Já parou para pensar quais são as cobras mais venenosas do mundo? O reino animal é bem vasto e possui uma variação enorme de seres que na grande maioria das vezes chamam bastante a nossa atenção. Ao mesmo tempo que podemos encontrar criaturas fascinantes no reino animal, também podemos dar de cara com aquelas que são extremamente perigosas, como é o caso das cobras.

Leia Também: As cobras têm ossos?

Por falar nisso, não é de hoje que as cobras enchem as pessoas de medo e isso é até normal visto que boa parte delas são venenosas. Bom, sem mais enrolações, hoje nós preparamos uma lista com as 5 cobras mais venenosas do mundo e conheceremos elas agora mesmo.

quais sao as cobras mais venenosas do mundo 2

5. Cobra da Morte

Para iniciar nossa lista das cobras mais venenosas do mundo, essa que com um nome desse é quase impossível não ter medo, não é mesmo? Mas ainda estamos na quinta posição dessa lista. Encontrada na Austrália, a Acanthophis Antarcticus pertence à ordem Squamata sub-ordem Ofídia e família Elapidae. Essa cobra ficou popularmente conhecida como “cobra da morte” por não oferecer a menor chance às suas presas. 

As presas da cobra da morte são mais longas do que qualquer outra cobra australiana e o seu veneno pode matar uma pessoa em até 6 horas após a picada. Além disso tudo, essa cobra é uma mestre da camuflagem, graças as suas faixas pelo corpo ela consegue se esconder sob a folhagem e detritos em bosques, arbustos e pastagens.

Quais São as Cobras Mais Venenosas do Mundo?

4. Mamba-Negra

Certamente você já deve ter ouvido falar da Mamba-negra, mas sabe o tamanho do perigo que ela representa? Nativa do continente africano, essa cobra possui poucos predadores naturais e a sua picada pode imobilizar a vítima em questão de minutos. Pensa que parou por aí? Saiba que em superfícies adequadas, a Mamba-negra pode se mover a velocidades de até 16 km/h.

O veneno dessa cobra é composto principalmente de neurotoxinas e é tão potente que dependendo da picada, pode matar uma pessoa em 15 minutos. Caso o soro antiofídico não seja administrado, a vítima tem grandes chances de morrer. Mas vale deixar claro que a Mamba-negra ataca humanos apenas caso se sinta ameaçada ou encurralada. 

quais sao as cobras mais venenosas do mundo 4

3. Bungarus Candidus

Conhecida popularmente como Krait Malasiana ou Krait Azul, essa cobra  pode ser encontrada no oeste da Ásia e na Indonésia. Ela possui hábitos noturnos e é extremamente agressiva quando se sente ameaçada. A Bungarus Candidus se alimenta principalmente de outras serpentes e até mesmo canibalizam outras de sua espécie. Além disso ela pode se alimentar também de pequenos mamíferos, lagartos e sapos.

O veneno dessa cobra possui potentes neurotoxinas que acabam destruindo o sistema nervoso e resulta na paralisia muscular. A Bungarus Candidus possui um veneno tão letal aos seres humanos que 50% das vítimas morrem mesmo após a aplicação do soro antiofídico.

quais sao as cobras mais venenosas do mundo 5

2. Taipan do Continente

Nativa da Austrália, essa é de longe uma das cobras mais letais que se tem conhecimento. Embora seja uma das mais venenosas do mundo, a Taipan é um animal tímido e muito tranquilo. Apenas uma mordida dela é capaz de matar até 100 homens em 40 minutos. Mas engana-se quem pensa que ela morde apenas uma vez, a Taipan pode morder sua vítima até três vezes seguidas.

O veneno dessa cobra  é capaz de paralisar o sistema nervoso da vítima e coagular o sangue. Além disso é capaz de bloquear os vasos sanguíneos e consumir os fatores de coagulação.

Quais São as Cobras Mais Venenosas do Mundo?

1. Cobra-do-mar-pelágio

Para finalizar nossa lista das cobras mais venenosas do mundo, uma espécie marinha. Essa é uma cobra que vive no mar e nos oceanos Atlântico e Pacífico, mas também pode pode ser encontrada na Costa Rica. O veneno da Cobra-do-mar-pelágio é ainda mais potente que o da Taipan.

Apenas alguns miligramas do veneno dessa cobra é o suficiente para matar até 1 mil homens adultos. Apesar disso tudo, ela também não é uma cobra agressiva e ataca apenas quando se sente ameaçada.

 
quais sao as cobras mais venenosas do mundo 7

Leia Também: O Que Devemos Fazer Em Caso De Picada De Cobra?
Leia Também: Por que os gatos gostam de tomar sol?

O reino animal é tão vasto que vez ou outra acabamos descobrindo novas espécies e por isso ainda possa ser que em algum momento seja descoberta uma nova espécie de cobra que seja ainda mais venenosa. Continue nos acompanhando, pois em breve vamos falar curiosidades sobre cobras aqui no blog.

Já conhecia alguma dessas cobras mais venenosas do mundo? Comenta aqui embaixo e não esquece de compartilhar esse post com os seus amigos!