Desde pequenos estamos acostumados a ouvir perguntas do tipo: “O que você quer ser quando crescer?” e consequentemente começamos a pensar sobre isso. Mas obviamente, para algumas profissões específicas, precisamos ingressar na faculdade e nos formarmos.

Por falar em faculdade, se você está perto de concluir o ensino médio, é muito provável que esteja se preparando para dar um novo passo rumo ao futuro. É bastante comum nessa fase ouvirmos alguns termos como bacharelado e licenciatura, mas você sabe qual é a diferença entre eles? Caso não saiba, prepare-se, pois iremos te explicar, pois é algo extremamente importante e que irá lhe ajudar a escolher qual graduação fazer.

qual a diferenca entre bacharelado e licenciatura tricurioso 2

O que é Graduação?

Antes de tudo precisamos entender o que é graduação. Pode até parecer uma pergunta boba, mas muitas pessoas possuem essa dúvida, então vamos lá. Graduação nada mais é do que o nível de ensino que vem após o Ensino Médio, que é quando o aluno conclui a chamada educação básica.

O termo em questão é utilizado para se referir a uma formação superior completa, que permite a determinada pessoa exercer a profissão para a qual se graduou, assim podendo ocupar uma vaga mais qualificada no mercado de trabalho e de certa forma, com uma remuneração melhor.

Qual A Diferença Entre Bacharelado E Licenciatura?

O que é Bacharelado?

O bacharelado tem como principal foco formar profissionais que possuem interesse de atuar ativamente no mercado de trabalho, exercendo ativamente a profissão que escolheram seguir. O bacharel pode trabalhar em diversas áreas, como por exemplo, ser médico, administrador, engenheiro ou até mesmo advogado.

Apesar de possuir um amplo conhecimento em determinada área, um bacharel não está apto para dar aulas, a não ser que ela tenha cursado durante a graduação, além das matérias do bacharelado, as disciplinas voltadas para a área de educação. Os cursos de bacharelado possuem uma duração média entre 3 e 6 anos, mas isso irá varias bastante dependendo do curso e da faculdade em que a graduação está sendo feita.

qual a diferenca entre bacharelado e licenciatura tricurioso 4

O que é licenciatura?

Para os estudantes que optam pela modalidade de licenciatura, esses irão aprender a ensinar o seu ofício. Sendo assim, o licenciado possui permissão para dar aulas sobre o curso que escolheu, principalmente para os níveis do Ensino Fundamental e Médio. O currículo do licenciado conta com disciplinas ligadas à pedagogia e à didática.

Quando o profissional obtém um diploma de licenciatura em matemática, por exemplo, ele pode dar aulas em escolas da rede pública e privada, além de aulas particulares. Caso você tenha interesse em dar aulas no Ensino Superior, é necessário que possua no mínimo um diploma de pós-graduação.

Qual A Diferença Entre Bacharelado E Licenciatura?

Leia Também: Qual A Diferença Entre Faculdade E Universidade?
Leia Também: Quanto Custa Uma Faculdade Nos Estados Unidos?

Se você possuía dúvidas quanto as diferenças entre o bacharelado e a licenciatura, certamente agora não possui mais. Mas vale lembrar que se  ainda não sabe qual graduação fazer, você pode realizar um teste vocacional para ver qual área mais se encaixa no seu perfil e assim, quando se formar, certamente você será um excelente profissional.

Você já sabia da diferença entre bacharelado e licenciatura? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!