Atualmente temos no mundo cerca de 7.097 idiomas sendo falados, segundo o compêndio Ethnologue que é considerado o maior inventário de línguas do planeta. Acredita-se que ainda possa existir entre cerca de 300 a 400 línguas que ainda não foram catalogadas em algumas regiões do Pacífico e da Ásia.

Com o tempo, algumas línguas foram deixando de ser faladas, outras surgiram e os números foram variando. Pelas contas da ONU, existem cerca de 193 países atualmente, cada um possui seu próprio idioma. Alguns desses países possuem mais de um idioma, mas por falar nisso, afinal de contas, por que existem tantos idiomas no mundo? Já parou para pensar nisso? Confesso que sempre me perguntei e achei que seria maravilhoso se falássemos todos a mesma língua. 

por que existem tantos idiomas no mundo tricurioso 2

influência Social

Sabemos que a humanidade nunca viveu junta, enquanto havia um povo em certo território, do outro lado existia um outro povo que era incomunicável, já que não existiam meios que eles pudessem entrar em contato. Nós humanos nascemos por natureza sem saber falar, então temos que aprender, um exemplo disso é que se o filho de um casal brasileiro, nascer no Brasil e antes de aprender a falar, for para a Itália, ele aprenderá a falar italiano como um nativo de lá. Isso nada mais é do que uma influência social, mas existem também outros meios para que povos diferentes falem línguas diferentes.

Origem dos idiomas

Muitos acreditam que todos os idiomas que falamos hoje vieram de uma língua-mãe que teria surgido a pelo menos, uns 9 mil anos atrás que é a proto-indo-europeu. Países das Américas, Europa e até mesmo da Índia falam línguas que se agrupam nesse filo linguístico. O império Romano teve forte função na formação de boa parte dos idiomas que encontramos atualmente, isso porque conforme o tempo ia passando e novas terras eram conquistadas, a língua falada por esse império, que era o latim, foi imposto ao povo das novas regiões.

Conforme o tempo avançava, o domínio dos césares ia enfraquecendo e começava a se intensificar a construção de dialetos dentro das línguas faladas nas terras conquistadas pelo império romano. Mais tarde esses novos dialetos se transformariam em novos idiomas, foi assim que surgiu o português, italiano e francês, por exemplo. Estima-se que 90% das línguas existentes estejam na boca de apenas 6% da população mundial, fazendo assim que não cheguemos a conhecer todas elas.

Por Que Existem Tantos Idiomas No Mundo?

Resposta Bíblica

A bíblia também trás uma versão sobre a origem dos idiomas. No livro cristão existe uma história bastante conhecida, a da torre de Babel. Na passagem somos apresentados a um povo que falava a mesma língua, até que um grupo partiu do oriente, e acharam uma planície na terra de Sinar. Depois de um tempo morando por lá, eles teriam entrado em consenso de construir uma cidade e uma torre cujo topo tocasse os céus. Tudo isso aconteceu após o dilúvio e o povo teria desobedecido a uma ordem dada por Deus e ficado com medo de que outra grande chuva acabasse com a terra.

Ainda segundo o texto, Deus não teria se agradado da desobediência desse povo e feito com que cada pessoa falasse línguas diferentes, assim eles não teriam como dar continuidade à construção da torre. Esse foi apenas um pequeno resumo da história, falaremos com mais detalhes muito em breve em um post somente sobre isso. Mas vale deixar claro que essa é uma história bíblica e que cada um tem uma opinião própria sobre o assunto.

por que existem tantos idiomas no mundo tricurioso 4

Leia Também: Por Que Alguns Idiomas São Mais Fáceis De Aprender Que Outros?
Leia Também: Quantos Países Tem O Português Como Um De Seus Idiomas?

Seria ótimo se pudéssemos falar todos o mesmo idioma, não acha? Aqueles que não tem facilidade para aprender outros idiomas iriam amar. Caso você não saiba, atualmente o Mandarim é a língua mais falada do mundo, mas quem sabe ainda apareça uma em que todos os habitantes da terra consigam falar fluentemente e entender perfeitamente?

Gostou do post? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar!