas registradas e 96 milhões estão na China. Já deu pra ver que a China está no topo, não é mesmo?

qual e o sobrenome mais comum do mundo tricurioso 5
Designer de moda Vera Wang

Qual o Sobrenome Mais Comum do Brasil?

Essa não é novidade para ninguém, não é mesmo? ‘Silva’ é o sobrenome mais comum do Brasil, ao todo pouco mais de 9 milhões de brasileiros estão registrados com ele. O mais curioso de tudo é que esse sobrenome veio de Portugal, mas por lá atualmente, somente cerca de 10.917 pessoas estão registradas com ele.

‘Santos’ é o segundo sobrenome mais comum do Brasil, tendo pouco mais de 5 milhões de pessoas registradas e esse também veio de Portugal, mas por lá somente pouco mais de 6 mil pessoas usam ele. E para finalizar, ‘Pereira’ é o terceiro sobrenome mais comum aqui em nosso país, tendo ao todo pouco mais de 4 milhões de pessoas registradas e ele é um dos sobrenomes mais antigos que já foi encontrado em Portugal, Galiza e Ciudad Real.

Qual É O Sobrenome Mais Comum Do Mundo?
Lutador Anderson Silva

Leia Também: 5 Famosos Que Possuem Nomes Absurdamente Longos
Leia Também: Quem Foi O Homem Que Dá Nome Ao Premio Nobel?

Gostou do post? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar!