Comeeeeeer! Sim, comer com certeza é um dos maiores prazeres da vida… Mas por que amamos tanto fazer isso?

Você sabia que nossos hábitos alimentares tem causado mudanças na evolução corpórea do ser humano? Segundo Darren Curnoe, biólogo evolucionista da Unviersidade de New Wouth Wales, cozinhar se tornou algo enraizado em nosso cotidiano, somos a única espécie que cultiva e cozinha os alimentos.

comer-habito-ser-humano-evolução-tricurioso

E não é de hoje não, cozinhar sempre fez parte de nosso instinto. Muito antes de criarmos a agricultura, segundo registros, já cozinhávamos carnes e vegetais antes de comer. Cozinhar salvou a vida de muitos, já que os diversos tipos de alimentos ficavam livres de bactérias e parasitas, fora que facilitava a digestão e até a mastigação. Ainda segundo Curnoe, muitos vegetais acabam tendo pouca utilidade nutricional se não forem cozidos.

comer habito ser humano evolução tricurioso 1

E quanto as mudanças corporais, quais são elas? Bem, com esse tipo de alimentação, desenvolvemos evolutivamente mandibulas menores e cérebros maiores, o intestino delgado aumentou e o intestino grosso diminuiu. Tudo isso porque alimentos ricos em amido, como a batata por exemplo, nos permitem comer muito menos quando cozidos, já que são muito melhor digeridos. Comendo menos, não precisávamos de mandíbulas tão grandes e fortes, o que permitiu o crescimento do cérebro, e graças as mudanças digestivas, nossos órgãos processadores do alimento precisaram se adaptar.

comer-habito-ser-humano-evolução-tricurioso-2

Outro fato interessante é que, com o passar dos anos, a refeição se tornou um hábito social. As cidades cresciam a partir da agricultura, então dentro dos grandes centros algumas pessoas começavam a se especializar em certas áreas da alimentação. Assim, surgiam os primeiros padeiros e cozinheiros. A agricultura também possibilitou o crescimento do mercado e da economia, começando a Era das Trocas. No inicio das sociedades, haviam grandes reuniões onde as pessoas levavam suas especialidades ou o que estavam cultivando, pois assim todos poderiam comer um pouco de tudo, ao invés de se alimentar apenas do tomate que plantou.

comer-habito-ser-humano-evolução-tricurioso-4

Hoje as famílias se unem para cozinhar e fazer suas principais refeiçoes juntas, dando força aos laços e tornando esses momentos essenciais para a união das pessoas. Comer se tornou uma atividade prazerosa, os tipos de alimentos se diversificaram muito. Dominamos o uso dos temperos, aprendemos a fazer doces e salgados, e decidimos ao longo dos anos que comer não é apenas uma atividade de sobrevivência, e sim um hábito que serve para divertir, dar prazer, unir pessoas, dentre tantas outras funções.

A alimentação é o centro das nossas celebrações e a usamos para socializar. Nossa espécie, mais do que qualquer outra, transformou a comida em algo especial – diz Curnoe.

comer-habito-ser-humano-evolução-tricurioso-6

E você, o que mais gosta de comer? Comente!