Existem aquelas pessoas que dizem que só acreditam em algo que vê, bom, nós não vemos o vento, mas sabemos que ele existe, certo? Ele balança as cortinas, as folhas das árvores e se deixarmos as janelas abertas ele entra e bagunça tudo dependendo da força.

Você já parou para pensar o quanto o vento é um dos eventos mais belos da natureza e ao mesmo tempo intrigante? Principalmente porque não enxergamos ele, mas afinal de contas, de onde vem o vento? Se você já se perguntou isso, nós temos a resposta e você irá conferi-la agora mesmo.

voce sabe de onde vem o vento tricurioso 2

Antes de mais nada, precisamos entender um pouco mais sobre o ar e a pressão atmosférica, assim fica mais fácil podermos compreender como ocorre a formação do vento.

O Que é o Ar?

O ar, assim como a água é um elemento bastante fundamental para os seres vivos, ele é uma mistura de gases que estão presentes na atmosfera terrestre, são eles: nitrogênio (78%), oxigênio (21%), vapor de água (entre 0 e 7%), ozônio (1%), dióxido de carbono (1%), hidrogênio (1%) e gases nobres (1%).

Todas essas moléculas ficam em rápido movimento continuamente e colidem umas com as outras e com os objetos que se encontram ao redor. O ar que respiramos é encontrado na troposfera que é a camada mais próxima da superfície terrestre e contém cerca de  75% da massa atmosférica.

Você sabe de onde vem o vento?

Conceito de Pressão Atmosférica

A pressão atmosférica acontece pela quantidade de força com que as moléculas encontradas no ar se chocam e se concentram. A pressão atmosférica pode variar de acordo com a altitude, ou seja, enquanto maior a altitude, menor será a pressão e enquanto menor a altitude, maior será a pressão exercida na superfície terrestre.

Vale deixar claro também que se a força exercida pelo ar em certo ponto aumenta, consequentemente a pressão também aumentará.

voce sabe de onde vem o vento tricurioso 4

Formação do Vento

O vento é formado pela força da pressão atmosférica . Consiste basicamente no deslocamento das massas de ar que é consequência  do movimento das moléculas no ponto em que a pressão atmosférica é mais alta, em direção ao ponto em que ela é mais baixa, isso está  diretamente relacionado à altitude, como já falamos mais acima.

O vento pode ocorrer em diferentes escalas, desde leves brisas, até fortes rajadas que duram vários minutos.

Você sabe de onde vem o vento?

Os ventos fortes são causados principalmente quando a pressão atmosférica é tão grande que faz como que o ar escape rapidamente para um outro local. O que também interfere na intensidade do ar na terra são as massas de ar criada na exposição solar no mar ou no solo que provoca o aquecimento do ar e assim força para que ele fique mais leve e se mova, assim dando lugar ao ar mais frio.

Não conseguimos ver o vento porque os gases que compõe a atmosfera são incolores. Todas as cores que conseguimos enxergar atravessam o ar, se existisse na nossa atmosfera algum gás como por exemplo o vapor de iodo, nós enxergaríamos o ar com uma coloração violeta, seria demais não é?

voce sabe de onde vem o vento tricurioso 6

Leia Também: Por que nossos lábios são vermelhos?
Leia Também: Por que a cor azul é tão rara na natureza?

Interessante, não acha? Comenta aqui o que achou da matéria e não esquece de compartilhar!