Diversos métodos já foram criados ao longo da história, eles servem para ajudar em alguns processos. A borracha surdiu por volta de 1736, quando o cientista e explorador francês Charles Marie de la Condamine levou à Europa as primeiras amostras de uma nova substância extraída da seringueira.

Assim como muitas outras substâncias, a borracha também passa por alguns processos, que varia de acordo com onde ela será usada. A vulcanização é um desses processos, mas você sabe exatamente o que? Bom, é o que descobriremos agora mesmo.

voce sabe o que e vulcanizacao tricurioso 2

O que é Vulcanização?

O processo de vulcanização de borracha ou plástico envolve o tratamento com enxofre e calor, tornando-o mais durável e resistente ao desgaste e à raspagem. Em 1839, Charles Goodyear inventou a técnica para melhorar a resiliência dos produtos de borracha.

Esse processo pode ser feito de duas maneiras: com banho de vapor ou autoclave. Em um banho de vapor, a borracha é colocada em um recipiente selado e saturada com vapor por várias horas. Uma autoclave usa alta pressão e temperatura para produzir o mesmo efeito.

Ambos os métodos aquecem a borracha a cerca de 200º C , o que faz com que o enxofre reaja com as cadeias de polímero na borracha ou no plástico e crie longas cadeias de moléculas. Essas novas moléculas são mais resistentes ao desgaste do que as originais, por isso são usadas em pneus e outros produtos que precisam de maior durabilidade.

Você Sabe o Que é Vulcanização?

Como Surgiu a Vulcanização?

Como outras invenções, a vulcanização começou como um acidente feito pelo inventor Charles Goodyear. Goodyear estava procurando uma maneira de tornar a borracha mais durável e um dia ele acidentalmente deixou cair um pouco de borracha no enxofre, logo ele percebeu que a borracha estava mais dura e resistente do que nunca.

Goodyear chamou esse processo de vulcanização, em homenagem a Vulcano, o deus romano do fogo. Ele começou uma empresa para fabricar produtos de borracha vulcanizada, e seus produtos logo se tornaram populares em todo o mundo. Com toda certeza você já ouviu falar sobre a Goodyear.

Goodyear adquiriu uma patente em 1844 por seu trabalho em vulcanização, mas nunca ganhou dinheiro com isso. Na verdade, ele passou o resto de sua vida endividado e morreu sem um tostão no bolso. No entanto, sua invenção tem sido usada desde então para fazer produtos que duram mais e têm melhor desempenho.

voce sabe o que e vulcanizacao tricurioso 4

Produtos Vulcanizados

O processo de vulcanização abriu portas para diferentes indústrias, criando produtos mundialmente famosos. Algumas dessas indústrias incluem:

  • Pneus Goodyear A Goodyear fabrica pneus desde 1900 e atualmente é um fabricante líder no setor. Seus pneus são fabricados com tecnologia de ponta e utilizam os mais recentes métodos de vulcanização para garantir qualidade e durabilidade. Além disso, o interior desses produtos tem um padrão de piso aprimorado que melhora a tração em condições molhadas e evita derrapagens em estradas secas, tornando-os mais seguros para a condução.
  • Tênis Converse – A Converse foi fundada em 1908 por Marquis Mills Converse e logo se tornou popular por seus sapatos com sola de borracha. Os tênis da empresa agora são feitos com um processo de vulcanização chamado “processo de cura por calor”. Este método usa calor e pressão para curar completamente a borracha, o que a torna mais resistente e durável. Também evita que a borracha rache ou se torne quebradiça ao longo do tempo.
Você Sabe o Que é Vulcanização?

O Futuro da Vulcanização

Apesar de ter mais de 170 anos, o processo de vulcanização continua forte. Na verdade, pode até ser mais popular agora do que nunca. Isso se deve à crescente demanda por produtos de borracha duráveis ​​que possam resistir ao teste do tempo.

À medida que a tecnologia continua a evoluir, o mesmo acontece com o processo de vulcanização. Estão sendo criados novos métodos que tornam os produtos mais fortes e duráveis ​​do que nunca, tornando-os perfeitos para o consumidor moderno.

Leia Também: Você sabe como surgiram os preservativos Masculinos?

Embora possamos não ver muitas mudanças na forma como a vulcanização funciona tão cedo, continuará sendo um processo importante que nos permite criar produtos de borracha de alta qualidade. A borracha vulcanizada é usada em muitas indústrias em todo o mundo, incluindo as indústrias automotiva, aeroespacial e de construção. É um processo que veio para ficar, e podemos esperar ver produtos mais inovadores feitos com ele no futuro.

Você já conhecia o processo de vulcanização? Comenta aqui embaixo e não esquece de compartilhar esse post!