Com tantas doenças que existem espalhadas por aí, é fácil de se imaginar que a ciência trabalha duro para achar meios de combatê-las, seja por via de medicamentos ou até mesmo dos tratamentos que podem durar meses e até anos.

Os tratamentos médicos muitas vezes são a única saída para combater determinada doença, já existem diversos e entre eles está a hormonioterapia, você já ouviu falar? Bom, prepare-se, pois  hoje iremos descobrir o que é, para que serve  e como funciona.

hormonioterapia tricurioso2

O que é?

A hormonioterapia é basicamente uma das várias formas  utilizadas para tratar pessoas com câncer. Mas os tipos de câncer que têm relação com hormônios são os mais indicados para receber o tratamento, uma vez que esses o ajudam a crescer e se disseminar. Muitos cânceres surgem em locais que são estimulados normalmente por hormônios, como é o caso da mama e a próstata.

A hormonioterapia começou a ser utilizada primeiramente para combater o câncer de mama, mas sua eficácia o levou a ser utilizado também em outros tipos de câncer, como o de próstata, ovário, tireoide, endométrio, entre outros.

O que é hormonioterapia?

Como funciona?

Existem duas formas diferentes na qual a hormonioterapia pode funcionar, são elas:

  1. Através da supressão da produção de hormônios, com o objetivo de privar as células do câncer dos hormônios necessários para o seu crescimento e disseminação;

  2. Através do bloqueio dos receptores de hormônios nas células cancerosas, chamado de bloqueio periférico.

hormonioterapia tricurioso4

Nos dois casos casos, ocorre a diminuição da velocidade de multiplicação celular e a morte celular programada. Isso faz com que a doença apresente uma certa melhora. Além disso, o bloqueio da ação hormonal também pode ser obtido por meios de procedimentos cirúrgicos, como a remoção dos testículos no caso do câncer de próstata, ou ainda por radiação.

Efeitos colaterais

Praticamente todos os tratamentos apresentam efeitos colaterais e esse por ser um tratamento de câncer, não seria nada diferente. Mas diferente da quimioterapia, a hormonioterapia não agride tanto o organismo.

O que é hormonioterapia?

Os efeitos colaterais desse tratamento estão diretamente ligados à ausência dos hormônios ao longo do tratamento. Entre alguns dos possíveis sintomas adversos estão a redução da libido, alterações menstruais, ondas de calor no corpo e ganho de peso. Além disso, pode ocorrer também pode ocorrer ressecamento da pele e vagina, impotência, mudanças de humor, alteração dos níveis de colesterol sanguíneo e maior risco de trombose.

Duração do tratamento

Não dá para dizer exatamente duração normal do tratamento de hormonioterapia, já que ele é planejado de acordo com o tipo de doença e varia de paciente para paciente. Normalmente, o tempo de duração do tratamento pode chegar até 5 anos, porém, como já foi falado, pode variar.

O que é hormonioterapia?

Leia Também: Homens podem ter câncer de mama?
Leia Também: Afinal, as torres de celular podem realmente causar câncer?

É sempre muito importante que o paciente siga à risca todas as recomendações médicas. Afinal de contas, qualquer tipo de tratamento só vai funcionar perfeitamente se for acompanhado por alguém que entende do assunto.

Você já conhecia esse tipo de tratamento? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar o post!