Categorias: Notícias

Por que comer se tornou um hábito tão prazeroso? A ciência explica!

Comeeeeeer! Sim, comer com certeza é um dos maiores prazeres da vida… Mas por que amamos tanto fazer isso?

Você sabia que nossos hábitos alimentares tem causado mudanças na evolução corpórea do ser humano? Segundo Darren Curnoe, biólogo evolucionista da Unviersidade de New Wouth Wales, cozinhar se tornou algo enraizado em nosso cotidiano, somos a única espécie que cultiva e cozinha os alimentos.

E não é de hoje não, cozinhar sempre fez parte de nosso instinto. Muito antes de criarmos a agricultura, segundo registros, já cozinhávamos carnes e vegetais antes de comer. Cozinhar salvou a vida de muitos, já que os diversos tipos de alimentos ficavam livres de bactérias e parasitas, fora que facilitava a digestão e até a mastigação. Ainda segundo Curnoe, muitos vegetais acabam tendo pouca utilidade nutricional se não forem cozidos.

E quanto as mudanças corporais, quais são elas? Bem, com esse tipo de alimentação, desenvolvemos evolutivamente mandibulas menores e cérebros maiores, o intestino delgado aumentou e o intestino grosso diminuiu. Tudo isso porque alimentos ricos em amido, como a batata por exemplo, nos permitem comer muito menos quando cozidos, já que são muito melhor digeridos. Comendo menos, não precisávamos de mandíbulas tão grandes e fortes, o que permitiu o crescimento do cérebro, e graças as mudanças digestivas, nossos órgãos processadores do alimento precisaram se adaptar.

Outro fato interessante é que, com o passar dos anos, a refeição se tornou um hábito social. As cidades cresciam a partir da agricultura, então dentro dos grandes centros algumas pessoas começavam a se especializar em certas áreas da alimentação. Assim, surgiam os primeiros padeiros e cozinheiros. A agricultura também possibilitou o crescimento do mercado e da economia, começando a Era das Trocas. No inicio das sociedades, haviam grandes reuniões onde as pessoas levavam suas especialidades ou o que estavam cultivando, pois assim todos poderiam comer um pouco de tudo, ao invés de se alimentar apenas do tomate que plantou.

Hoje as famílias se unem para cozinhar e fazer suas principais refeiçoes juntas, dando força aos laços e tornando esses momentos essenciais para a união das pessoas. Comer se tornou uma atividade prazerosa, os tipos de alimentos se diversificaram muito. Dominamos o uso dos temperos, aprendemos a fazer doces e salgados, e decidimos ao longo dos anos que comer não é apenas uma atividade de sobrevivência, e sim um hábito que serve para divertir, dar prazer, unir pessoas, dentre tantas outras funções.

A alimentação é o centro das nossas celebrações e a usamos para socializar. Nossa espécie, mais do que qualquer outra, transformou a comida em algo especial – diz Curnoe.

E você, o que mais gosta de comer? Comente!

Leave a Comment

Matérias Recentes

Salto das Sete Quedas, rio Irharhar e outros 5 lugares do mundo que deixaram de existir

Salto das Sete Quedas, Brasil/Paraguai: Também conhecida como Sete Quedas, era uma série de cachoeiras…

18 horas atrás

10 estrelas clássicas de Hollywood que passaram por procedimentos estéticos

Como é comum na indústria do entretenimento, muitas estrelas de Hollywood passaram por procedimentos estéticos…

2 dias atrás

“Vim, vi, venci”: a verdade por trás da famosa frase de Júlio César

A frase "Vim, vi, venci" é uma versão em latim da famosa declaração atribuída a…

3 dias atrás

5 curiosidades marcantes da história do Oscar

1. **Primeira Cerimônia**: A primeira cerimônia do Oscar foi realizada em 16 de maio de…

4 dias atrás

Conheça Rope Daddy, o buldogue francês avaliado em 120 mil dólares

O buldogue francês de alto valor. Parece que a sua raridade e características genéticas únicas,…

5 dias atrás

Eventos dos eSports ganham atenção de apostadores e espaço nas casas de apostas

Os eSports alcançaram níveis altos de popularidade no Brasil. Hoje, os brasileiros significam uma porcentagem…

5 dias atrás