Connect with us

Hi, what are you looking for?

Curiosidades

Qual é a importância das plantas?

Qual é a importância das plantas?

Sabemos que tudo que existe possui um propósito, certo? Por exemplo, a água existe para que possamos saciar nossa sede, regar as plantas, suprir muitas de nossas necessidades, além de ser o lar de muitos animais marinhos. Todas outras coisas também possuem sua importância, como o sol, o vento, a terra, as plantas e por aí vai.

Por falar em plantas, você já parou para pensar qual é a importância delas? Nem todo mundo já refletiu sobre isso, na verdade não é tão comum encontrarmos pessoas que parem para pensar nisso. Saiba que as plantas não servem apenas para dar uma cor aos ambientes, prepare-se, pois hoje iremos conhecer agora mesmo a importância delas.

Qual é a importância das plantas?

O Que São as Plantas?

Antes de mais nada precisamos entender o que de fato são plantas. As plantas se referem a um grande grupo de organismos eucariotas multicelulares que não possuem a capacidade de se mover. As plantas possuem  células que no geral incluem um ou mais cloroplastos.

São conhecidas mais de 315 mil espécies de plantas no mundo inteiro, sendo que cerca de 290 mil delas possuem flor. As plantas representam um dos maiores e mais biodiversos grupos de seres vivos na Terra, daí dá pra imaginar mais ou menos o tamanho que é esse reino.

Qual é a importância das plantas?

Qual a Importância Delas?

Para começar, se as plantas não existissem, os animais herbívoros acabariam morrendo e consequentemente, os animais carnívoros que se alimentam dos animais herbívoros também acabariam morrendo. São as plantas, juntamente com as algas, produzem o oxigênio necessário para a respiração dos seres vivos.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Além disso, direta ou indiretamente elas fornecem alimento para os animais, incluindo para nós humanos. . Elas participam da fixação do nitrogênio através do mutualismo que exercem com certas bactérias e por fim renovam nosso ar apesar desse papel ser melhor desempenhado pelas algas microscópicas, essas enquadradas no reino dos protozoários e não dos vegetais.

Qual é a importância das plantas?

Além de oferecerem alimento para os seres vivos, as plantas também são uma ótima fonte de matérias primas para as mais variadas indústrias. a indústria farmacêutica também é beneficiada por elas, já que muitas espécies possuem importantes propriedades medicinais.

Não dá para negar que as plantas são diretamente responsáveis pela sobrevivência de diversas espécies, daí podemos perceber o como elas são extremamente importantes.

Qual é a importância das plantas?

Leia Também: Qual a importância da existência das baratas?
Leia Também: Confira as melhores curiosidades sobre as plantas carnívoras

Você já tinha parado para refletir o tanto que as plantas são importantes? É incrível quando paramos e vemos que um ser geralmente tão pequeno e que não se move e nem mesmo pensa possa desempenhar um papel fundamental no planeta.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Gostou da matéria? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!

Advertisement

Leia Mais

Curiosidades

Um dos lançamentos mais esperados do ano, o Disney Plus, ou Disney + gera muita curiosidade em quem ainda não conhece como este novo...