O Campeonato Mineiro está quase chegando ao final e tem marcado para este domingo o clássico entre Cruzeiro e América (MG), no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.
Nas odds de momento na casa bet365 a Raposa tem o favoritismo para ficar com os três pontos. A vitória do Cruzeiro está pagando 1.85 neste bookmaker internacional, enquanto a cotação do América está em 4.20. Na operadora, que tem sede mundial na Inglaterra, o empate está sendo cotado a 3;30
O jogo começará às 16 horas e as equipes lideraram seus respectivos grupos e confirmaram a classificação para a próxima fase da competição estadual de Minas Gerais, uma das mais importantes do Brasil. Por isso, o clássico deste final de semana será o primeiro entre os dois times em uma das semifinais do Mineiro-25.
O Cruzeiro não conquista o título mineiro desde 2019 e tem assistido ao maior rival, o Atlético Mineiro, levantar todos os troféus desde então. Por isso, o grande objetivo da Raposa para 2025 com certeza é evitar o hexacampeonato do Galo. Com esse objetivo, o clube da camisa azul se reforçou bastante para a temporada, com contratações como Gabigol, Dudu e Bolasie, por exemplo, que até agora não renderam o esperado.
O América está ainda há mais tempo sem ser campeão, pois conquistou a taça pela última vez em 2016, portanto há quase uma década. O Coelho também não venceu seus três últimos compromissos pela fase de grupos.
O clássico deste domingo, apesar das cotações favoráveis ao Cruzeiro nas casas de apostas como a Βετ365, envolve dois times que vivem momentos bem parecidos na temporada de 2025. Como ainda haverá a partida de volta, provavelmente no Estádio Independência, do América, a chegada do Coelho à grande final do Campeonato Mineiro não é uma hipótese tão difícil de se tornar realidade.
Ao longo da história cruzeirenses e americanos já se enfrentaram 383 vezes, com 159 triunfos da Raposa azul, 110 do Coelho verde e 114 empates. Na última partida, realizada no dia 6 de fevereiro deste ano, as equipes empataram em 1 x 1 no Estádio Independência, com Fabinho abrindo o placar para o América logo aos três minutos da etapa inicial, e Bolasie, atleta contratado recentemente, empatando para o Cruzeiro aos 43 minutos do segundo tempo.
Na verdade, o Cruzeiro não vence o rival deste domingo em estaduais desde o mês de abril 2019, com oito vitórias para o América e dois empates neste período, um incômodo jejum que a Raposa precisa quebrar se quiser chegar a mais uma decisão de Campeonato Mineiro. Na ocasião o time azul-celeste goleou por 3 x 0 no Mineirão, com gols de Léo, Fred e Rafinha.
A outra semifinal do Campeonato Mineiro deste ano está ocorrendo entre o Atlético e a Tombense e há grande possibilidade de o Galo se garantir na decisão e, talvez, conquistar o hexacampeonato estadual, algo que Cruzeiro e América, obviamente, farão de tudo para evitar.