Hoje em dia é difícil achar alguém que não tenha redes sociais. Até mesmo a geração mais velha se rendeu a tecnologia, afinal as redes sociais dão ao usuário a possibilidade de encontrar amigos e até mesmo parentes com apenas um clique ou uma mensagem. Dos últimos anos pra cá, as redes como o Facebook e o Instagram viraram também uma vitrine virtual, onde pessoas podem anunciar seus serviços e produtos.

O problema

Recentemente muitos usuários começaram a reclamar que seus perfis (principalmente no Facebook) estavam sendo desativados sem motivo algum, então decidimos vir aqui debater esse assunto com vocês, apresentando comentários reais e deixando nossa insatisfação com a plataforma.

facebook desativa contas sem motivo

Facebook excluiu sua conta? Você não foi o único!

Nesses últimos dias o meu amigo Eduardo de Castro, que inclusive é o dono do TriCurioso.com, me contou que suas redes sociais haviam sido desativadas, tanto o Facebook, quanto o Instagram. O usuário em questão acabou recebendo e-mails do próprio Facebook alegando que sua conta estava recebendo a tentativa de um acesso estranho, possivelmente de um hacker. Nessa situação, o próprio Facebook o deu a oportunidade de barrar este acesso, porém após ter feito isso, Eduardo nunca mais conseguiu entrar em seu perfil.

Após muito conversar, descobrimos que não era apenas um caso isolado e de má sorte, muitas pessoas estavam reclamando da mesma situação. A seguir, veja alguns depoimentos da página do “Reclame Aqui” do Facebook.com.

“Ontem dia 08/08/2020, minha conta apresentou mensagens solicitando código de SMS enviados ao numero cadastrado e posteriormente sofri bloqueio no instagram e facebook (conta vinculada), me prejudicando, pois o perfil é um mixado de pessoal e profissional.”

“Tenho uma pagina de trabalho somente eu era administradora e do dia para a noite, desapareceu. Agora não consigo editar ela, aparece para mim como se eu fosse qualquer visitante.”

facebook desativa contas sem motivo 2

Além das contas de muitos usuários terem sumido do nada, o Facebook, que possui uma equipe para resolver problemas desse tipo, deixa informado em seu site que por conta da Covid-19 está impossibilitado de atender tais dificuldades. Bizarro, não?

Uma das maiores dificuldades que nosso parceiro Eduardo está passando é o fato de seu Facebook não é apenas uma rede social para ele, mas também sua plataforma de anúncios para seus negócios na internet. Com a sua conta desativada, o usuário perde também a conta onde fazia anúncios há anos, o que acaba prejudicando diretamente seus ganhos, afinal boa parte dos acessos vinham desses anúncios. Lembrando que o dono deste site que foi vitima deste erro já investiu cerca de 30 mil reais apenas este ano em anúncios do Facebook  e nunca foi advertido por nada.

Mas e aí, você também teve sua conta excluída pelo Facebook? Conte para gente no espaço dos comentários!