Certamente você já ouviu falar bastante da ONU, a organização que reúne sempre os líderes mundiais. Costumamos ouvir bastante sobre ela principalmente nos jornais, afinal de contas, a organização está sempre comentando sobre os mais variados assuntos que acontecem nos países, como por exemplo: saúde, política, economia e por aí vai.

Bom, Sempre existem aquelas perguntas que nos fazemos não é mesmo? Uma dessas muito provavelmente você já chegou a se fazer que é: “Para que serve a Organização das Nações Unidas?”. Pode ficar tranquilo se você não sabe, nós temos a resposta e hoje aqui vamos descobrir um pouco mais sobre essa organização.

para que serve a organizacao das nacoes unidas tricurioso 2

O Que é a ONU?

A Organização das Nações Unidas é uma organização intergovernamental e foi criada para substituir a liga das nações. Tudo começou após a Segunda Guerra Mundial que devastou dezenas de países e viu-se uma necessidade e manter a paz e a segurança mundial. O Presidente norte-americano Franklin Roosevelt escreveu e assinou juntamente com o seu assessor Harry Hopkins e o primeiro-ministro britânico Winston Churchill  a Declaração das Nações Unidas e assim se viu o primeiro passo para a criação da organização.

Entre 25 de abril e 26 de junho de 1945 estava ocorrendo uma Conferência sobre Organização Internacional e estavam presentes representantes de 50 países.  Naquele mesmo ano, em 24 de outubro a ONU veio a existir oficialmente. Em 1946, na primeira reunião da organização que ocorreu em Londres foi decidido que a sede dela seria nos Estados Unidos.

Para Que Serve A Organização Das Nações Unidas?

a onu sob o olhar crítico

Estados Unidos, Rússia, Inglaterra, França e China não membros permanentes da ONU e ela financia grande parte das despesas desses países. Atualmente a ONU é vista pelos críticos como um fracasso, principalmente porque as 5 potências permanentes tem praticamente todo o poder sobre ela.

A Organização é um órgão administrativo e não tem força jurídica nenhuma, ou seja ela pode até opinar nos assuntos jurídicos dos países, mas não tem valor legal. Um dos pontos mais “fortes” da ONU são os direitos humanos, mas infelizmente ela não consegue dar conta, tomamos por exemplo a guerra da Síria que poderia ser impedida, já que a Organização foi inicialmente criada com o intuito de manter a paz no mundo.

para que serve a organizacao das nacoes unidas tricurioso 4

Afinal de Contas, para que serve a ONU?

Bom, antes de concluirmos, é necessário que você saiba que atualmente a ONU possui mais de 200 países associados, sua estrutura central fica em Nova Iorque, mas possui sedes em Genebra, Viena, Nairóbi,  Addis Abeba, Bangcoc, Beirute e Santiago. Além disso, a organização possui escritórios espalhados por grande parte do mundo e está sempre promovendo encontro com os líderes mundiais.

A maior parte desses líderes concordam que a organização deve ser reformulada por acreditar que ela não está cumprindo com o seu papel e nem mesmo fazendo jus ao propósito inicial em outras palavras, eles acreditam que a organização “não serve pra nada”.

Para Que Serve A Organização Das Nações Unidas?

Leia Também: Conheça 5 Países Que Possuem Mais De Uma Capital
Leia Também: 5 Países Que Deixaram De Existir

Como vimos mais acima, a ONU foi criada com o objetivo de manter a paz e a segurança mundia e essa é a expectativa das pessoas e principalmente de boa parte dos líderes mundiais.

Gostou do assunto? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!