Existem comidas para todos os gostos ao redor do mundo e praticamente sempre aparecem receitas novas para nos deliciarmos. Mas também existem receitas bem antigas que foram passadas de geração em geração que são simples e fazem parte do nosso dia a dia.

Falando em receitas, certamente você já utilizou molho e extrato de tomate em algumas, mas sabe a diferença entre eles? Engana-se quem pensa que são a mesma coisa. Prepare-se, pois iremos descobrir agora mesmo.

molho de tomate e extrato de tomate qual a diferenca entre eles tricurioso 2

Extrato de Tomate

O extrato de tomate é a versão mais concentrada por se tratar de fato da polpa do tomate. Sendo assim, é necessário dilui-lo antes de utilizar em alguma receita. Sal e açúcar são adicionados ao extrato e isso faz ele ficar ainda mais saboroso. Por ser mais concentrado, o extrato proporciona molhos mais densos, cheios de cor e principalmente sabor.

O extrato é indicado principalmente para ser usado como base de molhos, por isso é uma ótima opção receitas como lasanha, arroz de forno à parmegiana e até mesmo panquecas. Além disso dá pra utilizar o extrato de tomate em diversas outras receitas deliciosas.

Molho e Extrato de Tomate: Qual a Diferença Entre Eles?

Molho de Tomate

Diferente do extrato, o molho de tomate é o tomate já processado e diluído, assim ficando mais líquido e pronto para ser incluso nas receitas. Além disso, o molho costuma vir temperado com sal, especiarias e ervas, como manjericão, orégano, cebola e alho.

O molho de tomate é bastante indicado para receitas como molho para cachorro quente e pizza. Além disso é possível utilizar em outras receitas que pedem um molho mais prático ao mesmo tempo que é saboroso. O molho de tomate é a opção mais comum nos mercados já que ele é mais prático para o consumo e é ideal para quem gosta de otimizar o tempo na cozinha, preparando receitas fáceis, rápidas e saudáveis.

Molho e Extrato de Tomate: Qual a Diferença Entre Eles?

Benefícios do Tomate

Aproveitando que estamos falando de molho e extrato de tomate, nada mais justo que falar dos benefícios do próprio tomate, não é mesmo? Bom, o tomate é uma fruta muito rica em nutrientes, sendo importante para a manutenção da saúde e bem estar. Ele é muito conhecido principalmente pela presença de vitamina C, que ajuda a melhorar o sistema imunológico e na absorção do ferro nas refeições.

Alguns estudos apontam que consumir tomate ajuda a proteger a pele contra os danos que são causados pelo Sol, pela luz ultravioleta, que é principalmente um dos principais vilões na causa das rugas e das linhas finas. Além disso, o pigmento responsável pela cor vermelha do tomate é também importante na manutenção da saúde, além de existir casos relacionados com a prevenção de doenças.

Outros benefícios são:

  1. Previne câncer de próstata;
  2. Combate problemas cardiovasculares;
  3. Ajuda na saúde visual, da pele e dos cabelos;
  4. Ajuda a regular a pressão arterial;
  5. Fortalece o sistema imunológico.
molho de tomate e extrato de tomate qual a diferenca entre eles tricurioso 5

Agora que você sabe a diferença entre molho e extrato de tomate, pode ficar atento para melhorar ainda mais as suas receitas. Continue nos acompanhando, pois sempre estamos postando diversas curiosidades que com toda certeza você irá amar.

Gostou do post de hoje? Não esquece de comentar e compartilhar!