Connect with us

Hi, what are you looking for?

Curiosidades

Qual a diferença entre série e seriado?

Qual a diferença entre série e seriado?

Os programas televisivos passaram por diversas evoluções e mudanças ao longo dos anos. Diversos formatos começaram a surgir com o tempo e boa parte deles acabaram agradando bastante o público, mas como bem sabemos, existem algumas outras que não se saem tão bem.

Atualmente diversas emissoras produzem série e seriado e algumas dessas produções cativam tanto o público que começam a ganhar destaques internacionais. Por falar nisso, você sabia que existe diferença entre série e seriado? Muitas pessoas não sabem, mas existem sim. Hoje você irá descobrir quais são as principais diferenças entre essas produções e exemplos de cada uma delas.

Séries

Para que possamos definir uma série, uma das principais características dela é o gancho que existe entre o episódio atual com o próximo a ser exibido. Sendo assim, a principal narrativa da série deve ser contada de uma forma que ela “abrace” todos os episódios de uma ou mais temporadas.

Isso não impede que a série tenha alguns pequenos ganchos soltos ao longo das temporadas, como por exemplo, um episódio especial de Halloween ou de natal que fuja da narrativa principal. Game of Thrones, Lost, How To Get Away With Murder, Stranger Things e Grey’s Anatomy são alguns dos exemplos de séries.

Qual a diferença entre série e seriado?

Seriado

Se por um lado a série possui um gancho contínuo que pode se estender por uma ou mais temporadas, o seriado é diferente. Nesse tipo de programa televisivo, o gancho é concluído em um único episódio. Sendo assim, os episódios de um seriado podem ser assistidos aleatoriamente, pois não vai nos impedir de entender a trama.

Mas nada disso quer dizer que o seriado não pode ter uma trama maior que dure a temporada inteira, muito pleo contrário, pode sim, porém não essa trama não é o foco principal da produção. Drake e Josh, Modern Family, Os Simpsons, The Big Bang Theory e Friends são alguns exemplos de seriados.

Vale destacar também que além de série e seriado existe também a sitcom. Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre esse tipo de produção, mas sabe exatamente o que ela é? Bom, sitcom nada mais é do que um estilo específico de seriado onde no geral, as narrativas abordam assuntos do dia a dia, as relações interpessoais de amizade, de família e amorosas, assim como sobre a rotina e trabalho.

Além disso, outras características fundamentais do formato são a curta duração dos episódios que são no máximo de 30 minutos, a comédia e os cenários fixos. Friends, Sai de Baixo e The Big Bang Theory são exemplos de sitcoms.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Qual a diferença entre série e seriado?

Leia Também: 5 séries que tiveram seus protagonistas demitidos!
Leia Também: As 5 melhores séries da Nickelodeon

Você sabia dessas diferenças? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!

Advertisement

Leia Mais

Curiosidades

Inúmeros artistas já passaram pelo nosso mundo, todos eles acabam deixando um legado e são lembrados pela forma com que trabalharam. Atualmente existem incontáveis...