Existem algumas pessoas que possuem uma memória ótima e conseguem se lembrar de praticamente todas as coisas. As lembranças são bastante importantes para nós, algumas são tão especiais que não queremos esquecer.

Muitas vezes temos algo para contar a alguém, ou temos uma prova pra fazer, ou até mesmo temos que lembrar o nome de alguma medicação, mas e quando esquecemos? Ficamos bastante nervosos, principalmente quando acontece em questão de segundos, mas você sabe porque e como isso acontece? É o que vamos descobrir agora mesmo!




por que nos esquecemos de algumas coisas tricurioso 2

O Cérebro

Dentre tantas funções que o nosso cérebro têm, está entre elas guardar as lembranças, sejam boas, ruis ou simplesmente lembranças do dia-a-dia. Apesar de ter essa função, nosso cérebro “salva” apenas coisas importantes em nossa memória. Isso acontece principalmente porque não há como armazenar uma quantidade imensa de informações.

Conforme nossa atenção e concentração, ele começa a selecionar o que é mais importante. Pessoas que não comem bem, que são sedentárias, que fazem o uso de algum tipo de droga, ingerem bebida alcoólica e até principalmente as pessoas com Alzheimer possuem uma memória mais enfraquecida. Tudo isso faz com que o cérebro comece a armazenar menos informações que o normal.




Por que nos esquecemos de algumas coisas?

Tipos de Memória

Nos últimos anos, a psicologia cognitiva afirmou que existem 2 tipos de memória. A primeira é a memória a curto prazo, ou memória de trabalho, essa é a que usamos no nosso dia-a-dia. É esse tipo de memória serve para guardar as lembranças que podem ser passageiras.

O outro tipo é a memória de longo prazo, que diferente da memória a curto prazo. Essa é aquela memória que guarda informações, experiências e aprendizados que levamos para a nossa vida inteira.

por que nos esquecemos de algumas coisas tricurioso 4

Por Que Nos Esquecemos?

Muitas vezes quando esquecemos de algo em um curto espaço de tempo é porque nos distraímos com algo, ou o nosso cérebro começou a processar alguma outra informação, como por exemplo, ter lembrado de algo que deveríamos fazer.

Com a correria do dia a dia, acabamos não prestando atenção aos detalhes e isso também facilita para que esqueçamos as coisas com mais facilidade em um curto período. Quando o nosso cérebro recebe novas informações, ele tenta sobrepor essas novidades às experiências anteriores que teve.

Por que nos esquecemos de algumas coisas?

Leia Também: Do que são feitas as vacinas?
Leia Também: Por que devemos mastigar bem os alimentos?

Cuidar da bem da nossa saúde, além de ler bastante e exercitar o nosso cérebro nos ajuda a ter uma memória melhor e mais saudável, assim nossas memórias não ficam vagando por aí e conseguimos deixá-las armazenadas por um longo período de tempo.

Gostou do assunto de hoje? Comenta e compartilha esse post!