Os feriados são ótimos, principalmente se estivermos em casa, de folga do trabalho  e sem aulas, porque assim nós podemos aproveitar bastante para descansar mais um pouco. Alguns dos feriados possuem um significado forte para muitas pessoas que fazem questão de manter algum tipo de tradição durante eles.

Existem tantos feriados ao longo do ano, muitos deles a maioria das pessoas nem sabem o real significado. Corpus Christi é um dos feriados que comemoramos anualmente, mas você sabe o que está por trás dele? Porque é um feriado? Se você já se fez essas perguntas em algum momento da sua vida, não se preocupe, pois iremos responder agora mesmo.

Como surgiu o feriado de Corpus Christi?

Visão e Milagre

Durante o século XIII, o papa Urbano IV tomou conhecimento do segredo de Juliana de Mont Cornillon, uma freira agostiniana que teve visões de Cristo, onde ele demonstrava um desejo de que o mistério da Eucaristia tivesse uma celebração como destaque. O papa ficou bastante interessado com o fato das visões, mas decidiu aguardar mais um pouco para saber se deveria fazer algo.

Em 1264, na cidade de Bolsena, um sacerdote celebrava a Santa Missa como sempre fazia, porém naquele dia algo diferente aconteceu, ao partir a hóstia, o sacerdote viu sair sangue dela e esse sangue ensopou o corporal, que é o pano que é o pano onde se apoia o cálice e a patena durante a missa.

corpus christi tricurioso3

Na época, a corte do papa ficava na cidade de  Orvieto, então os objetos milagrosos foram levados até lá no dia 19 de  junho em uma grande procissão, essa foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico que se tem notícia.

Início do Feriado

No dia 8 de setembro de 1264, o Papa Urbano IV instituiu que a festa de Corpus Christi (que no latim significa Corpo de Cristo) fosse celebrada na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Menos de 1 mês após instituir a celebração, Urbano IV morreu, assim a festa teve pouca repercussão na época, porém conforme o tempo ia passando, algumas Igrejas começavam a realizar a celebração.

Como surgiu o feriado de Corpus Christi?

Na Alemanha, a festa começou a ser celebrada ainda no século XIII e mais precisamente um pouco antes de 1270, de lá, a festa chegou à França e no restante da Itália. A celebração de Corpus Christi sempre acontece 60 dias após a páscoa, assim podendo cair entre 21 de maio e 24 de junho.

Corpus Christi no Brasil

Por aqui, a cidade de Pirenópolis que fica no estado do Goiás foi uma das primeiras a receber a celebração, isso ocorreu no século  XVIII, quando foi criada a Irmandade do Santíssimo Sacramento. Portugal foi quem criou a tradição de fazer tapetes de serragem colorida e flores do cerrado cobrindo as ruas por onde passa a procissão de Corpus Christi, mas foi aqui no Brasil que essa tradição ganhou força.

corpus christi tricurioso5

Por não ser um feriado nacional, o governo classificou a festividade como sendo ponto facultativo, assim, as empresas e instituições de ensino que decidem se vão funcionar normalmente ou não.

Lembrando que estamos no meio de uma pandemia, então caso você esteja de folga do trabalho ou não terá aula, fique em casa!

Gostou de saber mais sobre o feriado? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!