Connect with us

Hi, what are you looking for?

Curiosidades

Você sabe de onde vem o vento?

Você sabe de onde vem o vento?

Existem aquelas pessoas que dizem que só acreditam em algo que vê, bom, nós não vemos o vento, mas sabemos que ele existe, certo? Ele balança as cortinas, as folhas das árvores e se deixarmos as janelas abertas ele entra e bagunça tudo dependendo da força.

Você já parou para pensar o quanto o vento é um dos eventos mais belos da natureza e ao mesmo tempo intrigante? Principalmente porque não enxergamos ele, mas afinal de contas, de onde vem o vento? Se você já se perguntou isso, nós temos a resposta e você irá conferi-la agora mesmo.

Antes de mais nada, precisamos entender um pouco mais sobre o ar e a pressão atmosférica, assim fica mais fácil podermos compreender como ocorre a formação do vento.

O Que é o Ar?

O ar, assim como a água é um elemento bastante fundamental para os seres vivos, ele é uma mistura de gases que estão presentes na atmosfera terrestre, são eles: nitrogênio (78%), oxigênio (21%), vapor de água (entre 0 e 7%), ozônio (1%), dióxido de carbono (1%), hidrogênio (1%) e gases nobres (1%).

Todas essas moléculas ficam em rápido movimento continuamente e colidem umas com as outras e com os objetos que se encontram ao redor. O ar que respiramos é encontrado na troposfera que é a camada mais próxima da superfície terrestre e contém cerca de  75% da massa atmosférica.

Você sabe de onde vem o vento?

Conceito de Pressão Atmosférica

A pressão atmosférica acontece pela quantidade de força com que as moléculas encontradas no ar se chocam e se concentram. A pressão atmosférica pode variar de acordo com a altitude, ou seja, enquanto maior a altitude, menor será a pressão e enquanto menor a altitude, maior será a pressão exercida na superfície terrestre.

Vale deixar claro também que se a força exercida pelo ar em certo ponto aumenta, consequentemente a pressão também aumentará.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Formação do Vento

O vento é formado pela força da pressão atmosférica . Consiste basicamente no deslocamento das massas de ar que é consequência  do movimento das moléculas no ponto em que a pressão atmosférica é mais alta, em direção ao ponto em que ela é mais baixa, isso está  diretamente relacionado à altitude, como já falamos mais acima.

O vento pode ocorrer em diferentes escalas, desde leves brisas, até fortes rajadas que duram vários minutos.

Você sabe de onde vem o vento?

Os ventos fortes são causados principalmente quando a pressão atmosférica é tão grande que faz como que o ar escape rapidamente para um outro local. O que também interfere na intensidade do ar na terra são as massas de ar criada na exposição solar no mar ou no solo que provoca o aquecimento do ar e assim força para que ele fique mais leve e se mova, assim dando lugar ao ar mais frio.

Não conseguimos ver o vento porque os gases que compõe a atmosfera são incolores. Todas as cores que conseguimos enxergar atravessam o ar, se existisse na nossa atmosfera algum gás como por exemplo o vapor de iodo, nós enxergaríamos o ar com uma coloração violeta, seria demais não é?

Leia Também: Por que nossos lábios são vermelhos?
Leia Também: Por que a cor azul é tão rara na natureza?

Interessante, não acha? Comenta aqui o que achou da matéria e não esquece de compartilhar!

Leia Mais

Bizarro

Ao longo da história diversos casos bizarros aconteceram ao redor do mundo, alguns chamaram mais atenção que outros. Isso acontece devido ao grau de...

Curiosidades

Existem diversos tipos e espécies de animais espalhados pelo mundo, não dá para saber ao certo quantos deles habitam por aqui, inclusive existem espécies...

Curiosidades

As bruxas já foram seres bastante temidos, inclusive houveram diversas perseguições à mulheres acusadas de bruxaria, muitas delas chegaram até serem mortas, queimadas em...

Bizarro

As bizarrices estão espalhadas pelo mundo inteiro e não é de hoje. Como bem sabemos, essas bizarrices podem ser encontradas nos mais variados setores,...

Curiosidades

O reino animal é vasto, como vem e pode encontrar uma grande variação de espécies que acabam dividindo as opiniões, no final das contas,...

Curiosidades

Existem inúmeras espécies de plantas espalhadas pelo mundo, algumas pessoas inclusive possuem umas em casa, principalmente para dar uma cor aos ambientes. Já falamos...