Diariamente a nossa alimentação é basicamente composta por 3 refeições principais, o café da manhã, o almoço e a janta, todas elas são extremamente  essenciais, por isso sempre nos é aconselhado a comer bem e de forma saudável, para assim evitar sérios problemas que podem ocorrer com a nossa saúde.

Tanto a manteiga quanto a margarina são produtos bastante usados na culinária hoje em dia, elas são extremamente saborosas, porém quando são usadas em excesso, não são nenhum pouco saudáveis. As duas estão sempre presentes no nosso dia a dia, mas você sabe a diferença entre elas? Se você já teve ou tem essa dúvida, continua com a gente, pois iremos responder agora mesmo.

Qual a diferença entre manteiga e margarina?

Manteiga

A manteiga tem origem totalmente animal, já que ela é feita a partir da gordura do leite da vaca. No processo de fabricação, a gordura do leite é separada do resto dos componentes, assim conseguindo obter a nata que é batida até ficar cremosa e poder passar pelo processo de pasteurização, que nada mais é do que esterilização para assim evitar o surgimento de bactérias.

Como é feita a partir da gordura do leite, a manteiga possui altos níveis de colesterol e gorduras saturadas. A manteiga também é rica em ômega 6, que como bem sabemos, é um ácido graxo essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. O consumo da manteiga é recomendado para pessoas desportistas, desde que seja dentro de uma dieta sã e equilibrada.

Qual a diferença entre manteiga e margarina?

Margarina

Diferente da manteira, a margarina possui origem vegetal. Durante o processo de fabricação, o óleo de milho ou girassol é submetido à hidrogenação que é quando as partículas de hidrogênio são incorporadas à margarina em temperaturas bastante elevadas e de maneira artificial.

Durante esse processo, parte das gorduras insaturadas acabam se transformando em gordura trans, o tipo de gordura não muito comum de ser encontrado na natureza. A margarina aumenta o risco do organismo desenvolver doenças coronarianas, além disso, também aumenta os níveis de glicose facilitando o desenvolvimento de diabetes.

Qual a diferença entre manteiga e margarina?

Por um longo período de tempo, acreditou-se que a margarina era melhor que a manteiga, ainda hoje há quem acredite nisso, porém, como vimos aqui, não é bem assim. A manteiga de fato possui mais gordura e colesterol, porém a margarina é a mais nociva à saúde. Obviamente não podemos deixar de lembrar que deve-se tomar bastante cuidado ao consumir ambos os produtos.

Leia Também: O Que É Mais Saudável: Manteiga Ou Margarina?
Leia Também: Quais São Os Benefícios Da Manteiga De Cacau Para A Saúde?

Especialistas afirmam que uma colher de chá de manteiga por dia é o bastante. Existe também a opção de comprarmos margarina sem gordura trans, serve principalmente para pessoas com doenças cardíacas e que possuem colesterol alto, assim, diminuindo o risco de agravar as condições de saúde.

Gostou da matéria de hoje? Não esquece de comentar e compartilhar esse post!