Curiosidades

Conheça o Laserdisc: A mídia óptica esquecida

Se você, assim como eu, nasceu de 2000 em diante, deve ter se deparado com o clássico DVD. Pois é, o DVD era a principal forma de se consumir mídias por muito tempo, sendo até hoje a principal forma de se assistir filmes ou séries para lugares sem acesso ao Blu-Ray e mídia por streaming, por exemplo. O DVD assim como o VHS, como o CD, como a fita K-7, como o vinil, serão lembrados para sempre.

Mas o patinho feio das mídias em geral é o pobre Laserdisc. Talvez você saiba o que é, ou até já tenha visto um, mas o Laserdisc é quase que um submundo das mídias ópticas. Mas hoje, o TriCurioso irá te contar um pouco mais sobre essa não tão conhecida mídia!

A Laserdisc chegou ao público no ano de 1978 com o intuito de fazer o que os famosos vinis (popularmente conhecidos como LPs) faziam, mas no ramo de audiovisual, tanto que o tamanho do Laserdisc é equivalente ao tamanho de um vinil. A ideia dele era basicamente essa, sendo oficialmente a primeira mídia óptica que armazenava vídeo e áudio.

Aqui no Brasil (e na Europa também), não havia uma distribuição oficial do Laserdisc, fazendo dele uma peça focada à amantes de tecnologia de vídeo e com uma condição financeira razoável, pois o “hobby do Laserdisc” não era barato. Muito se diz sobre a superioridade do Laserdisc comparado ao VHS, que até virou uma sátira na animação Apenas Um Show, mas o Laserdisc se prova extremamente superior. Ele possui 420p de resolução, comparado aos simples 240p do VHS. Ele possui opção de até 4 áudios, o famoso multi-áudio (Por exemplo, você poder ver um filme no idioma original ou dublado), sem contar a vida útil do Laserdisc, que possui cerca de 50 anos.

Já comparado ao DVD, a superioridade do Laserdisc é extremamente controversa. Em aspecto técnico, sim, ele é superior, mas a sua imagem é analógica (ou seja, utiliza cabo RF), dando a impressão que a superioridade do Laserdisc seja transformada até em inferioridade. Isso até hoje gera uma grande discussão, mas um consenso sobre o assunto não foi alcançado.

Hoje, o Laserdisc é lembrado como o pioneiro em relação ao consumo de audiovisual por mídia óptica, então se você gosta do seu Blu-Ray ou DVD, agradeça ao Laserdisc!

Mas e você? Conhecia o Laserdisc? Já viu ele? Comente!

Leave a Comment
Compartilhar
Escrito por
Fábio Carneiro

Matérias Recentes

Tarenorerer: a feroz rebelde que lutou contra colonizadores na Tasmânia

Tarenorerer foi uma figura histórica da Tasmânia que ganhou destaque como uma rebelde feroz que…

15 horas atrás

Guia Completo de Rastreamento de Encomendas: Correios, AliExpress e Shopee

Neste guia, exploraremos em profundidade os sistemas de rastreamento de encomendas dos Correios (Brasil), AliExpress…

18 horas atrás

Salto das Sete Quedas, rio Irharhar e outros 5 lugares do mundo que deixaram de existir

Salto das Sete Quedas, Brasil/Paraguai: Também conhecida como Sete Quedas, era uma série de cachoeiras…

2 dias atrás

10 estrelas clássicas de Hollywood que passaram por procedimentos estéticos

Como é comum na indústria do entretenimento, muitas estrelas de Hollywood passaram por procedimentos estéticos…

3 dias atrás

“Vim, vi, venci”: a verdade por trás da famosa frase de Júlio César

A frase "Vim, vi, venci" é uma versão em latim da famosa declaração atribuída a…

4 dias atrás

5 curiosidades marcantes da história do Oscar

1. **Primeira Cerimônia**: A primeira cerimônia do Oscar foi realizada em 16 de maio de…

5 dias atrás