Connect with us

Hi, what are you looking for?

Curiosidades

Qual a diferença entre faculdade e universidade?

Qual a diferença entre faculdade e universidade?

Não é novidade para ninguém que a educação é indispensável para qualquer um, tanto que é um direito de todos. Aqui no Brasil a primeira escola surgiu por volta de 1549. De lá pra cá muitas mudanças ocorreram, porém a importância não diminuiu, muito pelo contrário, aumentou bastante.

Por aqui é obrigatório que a criança comece sua vida escolar até no máximo os 4 anos de idade. Conforme os anos vão passando, ainda na escola as pessoas costumam começar a pensar qual profissão querem exercer e muitos já planejam em qual faculdade ou universidade desejam ingressar. Por falar nisso, você já se perguntou qual a diferença entre faculdade e universidade? Se a resposta for sim, continue conosco pois iremos responder agora mesmo.

Qual a diferença entre faculdade e universidade?

Faculdade

No geral, a faculdade é uma instituição de educação que pode ser pública ou privada, ela pode ter propostas curriculares em uma ou mais áreas do conhecimento. Não se sabe ao certo quando surgiu a primeira faculdade do mundo, principalmente pelo fato de que uma faculdade pode ou não estar vinculada a uma universidade.

As faculdades não possuem muitas opções de cursos, justamente por ela focar em poucas áreas como saúde ou engenharia por exemplo. Aqui no Brasil as faculdades somam cerca de 84% das instituições de ensino superior e possuem somente cerca de 29% dos estudantes do país.

Qual a diferença entre faculdade e universidade?

O Ministério da Educação (MEC) como bem sabemos é o órgão responsável por comandar essa área aqui no nosso país e para que uma instituição seja reconhecida como faculdade, ele faz duas exigências, sendo elas:

Advertisement. Scroll to continue reading.
  • Precisa de autorização para criar novos cursos ou programas de ensino;
  • Ter no mínimo um terço do corpo docente com titulação de especialista, isto é, pós-graduação lato sensu.

As faculdades nunca oferecem cursos de extensão e nem programas de iniciação científica.

Universidade

Por outro lado, a universidade é formada por um conjunto de faculdades, imagine como se a universidade fosse um shopping e cada loja é uma faculdade, bom, é basicamente isso. A universidade é uma instituição multidisciplinar e é composta por várias áreas do conhecimento.

Geralmente os campus universitários são enormes e dividido por blocos que podem ser classificados de diversas formas possíveis, seja por letras ou até mesmo pelo nome da área dos cursos que ali se encontram.

Todas as universidades possuem biblioteca e boa parte delas possuem alojamentos para aqueles alunos que moram em cidades que ficam longe do campus. As universidades são ao todo cerca de 8% das instituições de ensino superior do Brasil e recebem cerca de 53% dos alunos.

Para que uma instituição seja considerada universidade, o MEC faz 4 exigências, sendo elas:

  • Ter no mínimo um terço do corpo docente com títulos de mestres e doutores;
  • Ter no mínimo um terço do corpo docente trabalhando exclusivamente na universidade em tempo integral;
  • Oferecer no mínimo quatro programas de pós-graduação, mestrado e doutorado;
  • Possuir produção intelectual relevante do ponto de vista cultural e científico.Qual a diferença entre faculdade e universidade?

As universidades precisam também possuir cursos das áreas de exatas, humanas e biológicas, elas podem também criar novos cursos e programas de ensino sem precisar dá aprovação do MEC. Acredita-se que a Universidade de Bolonha seja a mais antiga do mundo, ela fica localizada na Itália e surgiu por volta de 1088, ou seja, a bastante tempo.

Leia Também: As 5 universidades mais antigas do mundo
Leia Também: Quanto custa uma faculdade nos Estados Unidos?

Advertisement. Scroll to continue reading.

É válido lembrar que sempre que for escolher uma universidade ou faculdade para estudar, sempre é bom dar uma pesquisada para depois não se arrepender.

Gostou da matéria de hoje? Não esquece de comentar e compartilhar esse post!

Leia Mais

Curiosidades

Todos nós sabemos que a morte é algo completamente inevitável e em algum momento ela chegará para todos nós. Muitas pessoas possuem medo de...

Curiosidades

As mitologias estão espalhadas por  toda parte, em todas as culturas e cada uma tem sua identidade. Atualmente, existem pessoas que acreditam em alguma...

Curiosidades

Inúmeros artistas já passaram pelo nosso mundo, todos eles acabam deixando um legado e são lembrados pela forma com que trabalharam. Atualmente existem incontáveis...

Curiosidades

Sabemos que o corpo humano é uma verdadeira máquina e tudo nele deve estar funcionando perfeitamente para que possamos viver tranquilamente. Sabemos que uma...

Curiosidades

Há quem afirme que a língua portuguesa é uma das mais difíceis do mundo, principalmente por conta das inúmeras regras que ela possui. Mas...

Curiosidades

Muitas pessoas sonham em serem uma grande celebridade um dia, além disso, desejam também serem referências e deixarem um legado por aqui. O mundo...

Especial

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Tricurioso. As crianças estão cada vez mais presentes na internet, seja para...

Especial

Todos sabemos que a internet é um local pouco seguro. É certo que já não é o faroeste sem lei, como no início do...