Eles são pretos, são redondos e você provavelmente não pensa muito neles até ficar isolado na beira de uma estrada. Do que estamos falando? Dos pneus, claro! Todo motorista tem uma uma relação de amor e ódio com eles, sem falar que todos nós já conhecemos muito bem as suas características. Mas você já parou para pensar em por que os pneus são feitos de borracha?

Ao longo desse artigo, nós vamos explorar as razões que tornaram a borracha o material ideal para a produção dos pneus. Você vai ver que esse material faz com que os pneus sejam sólidos o suficiente ao ponto de suportar os efeitos do clima e o desgaste constante exercido pelas estradas.

A principal razão que explica por que os pneus são feitos de borracha

Pneus são feitos de borracha

Em suma, os pneus são feitos de borracha porque esse material tende a promover a aderência adequada. Os veículos precisam se mover com eficiência, independentemente da temperatura. Em dias de chuva, por exemplo, você precisa viajar por estradas molhadas. Desse modo, os pneus de borracha facilitam a aderência e a estabilidade nas ruas escorregadias. Ou seja, este material tem o poder de manter a aderência, não importa quão instável seja a pista.

Vale destacar que a borracha dos pneus não está na sua forma mais pura. Os fabricantes usam borracha sintética para fabricar os pneus. A fonte da borracha natural é a seiva da seringueira, mas os fabricantes combinam essa substância com derivados de petróleo, especialmente butadieno e estireno, para criar a borracha sintética. Na prática, essa combinação cria um produto muito mais barato.

No fim, toda essa síntese ainda dá aos pneus o poder de resistir aos efeitos do calor, adicionando vários anos à vida útil do veículo. De fato, todo mundo quer usar pneus com vida útil mais longa para gastar menos dinheiro nos seus carros, não é mesmo? Pois bem, é exatamente isso o que os pneus de borracha fazem por todos nós!

A complexidade de materiais usados na fabricação dos pneus

Pneu

A borracha é a principal matéria-prima usada na fabricação de pneus, mas o processo para transformá-la nos “sapatos” dos nossos carros é bem complexo. A borracha natural é encontrada como um líquido leitoso na casca da seringueira, Hevea Brasiliensis. No entanto, a borracha sintética, produzida a partir dos polímeros encontrados no petróleo bruto, é a mais utilizada na produção dos pneus.

Outro ingrediente importante que é usado na fabricação dos pneus é o “negro de fumo”, também conhecido como “negro de carbono”. Em resumo, o negro de fumo é um pó fino e macio criado quando o petróleo bruto ou o gás natural são queimados com uma quantidade limitada de oxigênio, causando combustão incompleta e criando uma grande quantidade de fuligem fina.

O enxofre e outros produtos químicos também são usados na produção dos pneus. Produtos químicos específicos, quando são misturados com borracha e aquecidos, produzem características específicas de pneus, como alto atrito (mas baixa quilometragem) para um pneu de corrida ou alta quilometragem (mas menor atrito) para um pneu de automóvel comum.

Da mesma forma alguns produtos químicos mantêm a borracha flexível quando está sendo moldada em um pneu, enquanto outros produtos químicos protegem a borracha da radiação ultravioleta na luz do sol e os tornam mais rígidos.

Como são feitos os testes de qualidade dos pneus

por que os pneus sao feitos de borracha 3

O controle de qualidade começa com os fornecedores das matérias-primas. Hoje, os fabricantes de pneus dão preferência aos fornecedores que testam as matérias-primas antes de serem entregues na linha de produção. Para tal, os fabricantes costumam celebrar contratos especiais de compra com alguns fornecedores que fornecem uma certificação detalhada das propriedades e composição das matérias-primas.

Para garantir a certificação dos fornecedores, os químicos das empresas fazem testes aleatórios das matérias-primas à medida que são entregues. Durante esse processo, amostras de borracha são coletadas e testadas para confirmar diferentes propriedades, como resistência à tração e densidade. Um sistema abrangente de manutenção de registros por computador permite que os gerentes das fábricas rastreiem lotes de borracha e componentes específicos de pneus.

Quando um novo projeto de pneu é fabricado pela primeira vez, centenas de pneus são retirados do final da linha de montagem para testes destrutivos. Alguns dos pneus, por exemplo, são cortados para verificar se há bolsas de ar entre as suas camadas, enquanto outros são pressionados entre chapas enormes para determinar a resistência à perfuração. Por fim, os pneus “sobreviventes” são girados rapidamente e forçados a rodar sobre estruturas metálicas para atestar outras características de desempenho.

Além disso, uma variedade de técnicas avançadas é usada no controle de qualidade dos pneus. Por exemplo, uma videografia de raios X fornece uma visão rápida e reveladora de um determinado pneu. Na prática, o técnico do teste visualiza a imagem de raios-X em uma tela de vídeo, onde os defeitos dos pneus são facilmente detectados. Se um defeito aparecer, os engenheiros de fabricação revisam as etapas específicas da montagem dos componentes do pneu para determinar como a falha foi formada.

Leia também: Conheça o maior cemitério de pneus do mundo
Leia também: Por que os carros de corrida usam pneus carecas?

Agora tá explicado por que os pneus são feitos de borracha, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!