Connect with us

Hi, what are you looking for?

Curiosidades

Conheça palavras em português que possuem dupla grafia

Conheça palavras em português que possuem dupla grafia

Há quem afirme que a língua portuguesa é uma das mais difíceis do mundo, principalmente por conta das inúmeras regras que ela possui. Mas ainda assim existem pessoas que amam estudar o português e se aprofundar nos conhecimentos que ela pode trazer, afinal de contas, é a principal língua do nosso país.

Existem algumas pessoas que se confundem quanto a forma de escrita de algumas palavras e isso é bem mais comum do que possamos imaginar. Hoje nós trouxemos algumas palavras em português que possuem dupla grafia e muito provavelmente você já ficou na dúvida sobre qual é a forma correta de escreve-las. Você pode conferir a lista agora mesmo.

Conheça palavras em português que possuem dupla grafia

Abdome / Abdômen

É bem mais comum encontrarmos pessoas que escrevem “abdômen”, mas nem todos sabem que “abdome” também está correto. Ambas as formas de escrita se referem à parte do corpo humano que está localizada entre o tórax e a pelve.

Aluguel / Aluguer

Certamente você já alugou algo em algo em algum momento da sua vida, como uma casa ou um carro, por exemplo. Geralmente escrevemos ou falamos algo do tipo “O aluguel da casa está caríssimo!”, mas utilizar a palavra “aluguer” no lugar de “aluguel” também está correto. O fato é que “aluguer” é mais usado no português de Portugal ou na linguagem jurídica.

Assobiar / Assoviar

Você sabe assoviar? Não, eu não escrevi o verbo errado. Por mais que você seja acostumado escrever ou falar “assobiar”, “assoviar” também está correto. Para falar a verdade, a palavra “assobiar” é tida como a mais correta e socialmente aceita, sendo assim a mais utilizada.

Catorze / Quatorze

Talvez essa seja a palavra da língua portuguesa com dupla grafia em que as pessoas mais ficam com dúvidas sobre como escrever ou falar. Embora estejamos bem familiarizados com o numeral 14, não estamos muito familiarizados com a grafia dele. Tanto “catorze” quanto “quatorze”  existem na língua portuguesa e estão corretas.

Arrebentar / Rebentar

Estamos bastante acostumados a falar “arrebentar” quando queremos nos referir ao ato de estourar, explodir, partir ou destruir, mas o que nem todos sabem é que “rebentar” também é uma forma correta para o verbo.

Bêbado / Bêbedo

Quando queremos nos referir a uma pessoa que se encontra embriagada ou alcoolizada, utilizamos o adjetivo “bêbado”, mas embora você ache estranho, a grafia “bêbedo” também está correta na língua portuguesa.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Maquiagem / Maquilagem

Esse é mais um dos casos de dupla grafia em que nem todos sabiam que existia. É bastante comum falarmos algo do tipo “Ela irá fazer a maquiagem hoje em uma amiga.”, mas se trocarmos “maquiagem” por “maquilagem”, a frase continua correta.

Relampear / Relampejar

Provavelmente esse seja um dos casos de dupla grafia onde as pessoas não possuem tanta dúvida. Tanto a palavra “relampear” quanto “relampejar” estão corretas e podem ser usadas sempre que quisermos referir o ato de ocorrer relâmpagos.

Conheça palavras em português que possuem dupla grafia

Leia Também: Palavras em português que não possuem tradução para o inglês
Leia Também: Palavras que não possuem tradução para o português

Esses foram apenas alguns exemplos de palavras que possuem dupla grafia, mas existem muitas outras espalhadas pela língua portuguesa. Continue nos acompanhando, pois muito em breve voltaremos a falar de assuntos parecidos com este.

Conhece mais alguma palavra que possui dupla grafia? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!

Leia Mais

Curiosidades

Existem diversos animais domésticos espalhados pelo mundo e a maior parte deles, como bem sabemos são cães e gatos. Mas também sabemos que cuidar...

Curiosidades

Desde a época da escola estamos acostumados a ouvir bastante sobre os mais variados países que existem pelo mundo. Sabemos que cada um dos...

Bizarro

Em um mundo tão vasto igual a esse que vivemos, é fácil de nos depararmos com qualquer tipo de coisa, sejam elas estranhas ou...