No decorrer da história grandes invenções começaram a surgir, algumas que de certa forma mudaram as nossas vidas, outras que de fato pareciam ser uma grande invenção, mas que acabaram dando errado. Algumas dessas invenções são tão antigas que nem fazemos a mínima ideia de como elas surgiram.

Bom, não podemos negar que alguns “objetos” que pareciam ser pequenas invenções acabaram fazendo uma grande diferença, como é o caso dos preservativos masculinos ou mais popularmente conhecido como “camisinha”. Mas você sabe como e onde surgiu esse contraceptivo de barreira? É o que nós descobriremos agora mesmo!

voce sabe como surgiram os preservativos masculinos tricurioso 2

Os Primeiros Preservativos

Ao contrário do que muita gente pensa, os preservativos foram criados há muito tempo e existem registros de que os egípcios que viviam por volta 1300 a.C já utilizavam materiais como linho, pele e vegetais para para que pudessem envolver o órgão genital masculino. Nos séculos passados as classes superiores da Ásia utilizavam preservativos que cobriam apenas a glande e acredita-se  que os que foram fabricados na China eram feitos com seda oleado ou até mesmo com intestino de cordeiro.

Os registros dos primeiros usos do preservativo na antiguidade indicam que eles eram usados inicialmente para evitar as mais diversas doenças. Mas algo mais semelhante às camisinhas que conhecemos atualmente só veio a aparecer no final do século XV. Nessa época, alguns holandeses inventaram e comercializaram no Japão os primeiros preservativos que cobriam o pênis completamente.

Você Sabe Como Surgiram Os Preservativos Masculinos?

Popularidade e evolução dos preservativos

Para as classes menos favorecidas, o preservativo só veio a aparecer no início do século XIX e muitas pessoas começaram a usar para prevenir a gravidez também. Mas os especialistas ainda preferiam que os pacientes recorressem a outros métodos de contracepção. Embora fosses bastante utilizados, os preservativos começaram a perder crédito com a população, pois rasgavam com facilidade.

No ano de 1839, Charles Goodyear descobriu uma forma de transformar a borracha em uma forma elástica. Uma vez descoberto isto, os fabricantes de preservativos começaram a utilizar a borracha nos novos produtos, tornando eles mais elásticos e resistentes. Durante a primeira guerra mundial, os países distribuíam camisinha para os seus soldados, acreditando que iria diminuir o número de infecção de DST.

voce sabe como surgiram os preservativos masculinos tricurioso 4

os Preservativos atuais

Atualmente com novas tecnologias surgindo e novas formas de fabricações, existem inúmeros tipos de preservativos no mercado. Passou-se um bom tempo desde os primeiros indícios de preservativos masculinos e a forma de fabricação melhorou bastane e inclusive a qualidade dos preservativos encontrados nos dias de hoje são superiores.

Além disso, eles são considerados como a forma mais segura de prevenir a gravidez e até mesmo doenças sexualmente transmissíveis. Muitas pessoas deixam de usa-los por acharem que eles irão rasgar ou simplesmente porque não gostam, parece ser óbvio mas temos que ter consciência de que prevenir é muito melhor do que remediar.

Você Sabe Como Surgiram Os Preservativos Masculinos?

Leia Também: 5 Invenções Brasileiras Que Conquistaram O Mundo
Leia Também: Conheça As Invenções Da Era Vitoriana

Nem precisa dizer o quanto os preservativos masculinos são populares atualmente, não é mesmo? Mas além deles, muitas outras invenções antigas ganharam popularidade e falaremos sobre algumas delas muito em breve, então continue nos acompanhando  para não perder nenhum dos nossos posts diários.

Gostou do post? Não esquece de comentar aqui em baixo e compartilhar!