As curiosidades fazem parte da nossa vida desde sempre, afinal de contas, quem nunca quis saber como determinada coisa acontece? Bom, desde pequenos acabamos tendo curiosidades em algo ou alguma situação e isso é bastante comum, afinal de contas, estamos em constante aprendizado.

Dentre tantas coisas que despertam a nossa curiosidade, está uma pergunta bastante comum, principalmente entre os usuários do WhatsApp: “Por que nossa voz fica diferente quando é gravada?”. Você certamente já se fez essa pergunta, mas sabe a resposta? Bom, caso não saiba, nós sabemos e vamos te contar agora mesmo.

por que a nossa voz fica diferente quando e gravada tricurioso 2

Não dá para negar que a comunicação é um dos fatores mais importantes e precisamos dela em nosso dia a dia. Podemos nos comunicar com outra pessoa fisicamente ou virtualmente, fazendo uso da tecnologia. Certamente você já gravou a sua voz em algum momento e achou bastante estranho o fato de na gravação ela parecer bem diferente do que você ouve normalmente.

A nossa voz e todos os sons que emitimos com a nossa boca são resultados dos sons produzidos pelas vibrações das pregas vocais sob pressão do ar que percorre a laringe. A frequência da nossa voz varia entre 50 e 3400 Hz.

Por que nossa voz fica diferente quando é gravada?

Entenda como ouvimos nossa voz

Caso você não saiba, quando nós falamos para alguma pessoa, o que ela ouve é diferente do que ouvimos. Isso acontece porque quando falamos, as vibrações criadas pelas cordas vocais viajam por dentro de nossa cabeça, passam por músculos, ossos e chegam aos tímpanos. Assim, o que ouvimos é a nossa voz que acabou sendo distorcida durante esse “caminho”.

Quando ouvimos a voz de outras pessoas, o processo é diferente, já que as vibrações chegam à nossa orelha pelo ar, passa pelo canal auditivo e chega até a membrana timpânica que vibra e movimenta os menores ossos do corpo humano: o martelo, a bigorna e o estribo, localizados no ouvido.

Por que nossa voz fica diferente quando é gravada?

Os 3 pequenos ossos do ouvido transmitem o som até a cóclea, que é a camada mais interna do ouvido. Lá existem células que, quando estimuladas pelo som, liberam impulsos nervosos que são transmitidos para o cérebro através do nervo auditivo.

Por que a nossa voz fica diferente quando gravada?

Bom, a nossa voz fica diferente em um áudio, porque nesse caso ela não está sofrendo influência da nossa cabeça. Sendo assim, a voz que ouvimos em uma gravação é de fato a nossa voz de verdade, por mais que não possamos gostar, ou achar feia.

por que a nossa voz fica diferente quando e gravada tricurioso 5

Leia Também: Por que a voz fica rouca quando estamos com a garganta inflamada?
Leia Também: É verdade que a voz envelhece?

Geralmente a voz que ouvimos com a influência da nossa cabeça é mais bonita, mas pode ficar tranquilo, pois a maior parte das pessoas também não gostam das suas vozes e isso é bastante comum.

Você gosta da sua voz? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!