Deixa eu te fazer uma pergunta… Você acha o seu computador rápido? Sim? E se eu te falar que lá nos Estados Unidos foi lançado o computador mais rápido de todo o mundo, você acreditaria? Pois pode acreditar, porque é verdade, meus amigos.

O departamento de Energia do governo dos Estados Unidos acabou lançando nesta última sexta (8), o Summit, também conhecido como OLCF-4, que se trata do supercomputador cientifico mais veloz do mundo, feito pela IBM em parceria com Nvidia.

Este novo computador, chamado de Summit é capaz de realizar 200 quatrilhões de cálculos por segundo (200 petaflops), graças aos seus 4.608 servidores de computação, tendo cada um dois chips IBM Power9 de 22 núcleos e seis GPUs Nvidia Tesla V100, além de tudo isso, o supercomputador possui mais de 10 petabytes de memória.

supercomputador-mais-rapido-do-mundo-e-lançado

Este mais novo computador irá ficar no Laboratório Nacional de Oak Ridge, conhecido por ser um instituto de pesquisa no estado do Tennessee financiado pelo governo norte-americano. O aparelho será usado para rodar aplicações de inteligência artificial e também análise de dados. Vale lembrar que além da Nvidia, a  RedHat e InfiniBand também ajudaram a IMB na produção deste supercomputador.

Quando o ranking de supercomputadores da TOP500 for lançado em novembro deste ano, será a primeira vez desde 2012 que um computador feito pelos americanos assume o topo. Atualmente quem fica na primeira colocação é o Sunway TaihuLight, do Centro de Supercomputação Nacional em Wuxi, na China e que possui 125 petaflops de potência máxima… 75 a menos que o Summit.

supercomputador-mais-rapido-do-mundo-e-lançado

Mas não para por aí, a IBM diz que ainda esse ano outro supercomputador será lançado e promete que sua capacidade máxima será de 125 petaflops. O que achou? Comente logo abaixo 😀