Tecnologia

Summit, o supercomputador mais rápido do mundo é lançado nos EUA

Deixa eu te fazer uma pergunta… Você acha o seu computador rápido? Sim? E se eu te falar que lá nos Estados Unidos foi lançado o computador mais rápido de todo o mundo, você acreditaria? Pois pode acreditar, porque é verdade, meus amigos.

O departamento de Energia do governo dos Estados Unidos acabou lançando nesta última sexta (8), o Summit, também conhecido como OLCF-4, que se trata do supercomputador cientifico mais veloz do mundo, feito pela IBM em parceria com Nvidia.

Este novo computador, chamado de Summit é capaz de realizar 200 quatrilhões de cálculos por segundo (200 petaflops), graças aos seus 4.608 servidores de computação, tendo cada um dois chips IBM Power9 de 22 núcleos e seis GPUs Nvidia Tesla V100, além de tudo isso, o supercomputador possui mais de 10 petabytes de memória.

Este mais novo computador irá ficar no Laboratório Nacional de Oak Ridge, conhecido por ser um instituto de pesquisa no estado do Tennessee financiado pelo governo norte-americano. O aparelho será usado para rodar aplicações de inteligência artificial e também análise de dados. Vale lembrar que além da Nvidia, a  RedHat e InfiniBand também ajudaram a IMB na produção deste supercomputador.

Quando o ranking de supercomputadores da TOP500 for lançado em novembro deste ano, será a primeira vez desde 2012 que um computador feito pelos americanos assume o topo. Atualmente quem fica na primeira colocação é o Sunway TaihuLight, do Centro de Supercomputação Nacional em Wuxi, na China e que possui 125 petaflops de potência máxima… 75 a menos que o Summit.

Mas não para por aí, a IBM diz que ainda esse ano outro supercomputador será lançado e promete que sua capacidade máxima será de 125 petaflops. O que achou? Comente logo abaixo 😀

Leave a Comment

Matérias Recentes

10 comidas de rua japonesas que vão te deixar com água na boca

A culinária de rua japonesa é rica em sabores e variedades. Aqui estão 10 deliciosas…

7 horas atrás

Por que os humanos quase não comem mais cérebros de animais?

Existem várias razões pelas quais o consumo de cérebros de animais diminuiu significativamente em muitas…

1 dia atrás

As 7 tradições de casamento mais estranhas da história

Ao longo da história, várias culturas ao redor do mundo têm praticado tradições de casamento…

2 dias atrás

Malcolm X: a vida do homem que moldou os movimentos pelo poder Negro

Malcolm X foi um dos mais influentes líderes do movimento pelos direitos civis nos Estados…

3 dias atrás

Quais são as cores da Páscoa e o que elas significam?

As cores tradicionais da Páscoa são o branco, o roxo, o verde e o dourado,…

4 dias atrás

A origem surpreendente de 6 formatos famosos de macarrão

Os formatos de macarrão têm uma história fascinante e diversificada, com muitos deles tendo origens…

5 dias atrás