Se você, assim como eu, nasceu de 2000 em diante, deve ter se deparado com o clássico DVD. Pois é, o DVD era a principal forma de se consumir mídias por muito tempo, sendo até hoje a principal forma de se assistir filmes ou séries para lugares sem acesso ao Blu-Ray e mídia por streaming, por exemplo. O DVD assim como o VHS, como o CD, como a fita K-7, como o vinil, serão lembrados para sempre.

Mas o patinho feio das mídias em geral é o pobre Laserdisc. Talvez você saiba o que é, ou até já tenha visto um, mas o Laserdisc é quase que um submundo das mídias ópticas. Mas hoje, o TriCurioso irá te contar um pouco mais sobre essa não tão conhecida mídia!

Laserdisc

A Laserdisc chegou ao público no ano de 1978 com o intuito de fazer o que os famosos vinis (popularmente conhecidos como LPs) faziam, mas no ramo de audiovisual, tanto que o tamanho do Laserdisc é equivalente ao tamanho de um vinil. A ideia dele era basicamente essa, sendo oficialmente a primeira mídia óptica que armazenava vídeo e áudio.

Aqui no Brasil (e na Europa também), não havia uma distribuição oficial do Laserdisc, fazendo dele uma peça focada à amantes de tecnologia de vídeo e com uma condição financeira razoável, pois o “hobby do Laserdisc” não era barato. Muito se diz sobre a superioridade do Laserdisc comparado ao VHS, que até virou uma sátira na animação Apenas Um Show, mas o Laserdisc se prova extremamente superior. Ele possui 420p de resolução, comparado aos simples 240p do VHS. Ele possui opção de até 4 áudios, o famoso multi-áudio (Por exemplo, você poder ver um filme no idioma original ou dublado), sem contar a vida útil do Laserdisc, que possui cerca de 50 anos.

VHS vs Laserdisc

Já comparado ao DVD, a superioridade do Laserdisc é extremamente controversa. Em aspecto técnico, sim, ele é superior, mas a sua imagem é analógica (ou seja, utiliza cabo RF), dando a impressão que a superioridade do Laserdisc seja transformada até em inferioridade. Isso até hoje gera uma grande discussão, mas um consenso sobre o assunto não foi alcançado.

Hoje, o Laserdisc é lembrado como o pioneiro em relação ao consumo de audiovisual por mídia óptica, então se você gosta do seu Blu-Ray ou DVD, agradeça ao Laserdisc!

Mas e você? Conhecia o Laserdisc? Já viu ele? Comente!