Não é novidade para ninguém que existem vários idiomas espalhados pelo mundo e todos eles possuem uma história ao longo dos anos. Cada língua possui uma extrema importância e isso é completamente inegável.

A língua portuguesa é a língua oficial do Brasil e de mais 9 países que estão espalhados por vários continentes: América, Europa, Ásia e África. Os países que falam português são chamados de comunidade lusófona, mas isso vamos entender no decorrer do post. Sem mais enrolações, vamos descobrir agora a origem da língua portuguesa.




voce sabe como surgiu a alingua portuguesa tricurioso 2

O Início de Tudo

Você provavelmente deve saber que a língua portuguesa é descendente do Latim, certo? Se a resposta for sim, já é um ótimo início. O latim é o idioma usado na região de Roma há milhares de anos. O primeiro marco para o surgimento da língua portuguesa ocorreu no século II a.C., bastante tempo não é mesmo?

Portugal e Espanha eram domínio do Império Romano a mais de 2000 dois mil anos, e estes conquistadores falavam latim, uma língua que eles impuseram aos conquistados. Mas engana-se quem pensa que era o latim culto usado pelas pessoas cultas de Roma e escrito pelos poetas e magistrados. Esse era o popular latim vulgar, falado pela população em geral. Isto aconteceu porque a população local entrou em contato com soldados e outras pessoas incultas, não magistrados.

Você Sabe Como Surgiu a Língua Portuguesa?

As Modificações

A partir de 409 d.C., o povos germânicos também chegam na Península Ibérica e assim começaram a causar novas modificações no idioma. Isso demorou mais ou menos 300 anos, até que eles invadiram a região os povos árabes e mais mudanças apareceram. Com a expulsão dos árabes, o galego-português, falado no Condado da Galiza, fica consolidado como a língua falada no Condado Portucalense, território onde se iniciou Portugal.




Chegada no Brasil

Conforme foi acontecendo a expansão marítima portuguesa, o português foi levado à todas as colônias portuguesas. Com o início efetivo da colonização portuguesa em 1532, a língua portuguesa começa a ser transportada para o Brasil. Com o tempo, mais nativos portugueses foram chegando ao Brasil e a língua passa a ter forte presença na comunidade. Isso torna-se mais intenso com a chegada da família real ao Rio de Janeiro em 1808.

A língua portuguesa tem como base o latim, mas também traz elementos árabes, alemão, entre outros. Incrível ver como se dá a evolução de uma língua, não acha? Vários anos se passaram até o português chegar ao ponto em que estamos hoje.

voce sabe como surgiu a alingua portuguesa tricurioso 4

Leia Também: Conheça palavras em português que possuem dupla grafia
Leia Também: Palavras em português que não possuem tradução para o inglês

Estima-se que a língua portuguesa possui cerca de 252 milhões de falantes ao redor do mundo. O maior expoente em termos de extensão territorial e número de falantes é o Brasil. Além disso, ela é a língua mais falada no hemisfério sul.

Gostou de conhecer mais sobre a língua portuguesa? Comenta aqui embaixo e não esquece de compartilhar esse post!